Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 278 - 28 de fevereiro a 6 de março de 2005
Leia nessa edição
Capa
Cartas
TV Digital
Concentração de mercúrio
Aprendendo a aprender
Calourada 2005
Alunos de escola pública
Dois veteranos, muitas histórias
Detectando o imperceptível
Painel da semana
Teses da semana
Diagnóstico ambiental
Pigmentos naturais
Aquecimento global
 

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Confira os serviços oferecidos ao estudante

Calourada 2005




ATIVIDADES CULTURAIS

Apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp
01.03.2005 – 12:30 – Pátio do Ciclo Básico II

Espaço cultural Casa do Lago
Programação especial dedicada ao Dia internacional da Mulher.

Sala de Cinema
De segunda à sexta feira, três sessões:
14:00, 16:30 e 19:00 horas

de 28 de fevereiro a 04 de março -
Ciclo Personagens
Filmes: Pagu, A hora da Estrela, Inocência, Dona Flor e seus dois Maridos, Gabriela.

de 7 a 11 de março - Ciclo Atriz
programação Sala de cinema
Pixote, Central do Brasil, Eu sei que vou te amar,
Eu tu eles, Navalha na Carne.


Dia 8 de março - Exposição: “MULHER”
Geraldo Porto
Abertura 18:00 horas


Dias 08 e 09 de março
ESPETÁCULO DE DANÇA “ O ARMÁRIO “

Semana de 14 a 18 de março - Ciclo Diretoras
Gaijin, Carlota Joaquina, Cazuza, Narradores de Javé, Benjamin.

Dia 15 de março - 20:00 horas
Suco de Tomate Frio
Espetáculo Solo

Dia 17 de março
20:00 horas
CONCERTO DE MÚSICA BARROCA
Daniel Ivo

Semana de 21 a 24 de março
Programação Cinema
Ciclo da Paixão
Paixão de Cristo, A Ultima Tentação de Cristo e O Evangelho Segundo Mateus

Dia 23 de março
20:00 horas
Orquestra Clássica da Escola Profissional de Música de Espinho - Portugal
Programa: Música Portuguesa do século XX

Unidades da Unicamp

-“O caderno rosa de Hilda Hist” - Exposição CEDAE - 01/03 a 29/04/2005 – IEL.

-“Autores: Cecília Meireles, Jorge Luis Borges e Emille Benveniste - Exposição Biblioteca IEL.

-“Monteiro Lobato e D. Quixote: viajantes nos caminhos da leitura” - Aula Magna – Profª Marisa Lajolo - 22/03/2005 - 10:00 e 19:00 - Auditório do IEL.

“Desafios para a Física no século XXI” - Aula Inaugural – Março - IF.

-Visita a Campinas - 28/02/2005 - 14:00 às 18:00 - IB.

-Show de Calouros - 02/03/2005 - 14:00 às 18:00 – IB.

-Festa Integração - 02/03/2005 - a partir das 18:00 – IB.

-Atividades Culturais CAB - 03/03/2005 - a partir das 18:00 – IB.

-Cinema Casa do Lago - 01/03/2005 - 14:00 às 17:00 - Casa do Lago (promovido pelo IE).

-Cinema Casa do Lago - 03/03/2005 - 14:00 às 17:00 - Casa do Lago (promovido pelo IE).

-Música no Restaurante “Acústico” - 01/03/2005 - 12:00 – CESET.

-Jogos - 02/03/2005 - 14:00 – CESET.

-Seção de Curta Metragem - 02/03/2005 – 14:00 – CESET.

-Aula de Yoga - 02/03/2005 – 15:00 – CESET.

-Conservatória/Teatro - 02/03/2005 – 19:00 –

CESET.

-Música no Restaurante “Acústico” - 04/03/2005 – 12:00 – CESET

-Peça teatral ou Coral - 03/03/2005 – 15:00 –

CESET.

-Truques de Mágica - 03/03/2005 – 19:00 –

CESET

-Palestra Li Li Min - 01/03/2005 – período da manhã - FCM – Fonoaudiologia

-“Um ambiente novo na vida de seu filho” - Palestra aos pais - 15/02/2005 – 10:00 - FEAGRI

-“Introdução à Engenharia Agrícola” - Aula Inaugural - 28/02/2005 - 8:30 às 12:00 – FEAGRI

-Palestra “Conviva com a Diferença” - 28/02/2005 – 14:00 – FEAGRI.

