Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Jornal A Semana da Unicamp de 03 de maio a 09 de maio Semana da Unicamp

3 de maio a 9 de maio de 1999 

Anote

O professor João Alexandre Ferreira da Rocha Pereira é o novo diretor do CPQBA da Unicamp. Engenheiro químico industrial, ele ocupou interinamente a direção do centro nos últimos seis meses.

Extensão busca novos caminhos
O pediatra Roberto Teixeira Mendes, novo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, considera estratégico o papel da Pró-reitoria que acaba de assumir.

Semana – Há pouco mais de um mês à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRE), qual é, na sua opinião, a importância desta área no âmbito da Universidade?

Roberto Teixeira Mendes – Trata-se de uma área estratégica que deve mostrar com nitidez à comunidade a outra face social da Universidade. Deve ser desenvolvida para que a sociedade saiba que o papel de uma instituição do porte da Unicamp não se limita ao ensino de graduação, à pesquisa realizada na pós-graduação ou à assistência médica oferecida pelo setor de saúde. Nossa meta é atuar com a mesma competência e profundidade alcançadas por esses setores. A Extensão é uma área que pode ser bastante explorada e desenvolvida com recursos próprios. Pelo interesse despertado em diferentes segmentos da sociedade, alguns projetos desenvolvidos na PRE permitem relativa autonomia financeira.

Semana – Nos últimos anos, a Escola de Extensão tem apresentado um crescimento significativo. Há algum plano específico para a Extecamp?

Teixeira – A Escola de Extensão é uma interface, uma nova modalidade de ensino que a Universidade tem a obrigação de oferecer para a sociedade. A função é transferir o conhecimento gerado e elevar a capacidade cultural de quem busca esse produto. O que se nota é que a demanda pela realização de cursos é muito maior que a capacidade de oferta. Para equacionar esse problema é necessário diminuir as instâncias que participam do processo, promover reuniões mais freqüentes e descentralizar as responsabilidades.

Semana – Há algum outro projeto específico para órgãos vinculados à PRE?

Teixeira – A idéia é fazer da Apeu e do Escritório de Ação Cultural um único órgão. A partir dessa união, e com o mesmo volume de recursos, pretendemos desenvolver uma atividade conjunta. Caberá a essa futura coordenaria elaborar e executar uma nova política cultural, bem como organizar a ocupação dos espaços culturais no campus.

Semana – Há algum outro projeto a médio ou a longo prazo?

Teixeira – Sim. Diante de uma nova política de recursos humanos que está para ser implantada na Unicamp, estamos estudando a criação da Agência de Formação Profissional. À agência caberá promover e organizar cursos, atividades e treinamentos para os funcionários da Universidade a partir das necessidades apontadas por eles para o bom desenvolvimento de suas atividades profissionais. Nessa dinâmica estaremos oferecendo cursos para o público interno e ao mesmo tempo abrindo vagas para servidores de outras instituições e órgãos públicos. Essas atividades serão gratuitas somente para o público interno. Dependendo do interesse externo, esses cursos, mesmo que demandem a contratação de professores de fora da Universidade, poderão ser realizados a custo zero para os cofres da Unicamp.

Semana – Diante da escassez de recursos, qual sua expectativa em relação ao desenvolvimento de outras atividades na pró-reitoria?

Teixeira – Considerando que algumas de nossas atividades podem ser realizadas a partir de recursos por elas geradas, creio que será possível dar novo norte para a Editora da Unicamp, que deve ser auto-suficiente para editar cada vez mais e com maior qualidade. Devemos dar novo rumo ao Centro de Comunicação através da criação da TV universitária e da incrementação das novas tecnologias de educação a distância. Pretendemos incentivar a realização de projetos de integração cultural e prestação de serviços. A alma da extensão da universidade pública é a solidariedade, é a transferência de conhecimento para as pessoas que não podem vir para a universidade na condição de alunos, mas que chegam aqui, eventualmente, até na condição de doentes. Para esse público temos a obrigação de oferecer algum tipo de serviço.


Seminário debate doenças infecciosas emergentes
O infectologista Luiz Jacintho da Silva, professor-adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), apresenta na próxima quinta-feira, dia 6, a palestra "Doenças infecciosas emergentes: uma abordagem multidisciplinar". O encontro, que integra a série de seminários promovida pela CGU, será realizado no auditório da Biblioteca Central (BC), às 15 horas. A participação no evento é aberta a toda a comunidade universitária.

