Jornal da Unicamp Semana da Unicamp Assine o "Semana" Divulgue seu assunto Divulgue seu evento Divulgue sua Tese Cadastro de Jornalistas Mídias Sinopses dos jornais diários Envie dúvidas e sugestões |
Pesquisa Encontro
do Cocen debate produção de Centros e Núcleos da
Unicamp O professor Paul Verschure, especialista em neuroinformática, é uma das autoridades que vão participar do evento, que, entre as suas atividades, vai exibir trabalhos em forma de pôster, CD-Rom e vídeo, além de palestras individuais, mesas-redondas e apresentações artísticas. Verschure é um pesquisador com importantes estudos em áreas interdisciplinares relacionadas com a mente, cérebro, comportamento, aprendizagem e construção de robôs. Com relação aos robôs, ressalta-se que um "roboser", ou seja, um sistema neuromórfico que controla a exploração do meio ambiente através de um robô, utilizando essa informação para introduzir estruturas musicais, foi desenvolvido em parceria com o professor Jonatas Manzolli, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp (NICS). O "roboser" também será exibido durante o evento. Na abertura do evento, haverá o lançamento do livro, inédito, de Debrun, "Gramsci: filosofia, política e bom senso", edição conjunta da Coleção do CLE ( Centro de Lógica) e da Editora da Unicamp. Estandes O encontro, segundo a professora Ítala DOttaviano, coordenadora do evento, tem a finalidade de expor a produção dos Núcleos e Centros da Unicamp tanto para o público interno como externo, para especialistas e, principalmente, estudantes. Cada Centro ou Núcleo terá um estande de aproximadamente 36m2, onde serão exibidos seus trabalhos e atividades. Além do Ginásio Multidisciplinar, haverá atividades também nas salas do Centro de Convenções, onde serão ministradas palestras e mesas-redondas. Os espetáculos de música e de teatro deverão ocorrer no Ginásio de Esportes, onde estão localizados os estandes de cada centro ou núcleo, e deverão compreender apresentação de grupos de expressão corporal, mímica, peças de teatro e shows musicais. Deverão integrar o programa a Orquestra Sinfônica, Banda da Unicamp e o Grupo Lume de Teatro. Programação Dia 28, (quarta-feira), às 9 horas, abertura com a participação do Reitor da Unicamp, prof. Hermano Tavares, Vice-reitor prof. Fernando Galembeck, e Coordenadora da Cocen, professora Ítala Loffredo DOttaviano. Das 10 às 12h30, mesa-redonda "Produção Científica e Interdisciplinaridade" (salão III), com a participação dos professores Ítala DOttaviano, do Pró-reitor de Pós-graduação, José Cláudio Geromel, Carlos Brito Cruz, diretor do IF, Aristodemo Pinotti, ex-reitor e professor da Faculdade de Medicina da USP, e Ubiratam DAmbrósio, ex-coordenador dos Institutos da Unicamp. Das 14 às 14h30, visita aos estandes, no Ginásio Multidisciplinar da Universidade. Das 14h30 às 16 horas, a palestra: "Processo Cognitivo e Informática", no salão III, com o professor Paul Verschure, pesquisador do Instituto de Neuroinformática de Zurique, Suíça. Das 16h30 às 17h30, palestra "A Interdisciplinaridade no desenvolvimento da Ciência", no salão I, com o professor Zeljko Loparic, professor do IFCH. Das 17h30 às 19 horas, apresentação musical no Centro de Convenções, salão III, espetáculo da Unibanda. Dia 29, (quinta-feira) Das 9 às 10 horas, palestra "O Projeto Genoma: Uma experiência em interdisciplinaridade", no salão III. Das 10h30 às 12h30, mesa-redonda "A contribuição dos Centros e Núcleos da Unicamp para o desenvolvimento universitário/Área