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO USUÁRIO
NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP – SBU


Período: 07 a 18 de Março (segunda e terceira semana de março)

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp, (SBU), composto por 22 bibliotecas, em atendimento a sua missão “prover o acesso e a recuperação da informação, subsidiando o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para a educação universitária e formação profissional do indivíduo, para que o conhecimento adquirido seja aplicado no desenvolvimento da sociedade” parabeniza os calouros e realiza para sua recepção atividades que possibilitem uma melhor integração dos alunos com os serviços oferecidos pelas bibliotecas, conforme programação abaixo:

1) Divulgação da Sala e Portal Universia na BC, com acesso à Internet e outros produtos de serviços das Bibliotecas.

2) Preservação do acervo das bibliotecas, contando com uma programação específica para tal.

3) Participação no Trote Cidadania com programação a ser estipulada ao longo do ano.

4) Programa de capacitação de usuários no decorrer de 2005, com a programação disponível no site do SBU

A preocupação com a preservação dos acervos das bibliotecas traduz que a escola é o referencial para a construção de alunos conscientes do zelo e preservação do patrimônio público, para que seja utilizado por muitos anos e ainda por muitos alunos.

É preciso ressaltar ainda que não se pode desvincular a degradação do patrimônio público da formação de cidadania, pois é esta formação que possibilita ao aluno visualizar de um novo ângulo seu espaço vivido. O que por sua vez contribui modificando as suas atitudes e ações em relação à conservação e à preservação do patrimônio da universidade, proporcionando uma melhor interação entre a escala do individual-particular e do comunitário-coletivo social.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DO SBU

Biblioteca Central - 07 a 18 de março – 9:00 às 17:00 - 2 tendas localizadas em ambiente de grande circulação, visando à divulgação dos recursos oferecidos pelas bibliotecas do Sistema, focando o tema: “Educação e Conservação do Acervo das Bibliotecas” – “Livro Amigo”, através das Oficinas de Conservação -Divulgação do Portal Universia.

Biblioteca da BAE – Março - Participação nas aulas inaugurais nas Unidades que compõem a BAE: FEAGRI, FEC, FEEC, FEM E FEQ (aproximadamente 15’); Palestra na BAE para turmas de até 35 alunos das faculdades: apresentação do SBU e recursos informacionais da BAE (40’); Exposição na BAE durante o mês de março de equipamentos, objetos e cartazes das faculdades.

Biblioteca da FCM – Fevereiro e Março – 9:00 às 11:00 e 15:00 às 17:00 - Visita orientada (agendar no balcão de atendimento da Biblioteca).

Biblioteca do IEL - 8 de Março – 10:00 e 19:00 - Apresentação do website da Biblioteca, destacando a pesquisa na Base Acervus e recursos eletrônicos. Local: Sala de Sarau da Biblioteca.

Biblioteca do IFCH – Março – 9:00 –22:30, 10:00, 15:00, 21:30 - Exposição Octavio Ianni; Visitas monitoradas à Biblioteca.

Biblioteca do IFGW - 14/03 a 18/03 - 12:00 e 21:00 - Palestra e Visita Orientada.

Biblioteca do IMECC - 7 a 18/03 - 15 e 17/03 – Permanente das 12:00 às 14:00 - Exposição nas vitrines com livros deteriorados e restaurados do acervo geral e Coleção Mário Schenberg da BIMECC; Oficina de Conservação Preventiva.

Biblioteca da FOP - estará ministrando uma aula aos calouros no dia 02/03/2005 das 8:00 às 12:00, a seqüência da programação será:

- apresentação de um vídeo da Biblioteca;
- apresentação em PowerPoint dos principais pontos do regulamento da biblioteca;
- entrega do regulamento da biblioteca aos calouros;
- apresentar o cartão do leitor com código de barra e instruí-los quanto ao uso;
- apresentar a base ACERVUS e orientar quanto a realização de pesquisa de livros e teses;
- dividir em turmas e levá-los até a biblioteca para apresentação.

Nota: as demais Bibliotecas ainda estão elaborando a sua programação.