O pesquisador faz uma contextualização a respeito dos antecedentes das doenças infecciosas na história da humanidade, seguida da evolução e do controle das doenças transmissíveis no século XX. Trata dos conceitos sobre doenças emergentes, que darão embasamento para o entendimento das infecções emergentes, reemergentes e persistentes na visão do Center for Diseases Control (Atlanta, EUA) e da literatura.

Em sua palestra, Luiz Jacintho enfoca também os determinantes da ocorrência, como a globalização e as infecções emergentes, as infecções emergentes de animais e plantas, a ecologia e as infecções emergentes, avançando para a situação atual das doenças no contexto mundial e no brasileiro, bem como alguns exemplos de doenças infecciosas emergentes. Luiz Jacintho conclui a palestra discutindo as perspectivas para um futuro próximo e as modernas alternativas do controle.

De acordo com o infectologista, as doenças emergentes referem-se a qualquer patologia que nos últimos 20 anos tenha surgido ou aumentado, a ponto de se transformar em um problema de saúde pública — real ou potencial. Essas doenças, embora conhecidas, muitas vezes ganham proporções, tornando-se de difícil controle. Dentre outras podem ser mencionadas doenças como tuberculose, infecção por hantavírus ou doença da "vaca louca".


AGENDA  

Segunda-feira 

Orquestra Sinfônica da Unicamp
A Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta-se nesta segunda-feira, dia 3, às 12h30, no auditório do Instituto de Artes (IA). O programa, organizado pelo Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic), pelo Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) e pelo Centro de Produções do IA, terá a Sinfonia n° 29 em lá maior, de Mozart, e concerto para violino e orquestra em ré maior, de Tchaikowski, com o solista Fábio Nascimento. A regência é de Mariana Farah. ? 289-1510 ou e-mail: ceprod@iar.unicamp.br

Extensão
A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC), inicia 22 cursos durante a semana. Entre as opções oferecidas estão "Fundamentos teórico-metodológicos em neurolingüística" (7/5 a 22/6), no Instituto de Estudos da Linguagem, "Desenvolvimento e meio ambiente" (7/5 a 5/6), na Faculdade de Engenharia Mecânica, e "Documentário cinematográfico" (4/5 a 29/6), no Instituto de Artes. Veja relação completa em http://www.unicamp.br/extecamp/. Tel 788-4647

Dedicatórias
A área de Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC) organiza durante os meses de abril e maio a exposição Dedicatórias. Trata-se de uma mostra de livros das Coleções Sérgio Buarque de Holanda, Alexandre Eulálio e Antônio Cândido. Os livros contêm dedicatórias de autores ilustres como Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa, entre outras. Pode ser vista de segunda a quinta-feira, das 9 às 21 horas, e sextas e sábados, das 9 às 17 horas. Tel 788-7001 ramal 28

Hilda Hilst
O Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulálio" (Cedae/Unicamp) promove até o dia 21 deste mês exposição com todo o acervo da escritora Hilda Hilst. A exposição se constitui de quatro livros publicados (Cartas de Um Sedutor, O Caderno Rosa de Lory Lamby, Presságio, e Sobre a tua grande face), três cadernos de manuscritos com anotações de leitura, rascunho de obras, cinco originais, o texto de "A morte do patriarca" (teatro), nove fotos de Hilda e seis desenhos originais de Millor Fernandes. A exposição está aberta à visitação pública das 8h30 às 17 horas, no andar térreo do Cedae.

Gravuras
A Galeria de Arte Unicamp, ligada ao Instituto de Artes (IA), apresenta até 10 de maio a exposição de gravuras da artista plástica Ana Alice Francisquetti. Pode ser visitada das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A galeria fica no térreo da Biblioteca Central. Tel 788-7453 ou galeria@iar.unicamp.br

Demografia
O professor Livi Bacci, da Universidade de Florença, ministra até o dia 13 de maio um módulo do curso Questões Demográficas Atuais. Inserido no programa de doutorado em Demografia oferecido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), em conjunto com o Núcleo de Estudos da População (Nepo), será realizado nos dias 4 (terça-feira), 6 (quinta-feira), 11 e 13 de maio, das 9 às 12 horas, no anfiteatro do IFCH. 788-5895

