Campinas, maio 2001.


A infra-estrutura do Centro de Computação

O parque computacional instalado no Centro de Computação (CCUEC) inclui, no momento, 29 servidores interligados em uma rede corporativa (Corpnet), que por sua vez está ligada à UniNet. A Corpnet é a rede que contém as máquinas de uso geral da universidade. Nelas estão instalados os sistemas de informação de uso comunitário, como os da Diretoria Acadêmica (DAC), da Diretoria Geral da Administração (DGA) e o Sistema de Informação de Pesquisa e Extensão (Sipex).

A maior parte desses sistemas ficava numa máquina única, o mainframe IBM9021. A partir da sua desativação por questões técnicas e econômicas, em junho de 1999, os sistemas foram migrados (downsized) para máquinas que utilizam tecnologias abertas, permitindo uma maior escalabilidade e independência de fornecedores.

A adequação deste ambiente ainda está em andamento, com a revisão de algumas aplicações críticas e, sobretudo, com a separação dos principais serviços, como o gerenciamento de banco de dados, em máquinas dedicadas, e atualização de porte de máquinas para as aplicações on-line e para o sistema de impressão. A estimativa preliminar é de que este trabalho esteja concluído até o final do ano.

Seguindo a tendência tecnológica do mercado, a estratégia também será empregada no ambiente computacional científico sob a administração do Centro de Computação. Neste ambiente estão disponíveis os serviços de repositório de programas (FTP anonymous), correio eletrônico, acesso residencial, Web, listas de discussão e diversos compiladores, entre outros.

Hoje, praticamente uma só máquina, a Obelix, dá suporte a todos os serviços no ambiente científico. Com a distribuição em diversas máquinas menores, será possível diminuir custos de manutenção de hardware e aumentar o desempenho de forma geral. O Centro de Computação está avaliando a adição de uma rede para o ambiente científico, onde as máquinas com tais serviços estariam interligadas. Há preocupação especial em relação à segurança dessas máquinas. O parque computacional deverá abranger 34 delas até o final de 2001.