ATIVIDADES DO PROGRAMA “VIVA MAIS”

I) Palestra: “Informação sobre Substâncias Psicoativas: uma estratégia sobre redução de danos”, que será proferida pela Dra. Renata Cruz Soares de Azevedo ou pelo Dr. Elson da Silva Lima, nos dias abaixo, conforme solicitação das Unidades:

28/02/05 às 14:30 – FEAGRI
01/03/05 às 11:00 – FCM
04/03/05 às 10:30 – FEC
Data e horário a confirmar – FOP
II) 03/03/05 – os alunos da FCM estão organizando uma Feira de Saúde no Largo do Rosário em Campinas. O Programa Viva Mais estará participando com folder, que trata da questão da dependência de álcool e tabaco, além de informar os locais para tratamento existentes em Campinas. Os alunos participantes receberão um treinamento, ministrado pela Dra. Renata e pelo Dr. Elson, a fim de capacitá-los a melhor esclarecer os freqüentadores da feira.

III) Elaborado folder informativo sobre os aspectos gerais da dependência química, o qual foi disponibilizado para a pasta dos calouros, bem como para os alunos dos Colégios: COTUCA e COTIL.

As Unidades que ainda se interessarem pela Palestra poderão entrar em contato através do e-mail: bazzo@unicamp.br ou pelo ramal: 84704.

TROTES DE AÇÃO SOCIAL

TROTE DA CIDADANIA INTEGRADO 2005

Tema
3R’s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Quem Somos
Os Centros Acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Farmácia e Fonoaudiologia, os alunos do curso de Economia e as empresas juniores 3E - Estudos Eletro-Eletrônicos, PROJEC - Projetos Júnior em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, PROPEQ - Projeto e Pesquisa em Engenharia Química e MECATRON - Projetos e Consultoria Jr.

Histórico
O Trote da Cidadania iniciou na UNICAMP em 1998, com o intuito de aproximar os universitários com a comunidade de Campinas, desenvolver o conceito de cidadania e proporcionar ao estudante uma nova visão de seu papel social.

Entidades Atendidas
Cooperativa de Reciclagem de Barão Geraldo
Sociedade Pró-Menor
Centro Assistencial Vedruna

Resultados Obtidos em 2004
Aumento na qualidade do material reciclável que chega à Cooperativa e 20% de diminuição no índice de rejeito:

- quantidade de material reciclável recebida de Barão Geraldo: aumento de 1,2 para 2,5 ton/dia após o trote;

-Na Unicamp, a quantidade passou de 0,92 para 1,7 ton/dia;

-A cooperativa contratou seis novos cooperados;

-Houve três reportagens sobre o evento na Rede Globo e 13 na mídia impressa e internet.

Quando Ocorrerá
Dias 01, 02 e 03 de março (terça, quarta e quinta-feira) de 2005, das 8:00 às 17:00.

VISITA
Dia 07.03.2005 – período integral – IMECC - Visita ao Lar da Criança Feliz com doação de material escolar para as crianças.


BRINCADEIRAS

III GINCANA INTEGRADA DAS BIOLÓGICAS

No dia 1º de março de 2005 , das 14:00 às 17:30, acontecerá a III GINCANA INTEGRADA DAS BIOLÓGICAS em algumas áreas do Campus da UNICAMP em Campinas. O evento será composto de atividades lúdico-recreativas, visando a integração dos novos alunos de 2005 entre os diversos cursos da área de ciências biológicas: Biologia, Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Farmácia.

Para este ano, a organização espera cerca de 350 calouros. Os alunos ingressantes serão divididos aleatoriamente em equipes, que serão orientadas durante as atividades por monitores (veteranos) dos diversos cursos. A divisão das equipes não incitará a disputa entre os cursos, haja vista que as equipes serão compostas por ingressantes de todos os cursos da área de ciência biológicas. A atividade proposta será uma CAÇA AO TESOURO e as pistas que permitirão chegar ao fim da prova ficarão espalhadas ao longo do percurso. Em cada local da pista haverá monitores que entregarão à equipe que chegar uma prova a ser cumprida. Essa prova dará o direito de conhecer o próximo local a ser visitado.

As atividades realizadas não consistirão em jogos esportivos, e sim em brincadeiras com estafetas, provas de cumprimento de tarefas, sempre visando a integração entre veteranos e alunos ingressantes, para que o calouro conheça sua Universidade e colegas de uma forma divertida, acolhedora e solidária.

Importante ressaltar que todos os cursos concordaram em não utilizar instrumentos de batuque durante o evento, evitar e coibir gritos e cantos de difamação e provocação para com outro curso.

Para garantir a tranqüilidade do evento será necessária a presença de seguranças nos locais do evento. A organização contará com o apoio da prefeitura do Campus, proporcionando-nos a segurança necessária ao evento.