Terça-feira 

Profissional em Lazer
A Faculdade de Educação Física (FEF) organiza para os dias 4 e 5 (terça e quarta-feira) o seminário "Conhecimento/intervenção na formação em lazer". A abertura do evento será às 10 horas, com a palestra do professor Paul Jonson, da Escola de Estudos do Lazer e Turismo da Universidade Tecnológica da Austrália. O evento, que está dentro do programa do Dia de Avaliação da Graduação, será na sala da congregação. No dia 5, as atividades terão início às 9 horas. Tel 788-8594

Quarta-feira 

Artesanato
O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) organiza nos dias 5 (quinta-feira), na praça do Ciclo Básico, e 6 (sexta-feira), atrás do Restaurante 1, a Feira de Artesanato e Quitutes. Funciona das 9 às 16h30. Ramal 8347

Otimização
O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) promove no próximo dia 5 (quarta-feira), às 14 horas, na sala 121 do Departamento de Matemática Aplicada (DMA), a palestra A Clever SQP Implementation. Proferida pelo professor Francisco de Assis Gomes Netto, a aula faz parte dos Seminários de Otimização organizados pelo DMA no primeiro semestre. Esses seminários são dirigidos exclusivamente a pós-graduandos. Tel 788-5949

Colonialismo
No próximo dia 5 (quarta-feira), às 14 horas, na sala de projeção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), no prédio da pós-graduação, será realizado o seminário "Colonialismo e nações pós-coloniais: do terceiro império a Moçambique", ministrado pelo professor Omar Ribeiro Thomaz, do Cebrap/USP. A promoção é do Departamento de Antropologia e do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu). Tel 788-1601

Quinta-feira 

Enfermagem
A Orquestra Sinfônica de Campinas, regida pelo maestro Benito Juarez, apresenta-se no dia 6 (quinta-feira), às 12h30, no 4° andar do HC/Unicamp. O concerto faz parte da Semana de Enfermagem (de 12 a 20 deste mês), que neste ano vai debater, dentre outros temas, as perspectivas da enfermagem no próximo milênio e a qualidade de vida na enfermagem. As palestras e conferências serão realizadas no anfiteatro do 3° andar do hospital, a partir das 9 horas. A promoção é do Departamento de Enfermagem da FCM no HC. Ramal 7084

Valores
"Língua: normas e valores" é o tema da palestra que será apresentada pelo professor Luis Percival Leme de Britto, presidente da Associação de Leitura do Brasil, dia 6 (quinta-feira), às 14 horas, na sala da congregação da Faculdade de Educação (FE). O evento é promovido pelo Grupo Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE). Tel 788-5555

CGU
A série de seminários promovida pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) organiza no dia 6 (quinta-feira), às 15 horas, na Biblioteca Central (BC), a palestra "Doenças emergentes". Será ministrada pelo infectologista Luiz Jacintho da Silva, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Reforma Política
"Reforma política" é o tema da palestra que o professor Leôncio Martins Rodrigues, do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), vai ministrar no próximo dia 6 (quinta-feira), no auditório do IFCH, a partir das 17h30. A promoção é do Departamento de Ciência Política do IFCH. Tel 788-1601

Crianças
A disciplina Direito à Infância e Educação realiza no dia 6 (quinta-feira), às 19 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE), a mesa-redonda "Crianças pequenas e pedagogia: política e pesquisa". A mesa será composta pelos pesquisadores Magali dos Reis Fagundes, Anamaria Santana, Maria José Ávila e Patrícia Prado, do Grupo de Educação Infantil, que integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural. O evento é organizado pela professora Ana Lúcia Goulart de Faria, da FE. Tel 788-5557

Sexta-feira

Metodologia
O Grupo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação Física (PRAESA), da Faculdade de Educação (FE), em conjunto com o Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), promovem no dia 7 (sexta-feira), das 13h30 às 15h30, na sala da congregação da FE, o curso "Fundamentos da metodologia da pesquisa". O mesmo curso está programado para os dias 14, 21 e 28 de maio. Tel 788-5553

Linux
O Centro de Computação (CCUEC) estará oferecendo nos dias 8 e 15 de maio (dois sábados consecutivos) um curso de Linux. O curso será ministrado por Eduardo Maçan, da empresa Core Technologies, que coordena o esforço de tradução do Debian Linux para o português. O custo do curso é de R$ 500,00, que pode ser pago em duas parcelas. As inscrições podem ser realizadas a partir do formulário que se encontra em http://www. ccuec.unicamp.br/treinamentos/form_ins.htm.