Tecnológica", com a participação dos professores Jonatas Manzolli, do IA/Unicamp e coordenador do Nics, e Maria Antonia Galeazzi, livre-docente da FEA e diretora-adjunta do NEPA/Unicamp, Luiz Cortez, livre-docente da FEA e diretor do NIPE, prof. Hilton Pinto, livre-docente do IB e diretor do Cepagri, José Valente, diretor do NIED e professor José Wilson Magalhães Bassani, titular da FEE e diretor do CEB. Das 14h às 15h30 horas, mesa-redonda "A contribuição dos Centros e Núcleos da Unicamp para o desenvolvimento Universitário/Área de Ciências Humanas, no salão I, com a participação dos professores Olga Von Simson, da Faculdade de Educação e diretora-adjunta do CMU, Pedro Silva, Instituto de Economia e ex-diretor do NEPP, Walter Carnielli, do IFCH e diretor do CLEHC, Eduardo Guimarães, do IEL e diretor do Nudecri, e Paulo Micelli, do IFCH e diretor do CMU. Das 16 às 17 horas, palestra sobre "Jornalismo Científico e a Muldisciplinaridade", no salão III, com a participação do professor Carlos Vogt, do IEL e ex-reitor. Das 17h às 17h30, lançamentos de livros e CDs. Das 17h30 às 19 horas, apresentação de grupos de expressão corporal e mímica (salão I), com performances do Grupo Lume da Unicamp. Programa Vice-reitor
fala sobre a importância da informação nas pesquisas Uma característica atual da atividade científica e tecnológica apresentada por Galembeck é a passagem de uma sociedade fechada isolada para uma sociedade que nem totalmente nem voluntariamente está inserida no mundo globalizado, apesar dos avanços na rede de informações coletivas. Antigamente, ser único no mundo, no País, ou numa determinada comunidade significava ser importante, ser preservado. Com o avanço da área de informação, esta concepção deu lugar a uma reflexão sobre o que é realmente necessário e útil, a partir da qual nem sempre o único se mantém. Na questão de passar da ênfase do local para o global, Galembeck acredita que falta treino para drenar o acervo global, de conhecimento da informação em pesquisa tecnológica. Por isso, a ciência e a cultura têm de ser pares, em sua opinião. Para ele, é preciso avaliar se existe um conhecimento, uma tecnologia que permita ao indivíduo viver com qualidade de vida. Em sua apresentação, Galembeck defendeu a dissipação das informações tecnológicas à sociedade. "Antes de ser dirigida a cientistas, professores, estudiosos, empresários, deve ser dirigida ao cidadão." E explica que o cidadão deve entender seu mundo, "um mundo já tecnicizado ". Até um passado recente, a informação científica estava na cabeça do professor, nas bibliotecas, em acervos e arquivos e em bancos de patentes. Hoje, os recursos são outros e permitem, em rede, consultas a banco de dados, periódicos, livros, páginas individuais e coletivas e ganha mais com os recursos dos portais. A informação dirige-se mais à sociedade do conhecimento, por meio de sites. Futuramente, Galembeck acredita que a informação científica e tecnológica vá tornar-se multimeios, sem deletar a utilização do papel que, segundo estudos observados pelo professor, é o segundo material fabricado em maior tonelagem no mundo, número que cresce de 4% a 5% ao ano. Softwares Palestra
de Stallman lota Centro de Convenções Isso o levou
a fundar, em 1984, o movimento GNU, que daria origem,
entre outros, ao Linux, um software totalmente livre. A
falta de tempo o impede de criar novos softwares livres.
Mas Stallman se diz recompensado pelos mais de 100 mil
programadores que o substituem nesta tarefa, mundo afora.