PROJETO “CONVIVA COM A DIFERENÇA”

Acesso, permanência e prosseguimento dos estudos em nível superior de alunos com deficiência - ambientes inclusivos de ensino e de aprendizagem

A tendência atual de uma configuração inclusiva dos ambientes sociais e escolares e a necessidade de adequação da Unicamp à legislação brasileira vigente, no atendimento aos alunos com deficiência, motivou a criação, em 1999, de uma sala de acesso à informação e um laboratório de apoio didático em um espaço da nossa Biblioteca Central, denominado Laboratório de Acessibilidade (LAB). Lá se desenvolvem atividades cujo enfoque é estimular a autonomia e a independência acadêmica dos usuários, a produção de material adaptado, além do desenvolvimento e aplicação de software destinado a usuários com deficiências física e sensorial.

Em parceria com o LAB está sendo desenvolvido na Unicamp um projeto de natureza interdisciplinar, com o apoio financeiro da CAPES/MEC/SEESP, integrando as áreas da educação, artes, computação, engenharias e outras. O objetivo é oferecer aos nossos alunos e professores, aos funcionários e demais pessoas que possam se beneficiar do projeto, atendimento educacional especializado. Temos de garantir a todos o direito de aprender e de ensinar em ambientes educacionais inclusivos.

No ensejo da recepção de novos alunos na Unicamp, divulgaremos, por meio de um pequeno manual, denominado “Conviva com as diferenças”, a ser entregue a todos os ingressantes, algumas sugestões relacionados ao modo de nos comportarmos com as pessoas com deficiência. Nossa intenção é desenvolver atitudes de reconhecimento e de valorização das diferenças, a partir de nosso relacionamento cotidiano no campus.

Uma segunda ação do projeto, que terá início em março/2005, tem como objetivo mapear o que é inacessível na Unicamp, com relação a aspectos arquitetônicos e atitudinais. Os ingressantes irão fotografar os problemas de acessibilidade de suas unidades e entrevistar pessoas sobre questões que implicam comportamentos de exclusão/inclusão, nas mesmas. Para esse fim contaremos com o apoio das Diretorias e Coordenadorias de Graduação das unidades acadêmicas desta Universidade.

PROJETO “FEIRA DE SAÚDE”


Realização: 03 de Março de 2005

Introdução
A fim de realmente criar uma boa relação do ingressante com a instituição, com os colegas e com a sociedade em geral, os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas organizam anualmente a “Calourada”. Nesse evento, os veteranos visam a uma apresentação da vida universitária ao calouro. Assim, o ingressante pode começar usufruir dessa nova fase desde os primeiros dias de atividades.

Um dos pontos altos da “Calourada” realizada pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp é a Feira de Saúde. Em 2005, tal evento contará com a participação conjunta dos cursos de Fonoaudiologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física e Biologia da Unicamp, e será realizado no Largo do Rosário, região movimentada da cidade de Campinas. Através de tal feira, visa-se realizar a boa relação do ingressante não só com seus colegas, mas também com a sociedade.

Estrutura
Constará de um circuito composto por 22 tendas, em formato de U, mais 2 tendas frontais e 5 tendas laterais. Cada tenda terá mesas (90) e cadeiras (360) para acomodar os supervisores, alunos e população em atendimento. Haverá ainda um palco destinado a apresentações culturais no decorrer da feira e um stand fechado que funcionará como depósito. Todos esses objetos serão locados e, para tanto, dependemos de financiamento.

Além disso, para identificação, organização e para o melhor transcorrer da Feira, os calouros e supervisores (500 no total) receberão uma camiseta com logo da Feira da Saúde. Essa camiseta será confeccionada pela Comissão de calourada, e também necessita de financiamento.

Atividades da Medicina na feira de Saúde 2005
A participação da Medicina consistirá em atividades práticas e campanhas informativas. Será montado um circuito com diversos testes, como aferição de pressão arterial, antropometria, glicosimetria, acuidade visual e dosagem sérica de colesterol, no qual os alunos revezarão. Os alunos realizarão anamnese dirigida (questionário de três tipos: um pediátrico e dois adultos) e os internos, sob supervisão de docentes, farão o diagnóstico e breve consulta.

Além da participação de alunos e docentes no circuito, haverá participação das Ligas de Cardiologia, Trauma, Geriatria e Epilepsia, as quais farão atividade de orientação sobre suas áreas.