OPORTUNIDADES 

Conflitos em Israel
A Organização dos Estados Americanos (OEA) recebe até o dia 10 de maio inscrições para bolsa de estudos para o curso "O papel dos meios de comunicações em áreas de conflito". Será realizado de 9 de agosto a 7 de setembro, em Israel. Informações na Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Tel 788-7076

Vídeo no México
Outra bolsa de estudo a ser oferecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) se refere à realização do curso "Análise de produção de vídeo para televisão educativa", marcado para 2 a 27 de agosto, no México. As inscrições se encerram no dia 24 de maio e podem ser feitas na Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Tel 788-7076

Arquitetura
O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) promove o Concurso Público Nacional de Arquitetura. Poderão se inscrever alunos que elaborarem anteprojetos para o projeto executivo visando à construção de um edifício patrimonial para o Confea. O prazo final para entrega dos trabalhos será 25 de maio. Informações através da http://www.com-fea.org.br.

Processos Industriais
O curso de especialização em Gestão de Processos Industriais (GPI) está com inscrições abertas até 30 de maio para as turmas de junho. Os interessados devem preencher formulário de inscrição e entregar juntamente com 1 foto 3x4 atual e colorida e cópias autenticadas do CIC, RG e Diploma do curso de graduação, na secretaria do GPI, no 3º andar da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Informações através do e-mail: gpiatend@fea.unicamp.br.

Prêmio "Senador Milton Campos"
A Fundação "Milton Campos" para Pesquisa e Estudos Políticos e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) estão patrocinando o prêmio "Senador Milton Campos". O tema para 1999 é "A representação política ao longo da história". Aos 12 candidatos selecionados serão concedidas bolsas de estudo no valor de R$ 400,00 mensais. O 1º colocado receberá R$ 10 mil, o 2º R$ 6 mil e o 3º R$ 4 mil. As inscrições, que vão até o dia 31 de maio, podem ser feitas na secretaria-executiva do Crub ou pelos correios SEUP/Norte, quadra 5116, conjunto D, Brasília-DF, CEP: 70770-545. Tels (061) 318-7323, 274-4621 ou http://www.crub.org.br

Engenheiros
A IBM está contratando engenheiros com formação em engenharia elétrica ou eletrônica para trabalhar em Campinas. É necessário conhecimentos básicos de hardware de microcomputadores e servidores, desejável experiência mínima de um ano em empresa do segmento de tecnologia de informação e inglês fluente. Os interessados deverão enviar currículo para Rua Tutóia nº 1.157 (9º andar), bairro Paraíso — São Paulo/SP, CEP: 04007-900, aos cuidados de Andréa Musicó ou pelo e-mail: andrearh@br.ibm.com, com a sigla ENG/99.

Equações Diferenciais
Os interessados em participar dos Seminários de Equações Diferenciais do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) devem acessar http://www.ime.unicamp.br/~equadif para se inteirar da programação. Os seminários são promovidos pelos professores Helena Lopes e Milton Lopes.

ESTÁGIOS 

Economia, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Química e Ciências da Computação
A Basf, multinacional alemã do ramo químico, convida alunos do penúltimo e último ano dos cursos de economia, engenharia química, engenharia elétrica, química e ciências da computação para participar do 10º Programa de Férias. Os interessados devem encaminhar currículo até o dia 7 (sexta-feira) para o e-mail: niewerth@basf-as-com.br ou através da Estrada "Samuel Auzemberg" nº 1.707 – São Bernardo do Campo-SP, CEP: 09851-550, sob a sigla BASF UNI 99 (aos cuidados do setor de Recrutamento e Seleção).

Economia, Engenharia de Computação e Tecnologia em Processamento de Dados
A IBM está recebendo inscrições para os interessados em participar do programa de estágio Passaporte IBM. Para tanto os candidatos devem estar se formando no período entre julho de 2000 a julho de 2001 nas áreas de economia, informática, tecnologia em processamento de dados, engenharia de produção, eletrônica e de computação. Inscrições até 21 de maio através do endereço http://www.ibm.com.br/estagio/