Na Unicamp, em evento organizado pela Coordenadoria de
Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e
Informática de Municípios Associados (IMA), Stallman
pediu que não fossem aprovadas novas leis de patentes de
softwares no Brasil. Terminou sua palestra com um ritual
que faz por onde passa: colocou uma capa preta, um
chapéu feito de um disco rígido, abençoando os que
usam e lutam pelo software livre e execrando os softwares
proprietários. Projeto Cooperativa
forma primeira turma de trabalhadores "Pretendemos estender a iniciativa para a coleta seletiva de lixo, reciclagem de materiais e outros segmentos que forem sendo identificados como viáveis", explica o professor Mohamed Habib. Isto não significa, esclarece ele, que se trata de uma solução individual de emprego e sim uma organização de trabalhadores que se juntam e buscam alternativas. No último dia 12, no auditório da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), os futuros cooperados receberam um diploma de participação no curso de capacitação profissional. Durante a cerimônia, a emoção tomou conta do auditório. "Temos consciência daquilo que queremos e não vamos decepcionar", disse Maria Rosimar da Conceição Pereira, uma das participantes do evento. Em sua fala, o reitor Hermano Tavares lançou o desafio de unir esforços para que dê certo esta primeira atividade. "É importante fazer com que se prolifere a iniciativa". Esperança Quando iniciou no programa, a palavra esperança define o que estimulou a desempregada Klyce Ferreira de França, casada e com dois filhos, a prosseguir. "Estamos bastante animados com a cooperativa. Cremos que é uma luz no final do túnel", comemora. Ela que reside na região do São Marcos, no Jardim Esperança, não conseguia uma ocupação há mais de um ano. Seu entusiasmo com esta nova forma de trabalho como ela mesmo declara fez com que não faltasse à nenhuma aula do curso, mesmo passando por dificuldades financeiras para poder pagar a condução. "Graças a Deus que a Unicamp acabou cedendo um ônibus para transportar o pessoal. Mas também não seria por isso que iria desistir", diz. Parceria As aulas do curso de formação foram ministradas por alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP), que participaram da implantação do projeto Incubadora Tecnológica de Cooperativa Popular da USP, iniciado em 1998. Durante um mês, a equipe formada pela professora Silvia Leser, pelo doutorando Fábio Sanches e pelos estudantes de graduação Oziro Lopes e Oriana Fulaneti, passaram para os novos cooperados noções básicas sobre o funcionamento do programa. Na segunda etapa, a equipe da USP inicia o processo de formalização da estrutura em que a gestão e o comando serão realizados pelos próprios cooperados. Eles também irão acompanhar o trabalho de dois alunos e dois professores da Unicamp, interessados em atuar no projeto. De acordo com Fábio, a idéia é ajudar e acompanhar a formação da cooperativa até que ela possa caminhar com as próprias pernas. "É um caminho de lutas e dedicação, mas depois de plantada a semente ela germina e são colhidos muitos frutos", diz. A Incubadora da USP já possui cerca de 16 cooperativas nos mais diversos segmentos, como artesanato, costura e outros. Segundo Sílvia o projeto acadêmico envolve alunos, professores e até mesmo funcionários. "Trata-se de um trabalho gratificante, sem contar a união que há entre o ensino, a pesquisa e a extensão". Especialização Unicamp
e empresa promovem curso A iniciativa é motivada pela crescente sofisticação dos mercados globalizados, das demandas de segmentos específicos de consumidores e dos desafios impostos aos dirigentes empresariais no desempenho de suas organizações, o que até pouco tempo inexistia. A ênfase atual é a gestão adequada da segurança e saúde no trabalho. Os dirigentes, na velocidade que a compe-titividade exige, querem estar capacitados. Desta forma, o curso reúne o melhor da competência das duas instituições para estruturação de um programa de capacitação de executivos orientado para funções de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde. Informações no telefone 3788-5709 (Unicamp) ou na Bureau Veritas do Brasil (11) 5070-9017. Palestras Mecânica Quântica é tema de