Essas atividades têm por finalidade mostrar ao aluno a importância de sua futura profissão frente à sociedade e o impacto de suas atitudes, além de estimular a interdisciplinaridade na área de saúde e de prestar serviço à sociedade.

Atividades da Educação Física na Feira de Saúde 2005
A participação da Educação Física consistirá na aplicação de atividades práticas e informativas, sobre condicionamento físico e balanço nutricional. Os alunos orientarão a população e desenvolverão atividades físicas de baixo impacto (como alongamento simples), de modo a garantir a participação de pessoas com biotipos dos mais variados possíveis.

Essa participação tem por finalidade conscientizar os alunos sobre sua inserção na área da saúde, os impactos de suas atividades, as possibilidades de trabalho em conjunto com outras profissões, além de prestar serviço à sociedade.

Atividades da Biologia na Feira de Saúde 2005
A participação da Biologia consistirá em atividade expositiva e distribuição de folders sobre Plantas Medicinais, relação entre atividades físicas e a circulação no organismo, e trabalho de parasitologia em conjunto com a questão do lixo doméstico.

Tem por finalidade mostrar ao calouro sua importância frente à sociedade, os impactos de sua futura profissão na vida social, prestar serviço à população e estimular a interdisciplinaridade no desenvolvimento das atividades na área da saúde.

Atividades da Enfermagem na Feira de Saúde 2005
A participação da Enfermagem consistirá em realizar pesquisa, orientação e encaminhamento sobre Hipertensão Arterial e Anemia, localizando-se antes dos exames de aferição de pressão arterial (realizado pelos cursos de Medicina e Farmácia), e teste de anemia (realizado pelo curso da Farmácia). Os calouros de enfermagem não participarão dos exames práticos.

Tem por finalidade mostrar ao calouro sua importância frente à sociedade, os impactos de sua futura profissão na vida social, prestar serviço à população e estimular a interdisciplinaridade no desenvolvimento das atividades na área da saúde.

Atividades da Farmácia na Feira de Saúde 2005
A participação da Farmácia consistirá na realização do exame de anemia. Este exame consiste na análise da coluna de sangue atingida no capilar, para tal utiliza-se uma gota de sangue introduzida em um capilar de plástico ou polietileno, este capilar é vedado em uma de suas extremidades por uma massinha e colocado para centrifugar por alguns segundos. Em média é possível centrifugar de 6 a 14 capilares. Após a centrifugação mede-se a altura da coluna de líquido por uma régua fornecida pelo aparelho (padronizada pelo Ministério da Saúde), através desta análise é possível detectar se o paciente está anêmico ou não.

A Farmácia, durante a realização da Feira, fará campanhas educacionais através da distribuição de folders que abordarão os seguintes assuntos: papel do farmacêutico na Sociedade, esclarecendo sua importância e sua função na área de saúde, os perigos da automedicação e da interação medicamentosa. Estes folders (2500) já foram conseguidos com Conselho Regional de Farmácia. Estaremos participando do circuito normal da feira junto com os calouros de medicina e realizaremos em conjunto os exames de acuidade visual e glicosimetria.

Atividades da Fonoaudiologia na Feira de Saúde 2005
Docente da Fonoaudiologia Envolvido: Professora Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima

Objetivos
Um dos nossos objetivos, ao participar da Feira de Saúde, é permitir que os alunos ingressantes no curso de Fonoaudiologia tenham um primeiro contato com as áreas de atuação do fonoaudiólogo, principalmente na área de Audiologia. Nosso outro objetivo é proporcionar o contato entre os futuros profissionais e a população, levando em conta o fato de que lidar com seres humanos não é uma tarefa fácil, mas que essa interação é indispensável para o profissional da saúde. Além disso, visamos que, desde o princípio, os alunos vejam a importância do trabalho interdisciplinar (no caso, entre Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina).