Engenharia Mecânica e Elétrica
A GE Hydro Inepar do Brasil S/A — empresa do mercado de turbinas hidraúlicas e hidrogeradores — procura estagiário para atuar na função de administração de contratos. É necessário estar cursando 5º ano de engenharia mecânica ou elétrica e ter bons conhecimentos de informática. Os interessados deverão enviar currículo e histórico escolar detalhado, mencionando no envelope a sigla GEHI para: Avenida Princesa D’Oeste nº 1645, 1º andar, bloco C — CEP: 13026-906 — Campinas-SP, ou para o e-mail: jose.lucena@gehi.com.br. Tel (019) 252-7166

Químico
A Processus admite supervisor de qualidade. É necessário que tenha curso superior completo em química, com experiência mínima de três anos em Laboratório Físico/Químico, recebimento de produtos acabados, implantação de ISO 9000, informática em nível de usuário, masculino. Comparecer na Rua Conceição nº 233, 1º andar, sala 116, centro, Campinas-SP. Tel 233-6225

Biologia e Bioquímica
A Cibradec busca profissional com formação superior em biologia ou bioquímica, com experiência em laboratório microbiológico em empresas do segmento alimentício. Os interessados devem procurar o Departamento de Seleção.

Ciência da Computação
A ABC71 Soluções em Informática está recrutando trainees para a área de desenvolvimento. É necessário formação superior ou estar cursando o último ano em ciência da computação ou áreas afins, experiência com linguagem C/C++ e/ou Delphi e conhecimento de banco de dados padrão SQL. Os interessados deverão enviar currículo para o endereço: Alameda Santos nº 1.000 (1º andar) — CEP: 01418-902 — São Paulo-SP, aos cuidados de Rose, ou pelo e-mail: ABC71si@originet.com.br.

Mecânica, Alimentos, Elétrica e Química
A Van Den Bergh, Divisão de Alimentos da Gessy Lever, procura identificar estagiários dos cursos de mecânica, alimentos, elétrica e química com domínio de informática e conhecimentos em inglês. A empresa oferece bolsa-auxílio, transporte, refeição, assistência médica e odontológica. Contato pelo telefone (019) 236-2726 ou enviar currículo aos cuidados de Iana pelo e-mail: mikinev@correionet.com.br.

Engenharia
A Astra S/A Indústria e Comércio (Jundiaí) está selecionando engenheiros trainees para a área de desenvolvimento de produtos e estagiário de engenharia para a área de desenvolvimento de produtos. Tel (011) 7396-7977 ramal 137 ou 138

Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Matemática Aplicada e Computacional
Kaizen, empresa de consultoria em informática em certificação MCSP (Microsoft Certified Solution Provider), busca estudantes dos cursos de engenharia de computação, ciência da computação, matemática aplicada e computacional ou da área de exatas que estejam interessados em atuar na área de desenvolvimento de aplicações para Internet. Interessados devem enviar currículo para o e-mail: info@kaizen.com.br

Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica
O Laboratório de Fonética Acústica e Psicolingüística (Lafape) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) está selecionando dois bolsistas de iniciação científica para trabalhar na atualização, aperfeiçoamento e manutenção de componentes de software do projeto "Categorias e gradientes fônicos e modelos de produção de fala". É necessário que o candidato esteja cursando o 3º ano de ciência da computação, engenharia de computação ou engenharia elétrica. Mais informações pessoalmente, na secretaria de projetos do IEL.

TESES

Biologia
"Morte celular em eritrócitos nucleados" (mestrado). Candidata: Neiva Aparecida Grazziotin. Orientadora: professora Maria Luiza Silveira Mello. Dia: 5 de maio (quarta-feira), às 14 horas, na sala da Congregação do IB.

"Ecologia reprodutiva e conservação de Virola surinamensis (Rol.) Warb. na região do estuário amazônico" (doutorado). Candidata: Fátima Conceição Márquez Piña-Rodrigues. Orientador: professor Paulo Yoshio Kageyama. Dia: 6 de maio (quinta-feira), às 14 horas, na sala da Congregação do IB.

"Aspectos morfológicos, bioquímicos e biomecânicos durante o envelhecimento de tendões sujeitos a diferentes forças mecânicas" (doutorado). Candidato: Marcelo Augusto Marretto Esquisatto. Orientador: professor Laurecir Gomes. Dia: 7 de maio (sexta-feira), às 14 horas, na sala da Congregação do IB.

Economia
"Operacionalidade da política monetária no Brasil" (doutorado). Candidato: Marcos José Rodrigues Torres. Orientador: professor Fernando Nogueira da Costa. Dia: 7 de maio (sexta-feira), às 14 horas, na sala IE-45.