oficina O evento, que começa às 8h30, será constituído de palestras e experimentos mostrando como se processaram as bases da mecânica quântica no seu início. A II Oficina destina-se basicamente a professores do ensino médio e de cursinhos embora seja um evento aberto ao público em geral que desejam aprimorar ou atualizar os seus conhecimentos sobre a matéria. O encontro, segundo o professor Leandro Tessler, coordenador de graduação do IFGW, busca oferecer ao participante aluno ou professor uma complementação de conhecimentos a respeito da física em seus mais diversos segmentos. Segundo organizadores, há 100 anos uma comunicação feita no dia 14 de dezembro de 1900 por Max Planck à Academia de Ciências da Alemanha marcou o início de uma revolução na ciência moderna. Nessa comunicação foram expostas as idéias que deram origem à Mecânica Quântica, que permitiu não apenas uma compreensão detalhada do mundo microscópico como o desenvolvimento de inúmeras aplicações tecnológicas, entre elas o transistor e o laser. Programa Às 9h15, depois do período de inscrição e abertura do evento, o prof. Roberto Martins vai ministrar palestra sobre Física no final do século XIX: Modelos em crise. Às 11 horas, o prof. Marcelo Knobel fala sobre Nascimento da Teoria Quântica: Solucionando mistérios. Às 13h30, o prof. Leandro Tessler fala sobre Balançando os alicerces: Demonstração de experimentos cruciais: Radiação de corpo negro, espectros atômicos e efeito fotoelétrico. Às 15h30, o prof. Peter Schulz fala sobre Da constante de Planck à Mecânica Quântica: Construção de uma nova visão de mundo. Informações mais detalhadas podem ser obtidas através do telefone 3788-5302 ou pelo fax 3289-3127. FOP Clínica
de pós-graduação é reinaugurada A modernização das clínicas, acredita o diretor da FOP, professor Antônio Wilson Sallum, garante ainda aos estudantes um incentivo a mais no aprendizado. "Equipamentos melhores permitem uma abertura técnica maior na realização dos serviços", comenta o professor. A clínica da pós-graduação foi inaugurada há 22 anos e em decorrência do uso intensivo, não estava mais oferecendo condições ideais de trabalho. A FOP concentra na clínica de pós-graduação quatro áreas de atividades: Periodontia, Ortodontia, Dentística e Cirurgia. Segundo o professor Darcy Nouer, coordenador de Extensão e responsável pela área de Ortodontia, por dia são feitos nas clínicas, cerca de 250 atendimentos preventivos e curativos, principalmente do Sistema Único de Saúde (SUS). A clínica cirúrgica responde por 350 grandes cirurgias anuais e cerca de três mil cirurgias consideradas de médio e pequeno portes, comentou o Professor Luís Augusto Passeri, responsável pela área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Na pós-graduação estão matriculados 400 alunos e na graduação 320. Outros 350 estudantes freqüentam cursos de extensão. A faculdade conta com 170 equipamentos odontológicos, sendo 100 na clínica de graduação e o restante na clínica de pós-graduação. A reinauguração das clínicas contou com a presença de diversas autoridades. Entre os participantes estiveram o prefeito de Piracicaba, José Machado, o deputado estadual Roberto Morais, o reitor Hermano Tavares, o pró-reitor de Extensão e assuntos Comunitários, Roberto Teixeira Mendes, o presidente da empresa Dabi Atlanti, Arthur Biagi, além de professores, funcionários e alunos da faculdade. O prefeito ressaltou que é um orgulho ter a FOP como parceira. "A FOP nos orgulha pela excelência. É uma instituição que presta relevantes serviços ao setor público", afirmou. O reitor disse que é sempre uma surpresa agradável estar na FOP. Tavares elogiou a direção da faculdade e também destacou a prestação de serviços públicos efetuados pela unidade. Segundo Sallum, terminada a reforma das clínicas, a FOP passa a se concentrar agora na construção do seu Centro Clínico Multidisciplinar, em área de mais de 21 mil metros quadrados, doada pelo Governo do Estado, ao lado do prédio onde está instalada. Medicina Professor
integrará Comitê de Ética A escolha dos membros em geral recai sobre médicos de destaque internacional na defesa de princípios éticos e dos direitos humanos, bem como aqueles de reconhecida experiência em pesquisa científica. De acordo com Faúndes, a comissão tem a grande responsabilidade de selecionar assuntos que exijam um posicionamento da Figo e redigir conceitos técnicos de alcance mundial, referendados pelo Conselho Executivo e pela Assembléia da Figo. A proposta do Comitê de Ética da Figo é discutir assuntos polêmicos na área de ginecologia e obstetrícia. É ele quem estabelece condutas éticas para serem observadas pelas Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia de todos os países. Credenciais O professor Faúndes é presidente do Centro de Pesquisas das Doenças Materno-Infantis de Campinas (Cemicamp); membro do Conselho da Associação Internacional de Saúde Materna e Neonatal (Iamaneh), em Genebra-Suíça; membro do Grupo de Estudos sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos da Figo e Febrasgo; membro do Comitê Executivo do Projeto "Save the Mother Fund" da Figo; e professor no curso de pós-graduação em Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de Pernambuco. O obstetra tem mais de 300 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais arbitradas, 70 capítulos de livros, 350 resumos publicados em anais de congressos e três livros editados. É ainda consultor da OMS, Unesco, Figo, UNFPA e Pop Tech. Foi superintendente do HC no período de 82-84 e diretor-executivo do Caism, de 92 a 95. Até fevereiro, atuou como professor titular do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da FCM. "O Departamento sente-se honrado com esta deferência que se faz a um nosso pesquisador, o que manifesta também o prestígio da própria Universidade", afirma o diretor do DTG professor João Luiz Pinto e Silva. PAINEL DA SEMANA Universidade e