Metodologia
Para que os nossos objetivos para a Feira de Saúde 2005 sejam alcançados, pretendemos realizar as seguintes atividades:
Disponibilizaremos cartazes explicativos, os quais abordarão temas de conscientização e prevenção ligados à Fonoaudiologia, tendo sempre um calouro e um veterano à disposição para esclarecer as dúvidas da população.
Os calouros também serão responsáveis em distribuir folders informativos (assunto dos folders: Triagem Neonatal e Áreas de Atuação do Fonoaudiólogo).
Quando o paciente chegar na parte do atendimento fonoaudiológico, os alunos realizarão uma anamnese (mais específica para a nossa área). Os processos posteriores a este ainda não estão firmemente decididos, pois estamos na dependência de outros, entretanto, o processo deve seguir da seguinte forma:
Realização de otoscopia para verificar se não há nenhum tipo de obstrução do meato acústico externo ou dano na membrana timpânica (feita, provavelmente, por residentes da Otorrinolaringologia, da Medicina). Finalmente, os calouros e veteranos – sob a supervisão da professora Maria Francisca Colella dos Santos –, farão Audiometria Tonal Liminar (cujo método de realização ainda está sendo estudado, para não tornar o exame muito demorado).

Também estamos estudando a possibilidade de fazer encaminhamento dos pacientes que apresentarem algum tipo de problema auditivo para o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (Cepre) ou para o Hospital de Clínicas da Unicamp (HC).

Resultados Esperados
Com a realização da IV Feira de Saúde, os resultados esperados mais importantes, para a Fonoaudiologia, são:

I) Informar as áreas de atuação dos nossos profissionais e disseminar a importância do tratamento fonoaudiológico (avaliação, prevenção, reabilitação);

II) Permitir que os novos alunos conheçam de perto a realidade do atendimento de um profissional da saúde e aprender a lidar com os pacientes;

III) Oferecer atendimento fonoaudiológico gratuito à população, com ênfase na área de Audiologia, para detectar possíveis problemas que possam ser resolvidos pelo fonoaudiólogo;

IV)Prevenir e conscientizar a população no que se refere aos assuntos fonoaudiológicos.

SER PROFESSOR, SER PROFESSORA: FORMAÇÃO EM DISCUSSÃO NA UNICAMP

A Subcomissão Permanente de Formação de Professores, vinculada à Comissão Central de Graduação é a instância da Unicamp que tem como finalidade prover a Universidade de subsídios no que diz respeito à Política de Formação de Professores.

Ao longo do último ano, a subcomissão tem se dedicado, num esforço conjunto de todas as unidades envolvidas na formação de professores, à reformulação curricular das licenciaturas. Reúne em sua página http://www.prg.unicamp.br/ccg/subformprofessores.html informações e documentos significativos provenientes desta e de outras universidades em torno deste desafio, que é nacional.
Por ocasião do ingresso de futuros/as professores/as na Unicamp, que realizarão cursos de Licenciatura, a Subcomissão propõe uma série de Encontros durante todo o primeiro semestre de 2005, dos quais participarão, conjuntamente, alunos e alunas dos 22 diferentes cursos de licenciatura, existentes hoje em nossa universidade. Nesses encontros entrarão em pauta, para discussão e reflexão, não só os diversos aspectos que configuram a profissão, como também os diferentes problemas e questões contemporâneas a ela pertinentes.

Agenda:
31/03 (19 às 22h) – Mesa Redonda “Um panorama das identidades profissionais (ser professor) e do campo de trabalho”

01/04 (9 às 12h) – Mesa Redonda “Um panorama das identidades profissionais (ser professor) e do campo de trabalho”.

Participantes: Professores e professoras que trabalham na educação básica, em associações profissionais, secretarias de educação e Universidade.

A partir de abril, uma vez por mês, em data a ser definida sempre na última semana:
Apresentação de produções culturais (filmes, escritos de literatura , programas de TV, outras produções artísticas) seguidas de comentários com especialistas que articulem a discussão da circulação de representações de professora e professor nos meios de comunicação.

Algumas Unidades estarão proferindo palestras, com objetivo de apresentar a estrutura curricular de seus cursos e oferecendo Aulas Magnas, as quais serão ministradas por professores convidados e alunos veteranos.

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A Subcomissão “Recepção de Calouros” é uma Subcomissão da Comissão Central de Graduação, cuja finalidade é preparar a recepção/integração dos alunos ingressantes nos cursos de graduação da Unicamp. É composta pelos seguintes integrantes

Coordenadores: Paulo César Montagner – FEF – Relator; Carmen Zink Bolognini – IEL; Hildete Prisco Pinheiro – IMECC; Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro – IA; Mara de Andrade Marinho Weill – FEAGRI e Milton Dias Júnior – FEM.

Convidados: Darcy Machado – SAE; Maria Teresa Egler Mantoan – FE; Sigisfredo Luís Brenelli – Assessor PRG e Valéria dos Santos Gouveia Martins – BC.
Secretária: Mônica Hallam Simões



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