"Liberalização econômica e emprego no México (1985-1995)" (mestrado). Candidato: Paulo Eduardo de Andrade Baltar. Orientador: professor Paulo Eduardo de Andrade Baltar. Dia: 7 de maio (sexta-feira), às 16 horas, na sala IE-45.

Educação
"Assistência de enfermagem ao paciente idoso durante o período transoperatório" (mestrado). Candidata: Meives Aparecida Rodrigues de Almeida. Orientadora: professora Maria José D’ Elboux Diogo. Dia: 5 de maio (quarta-feira), às 9 horas, na FE.

"A produção/transformação do professor de geografia: uma abordagem teórico-prática na região de Campinas – 1968-1998" (mestrado). Candidata: Silvia Regina Mascarin. Orientadora: professora Dulce Maria Pompeo de Camargo. Dia: 6 de maio (quinta-feira), às 9 horas, na FE.

Engenharia Elétrica e de Computação
"Protótipo de um sistema de gerenciamento de workflows baseado em eventos" (mestrado). Candidato: Benito Tomás Giordani. Orientador: professor Manuel de Jesus Mendes. Dia: 3 de maio (segunda-feira), às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

Engenharia Mecânica
"Análise vibro-acústica em meio fluido infinito utilizando o método de elementos finitos e mapeamento DtN" (mestrado). Candidato: Paulo Alexandre Galarce Zavala. Orientador: professor Renato Pavanello. Dia: 4 de maio (terça-feira), às 14 horas, no auditório da FEM.

Engenharia Química
"Acoplamento oxidativo de metano sobre catalisadores de Li-Mn/MgO-SiO2" (mestrado). Candidata: Fabiana Boschiero Legracie. Orientador: professor Gustavo Paim Valença. Dia: 4 de maio (terça-feira), às 10 horas, na sala da Congregação da FEQ, bloco B.

"Desenvolvimento de um reator de bancada de leito fluidizado para produção de etanol utilizando linhagens de leveduras floculantes" (mestrado). Candidato: Marcelo Caldeira Viegas. Orientador: professor Silvio Roberto Andrietta. Dia: 5 de maio (quarta-feira), às 10 horas, na sala da Congregação da FEQ.

Medicina
"Estudo da interação entre óxido nítrico e RAS em linhagens leucêmicas mielóides" (mestrado). Candidato: Marcelo Mendes Brandão. Orientadora: professora Sara Terezinha Olalla Saad. Dia: 3 de maio (segunda-feira), às 10 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

Prefeitura inicia campanha e redução de energia elétrica
Os aparelhos de ar condicionado são responsáveis por 30% da demanda da energia elétrica consumida no campus da Unicamp. No entanto, essa demanda poderia ser reduzida de maneira significativa se algumas medidas fossem observadas por parte dos próprios servidores de como utilizar os equipamentos de maneira moderada e criar o hábito de desligá-los no final do expediente.

Em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, verificou-se um acréscimo no consumo de energia em torno de 16%. Segundo o vice-prefeito do campus, professor Luiz Carlos de Almeida, isso ocorreu em virtude do crescimento natural da Universidade com a abertura de novos cursos e serviços, além da instalação de novos equipamentos de ar refrigerado em setores já existentes. Ainda assim é possível criar mecanismos para que o consumo seja reduzido. "É preciso que o servidor tenha o cuidado de não deixar o aparelho ligado durante a noite toda, como acontece com certa freqüência", observa o professor Almeida.

A Prefeitura Universitária está tomando uma série de providências com o propósito de reduzir esse gasto desnecessário. A primeira medida foi encaminhar à direção de institutos, faculdades, centros e núcleos um formulário contendo o Programa para Economia de Serviços Públicos, solicitando medidas de redução no uso de aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos elétricos, principalmente no período entre 14h30 e 20 horas. O programa propõe às unidades, entre outras medidas, um estudo que limite a instalação de novos aparelhos de ar refrigerado.

A Prefeitura já está efetuando levantamento de locais de maior consumo para identificar os principais fatores de desperdício de energia no sistema elétrico do campus. Está em estudo a implantação de medidas que possibilitem o remanejamento de cargas em horários de pico para outros horários.