Cidadania Iniciação científica Estudantes matriculados a partir do 2o ano nos cursos de graduação da Unicamp podem solicitar bolsas de iniciação científica para desenvolver projetos. As inscrições, já em andamento, terminam em 6 de abril, exclusivamente via on Iine pelo endereço www.prp.unicamp.br/pibic. Além das bolsas oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, através do PIBIC/CNPq, a Universidade também oferece 200 projetos de pesquisa pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Informações no SAE, pelo telefone 3289-4135 ou no endereço acima. Ambiente WebCT Palestra no Centro de Computação, dia 19 (segunda-feira) com o analista de suporte sênior do CCUEC, Marcelo Araújo. A emenda da palestra está em www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/ementas/tutWebCT.htme as inscrições no endereço http://baco.ccuec.unicamp.br/tutorial/form1.asp. Tutoriais Também o CCUEC e a Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU) estão com inscrições para alunos, professores ou funcionários interessados em tutoriais sobre informática. O endereço para inscrição é www.ccuec.unicamp.br, no item treinamentos. No período da manhã, as palestras ocorrem das 9 às 12 horas e à tarde, das 14 às 17 horas, sempre no auditório do Centro de Computação. Confira ao temas e datas de março: Word 2, dia 20 (terça-feira), Arquitetura TCP/IP, dia 21 (quarta-feira), Excel 2, dia 22 (quinta-feira), Arquitetura de Design e Informação (dia 26) e Internet Básico (dia 27). No dia 10 de abril, a AFPU e o Centro de Computação realizam prova de seleção para os funcionários Unicamp ou Funcamp que desejam pleitear uma vaga em curso de laboratório de Formação Básica (Informática Básico, Word, Excel, PowerPoint ou Internet Básico). Será realizada no período da manhã, na Apeu. As inscrições para a prova acontecem esta semana, de 19 a 23 (segunda a sexta-feira), em www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/cursos/inscricoes/inscricoes.html, no item inscreva-se para a prova. Veja também www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/tutoriais.htmle www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/programacao/monitorias_tutoriais.html. Outras informações, como horário, salas, e outras orientações para a prova serão divulgados posteriormente aos funcionários inscritos. Chat Está disponível em www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BoletimBVEP.htm o décimo número do boletim eletrônico mensal da Biblioteca Virtual de Engenharia de Petróleo. O destaque do mês é o artigo do professor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Fernando França, "Rumos da pesquisa na produção de petróleo e a atuação do Multlab", que com esse tema participa de um chat dia 20 (terça-feira), das 11 às 12 horas. Informe-se em bvep@prossiga.br. Dados de EXAFS O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebe até dia 20 (terça-feira) inscrições para o mini-curso sobre tratamento e análise de dados usando espectroscopia de absorção de raios-X (EXAFS analysis using FEFF and FEFFIT), em nível avançado, que será ministrado por Bruce Ravel, do U. S. Naval Research Laboratory, no LNLS. O curso foi planejado para pesquisadores já familiarizados com os conceitos básicos EXAFS e acontece nos dias 8, 9 e 10 de maio. As vagas são limitadas a 20 participantes. O formulário de inscrição está no site www.lnls.br. Gestão tecnológica O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Ceará recebe inscrições até dia 20 (terça-feira), para o preenchimento de uma vaga de bolsista na área de Prospeção Tecnológica destinada a operacionalização do banco de dados em patentes. Trata-se de uma bolsa de um ano, no valor de R$ 1.838,23 mensais, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI). Os interessados devem enviar currículo pelos e-mails mcatunda@sfiec.org.br ou akellen@sfiec.org.br. Telefones (85) 466-6502 e 466-6514, com Simone Catunda ou Adriana Kellen. Informação científica Dentro do Programa de Capacitação de Usuários em Informação Científica, mantido pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), acontece dia 21 (quarta-feira) a palestra "A importância da pesquisa na formação acadêmica", proferida pelo pró-reitor de