"Isso sugere que atividades desenvolvidas nos laboratórios sejam distribuídas entre os horários de menor pico, como nos intervalos de almoço, por exemplo", diz o professor Almeida. Uma das preocupações do programa é desenvolver um controle para que o consumo não ultrapasse os limites contratados ao fornecedor, a CPFL, que é de 11.000 quilowatts. Caso isso aconteça a Universidade terá que pagar multa da ordem de R$ 38 mil.

Com relação ao desperdício de água verificado em diversas unidades do campus, a Prefeitura está instalando hidrômetros com o objetivo também de controlar o consumo. Em alguns banheiros e lavatórios serão instaladas torneiras com temporizadores. "Com essas medidas esperamos reduzir substancialmente o consumo", diz o vice-prefeito.

Comissão do bug se reúne com diretores de unidades
Uma reunião geral com os diretores de órgãos da Universidade no dia 7 de maio sexta-feira, às 14h30, é o próximo passo da Comissão interna que estuda os problemas do Bug do Milênio na Uni-camp. Marcado para o auditório da DGA e presidido pelo pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, professor Luís Carlos Guedes Pinto, o encontro tem por finalidade repassar aos diretores a Cartilha de Preparação para o Ano 2000. Caberá a esses dirigentes indicar a equipe que trabalhará no problema em suas unidades, bem como apoiar as iniciativas para as correções necessárias.

A cartilha, em fase final de elaboração, orienta quanto as etapas do trabalho em relação ao bug, incluindo a realização de um inventário de produtos sensíveis a data nas unidades. Cada órgão será responsável pelo levantamento dos seus problemas e suas soluções, com o apoio da comissão. A reunião vai esclarecer aspectos gerais do bug em relação à Unicamp, estabelecer prazos e as responsabilidades de cada unidade.

Ulf Schuchardt é contemplado com prêmio em Jerusalém

O professor Ulf Schuchardt, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, acaba de ser contemplado com o prêmio Forchheimer Visiting Professorship. Concedido pela Hebrew University of Jerusalem, o prêmio prevê sua permanência naquela universidade por período de três meses, com as despesas pagas por uma agência de fomento do país (bolsa mensal, ajuda de custo, hospedagem e viagem).

Alemão naturalizado brasileiro, o professor Ulf foi escolhido entre cerca de 40 concorrentes na área de ciências exatas. Os candidatos passaram por uma análise de currículo e apresentaram uma proposta de trabalho. A proposta de Ulf centrou-se na linha de pesquisa de Catálise, na qual trabalha há mais de 25 anos. Em sua visita à Universidade de Jerusalém, o professor participará de cursos, além de ministrar seminários e palestras. Também consta do programa a orientação a alunos de pós-graduação. Ligado ao Departamento de Química Inorgânica, Ulf se afasta da universidade em outubro.

Projeto "Ciência na Escola" quer despertar interesse pela pesquisa
Despertar o interesse pela pesquisa em alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Esta é a proposta do projeto "Ciência na Escola" desenvolvido pelo Laboratório de Educação e Informática Aplicada (Leia) da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, coordenado pela professora Afira Ripper. Seu objetivo é formar massa crítica e possibilitar o ingresso dos alunos em universidades públicas.

Através desse trabalho pretende-se fazer com que os alunos reflitam sobre sua aprendizagem e os professores repensem sua prática docente. Até agora o projeto atingiu 264 alunos e 13 professores em seis escolas de rede municipal de ensino fundamental e uma da rede estadual de ensino médio de Campinas.

A base do projeto, financiado pela (Fapesp), é a educação continuada de professores pesquisadores. Essa formação compreende tanto aspectos teóricos quanto práticos e permite que os professores tornem-se participantes do projeto. "Outro aspecto fundamental é a sua atuação como pesquisador, além de orientador de pesquisas junto aos seus alunos", afirma Maria de Fátima Garcia, coordenadora operacional do projeto.

O projeto tem caráter interdisciplinar e abrange as disciplinas de ciências, história, geografia, matemática, química, física. Os temas pesquisados foram definidos juntos com os alunos no 2º semestre de 1997. Atualmente o projeto está em fase de análise e compreensão acerca do conhecimento produzido. Simultaneamente, professores e alunos trabalham na elaboração de textos sobre o projeto. O projeto "Ciência na Escola", criado em 1996, foi idealizado pelo professor Carlos Henrique Brito Cruz, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IF) da Unicamp.


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br