Graduação, professor Angelo Luiz Cortelazzo. Será no auditório da Biblioteca Central, às 14h30. Informe-se em 3788-7025 ou 3788-7001. Fim de prazo A Unibanda recebe somente até dia 23 (sexta-feira) inscrições para novos integrantes. São 80 vagas para músicos de instrumentos de sopro e de percussão. Informe-se em 3788-7673. Técnico em enfermagem A Planta Física do campus de Limeira recebe até dia 23 (sexta-feira) inscrições para o preenchimento de uma vaga em processo seletivo interno. Informações pelo telefone (19) 440-7112 ou bergara@pfl.unicamp.br. Acreditação A Divisão de Patologia Clínica do HC e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial promovem dia 24 (sábado), das 8 às 18 horas, o evento "Acreditação". Será no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas. Durante o encontro, será definida a acreditação, para que serve, elementos do sistema de acreditação, o PALC da SBPC/ML, como funciona, como se inscrever e quando marcar auditoria. Também serão tratados de assuntos como exercer a função de gerente da qualidade e haverá depoimentos de laboratórios acreditados. Mais informações: 3788-7530 ou dpc@hc.unicamp.br. Ensino em Campinas A exposição "O Ensino em Campinas: breve panorama histórico" vai até dia 4 de maio, das 9 às 17 horas no Cedae - Bloco 7 do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). A exposição é feita em parceria com o Centro de Memória da Unicamp e é composta por fotografias e publicações de época. Informações com Flávia Leão, pelo e-mail cedae@iel.unicamp.br, ou no telefone 3788-1523. Em dia Música no Restaurante A programação cultural do Restaurante Universitário reserva para o dia 27, às 12h30, um show com o Coral Zíper na Boca, regido por Vivian Nogueira. Informações pelo telefone 3788-7843. Processo eleitoral A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) recebe, até 25 de março, indicações de nomes para ocupar os cargos da diretoria e do conselho na gestão 2001-2003. As indicações só podem ser feitas, por exigência do estatuto da entidade, de duas formas: os atuais conselheiros podem indicar nomes que serão avaliados para aprovação por todo o conselho; ou é possível apontar candidatos pela reunião de grupos de 100 sócios que indicam um nome. Cargos que compõem a diretoria da SBPC: presidente, dois vice-presidentes, secretário geral, três secretários, primeiro e segundo tesoureiros. Serão também eleitos 16 cargos para o conselho. A próxima etapa da eleição será o envio de cédulas aos sócios, em 10 de abril, que devem ser devolvidas até o dia 5 de maio pelo correio. A posse da nova diretoria acontece durante a 53ª Reunião Anual da SBPC, de 13 a 18 de julho, em Salvador (BA). Concurso de logotipo A Comissão de Secretários da Área de Saúde da Unicamp recebe de 26 a 30 de março os logotipos para o concurso que estará elegendo o mais criativo e que vai compor a temática do 11º Encontro de Secretários da Área de Saúde. A finalidade é envolver os participantes antes da ocorrência do evento. Será premiado o logotipo vencedor no dia 24 de agosto, às 19 horas, no Hotel The Royal Palm Plaza (Rua Comendador Dr. José César Gazi, 200, Jardim do Lago), durante a abertura do evento. A iniciativa tem o apoio da Superintendência e da Assessoria de Relações Públicas do HC. Os participantes, todos secretários da área de Saúde, podem concorrer com no máximo dois trabalhos, que devem ser entregues na secretaria da Comissão Organizadora, localizada no Centro de Controle de Infecções (2o andar do HC, das 14 às 16h30). O criador do logotipo deve entregá-lo num envelope lacrado, com um pseudônimo e ficha preenchida. Podem ser entregues em qualquer tamanho, em duas cores, à mão ou computador. Quem for selecionado, o seu logotipo será considerado o símbolo oficial dos próximos encontros. Informações pelo telefone 3788-8002. Doutorado no exterior A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está antecipando as inscrições para bolsas de doutorado no exterior, para quem comprovar desempenho acadêmico. Os interessados têm o prazo de 1º de junho a 31 de agosto para encaminhar suas candidaturas, voltadas a instituições de excelência e prestígio internacional, visando a formação de doutores em áreas nas quais se verifique carência de grupos consolidados no país. Site: www.capes.gov.br (opção Bolsas e Fomento, em seguida Bolsas no Exterior e depois Doutorado). E-mail cce@capes.gov.br, telefone (61) 410-8860 ou 410-8862 e fax (61) 322-1580. Mulher trabalhadora Até dia 30 de março acontece, no Espaço Cultural da Diretoria Geral da Administração (DGA), a exposição "Olhar sobre a Mulher Trabalhadora da Unicamp". Trata-se da terceira exposição organizada pelo Núcleo de Fotógrafos Amadores grupo que reúne trabalhos de funcionários e alunos da Universidade e que se encontra às quartas-feiras, das 12 às 13h30 no Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU). Mais informações no local ou pelo telefone 3289-4242. Pediatria Termina em 31 de março o prazo para a entrega de pôsteres e temas livres dos eventos 3º Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e a 5ª Jornada de Enfermagem Pediátrica da Unicamp, que acontecem simultaneamente entre 3 e 6 de julho, no Centro de Convenções da Universidade. "Múltiplas faces da enfermagem pediátrica" é o tema central. Informações pelos telefones 3869-2272, 3788-7576 (Cidinha), 3788-8822 (Irma, Silvana ou Tânia) ou pelo e-mail denffcm@head.fcm.unicamp.br. Newsletter Está no ar a edição de março do boletim eletrônico do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). O leitor encontra dados, informações e a lista dos aprovados do curso de Jornalismo Científico de 2001. Há também matérias sobre o Fórum Mundial de Porto Alegre e a relação entre ciência e movimentos sociais, sobre a nova direção da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e o seu programa, além de artigos de fotojornalismo e sobre a importância da divulgação científica. Veja em www.uniemp.br/labjor. Confira também a revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O tema desta edição é "Sociedade da Informação: Inclusão e Exclusão". Encontra-se em www.comciencia.br. Estágio e emprego - Alunos e ex-alunos da Unicamp interessados em estagiar ou conseguir colocação no mercado de trabalho podem contar com a infra-estrutura do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Informações no site www.unicamp.br/sae ou pessoalmente no prédio do Ciclo Básico. CooperUnicamp A Cooperativa dos Trabalhadores da Unicamp está com uma campanha para captação de novos associados. Aqueles que contribuem mensalmente e indicarem novos cooperados, recebem um ponto por indicação. Ao final da campanha (31 de dezembro) serão premiados os cinco primeiros servidores que apresentarem maior número de pessoas. Informações pelo telefone 3788-4479 ou e-mail cooperunicamp@hotmail.com. Ciências Conheça em www.Scielo.br/aabc os "Anais da Academia Brasileira de Ciências", periódico oficial da Academia Brasileira de Ciências. A revista é trimestral e publica trabalhos nas áreas de Ciências, Matemáticas, Físicas, Químicas, Biológicas, Biomédicas e da Saúde, Ciências da Terra e da Engenharia. A publicação foi indexada em bases internacionais. Tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Pesquisa Tecnológica e da Financiadora de Estudos e Projetos. Informações pelo telefone (21) 524-0612 ou e-mail aabc@abc.org.br. IXQUICK Com 6.500 assinantes, o boletim do Serviço de Informação do Programa Prossiga, instalado em www.prossiga.br/comoachar, destaca a ferramenta de metabusca IXQUICK. Com versão recente para português, faz pesquisa em diversos sites nacionais ao mesmo tempo é capaz de apresentar cotações dos melhores resultados. O site procura nas seguintes ferramentas voltadas para webs nacionais: Aberto diretório, Altavista, Aonde, Bookmarks, Cadê, Euroseek, Excite, Guia Web, Lycos, Radar Uol, Sapo, Yahoo e Zeek. O site ganhou o novo prêmio concedido pelo pessoal do searchenginewatch.com na categoria metabusca. O endereço é www.ixquick.com. Diálogo A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ainda está à procura de cientista para coordenar o Programa de Interlocução da comunidade científica com o Congresso Nacional. A primeira tentativa de escolher o coordenador com o perfil adequado não logrou, apesar da qualificação dos candidatos que se apresentaram. As inscrições para a nova seleção estão abertas até 30 de março. O programa visa manter permanente diálogo entre comunidade científica, deputados e senadores sobre questões de C&T relevantes para o país. As propostas serão avaliadas até 9 de abril. O escolhido deve assumir a função em 15 de maio, com bolsa de Especialista Visitante do CNPq. O candidato deve ser doutor em ciências exatas ou tecnológicas, ciências biológicas ou ciências humanas e sociais, com mais de 20 anos de atuação profissional, e ter grande interesse em políticas de C&T. Os interessados encontram mais informações no site www.sbpcnet.org.br. Gestão C&T A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está lançando a versão 2001 do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. Em sua terceira edição, procura estimular as empresas que investem em projetos inovadores e geram melhor qualidade de vida para a população. Além das categorias tradicionais (Produto e Processo), este ano inclui duas novas categorias: Grande Empresa e Pequena Empresa. As inscrições estão abertas até junho. As empresas interessadas devem enviar as propostas pelo e-mail premio@finep.gov.br. Telefone (21) 555-0555 e site www.finep.gov.br/premio/index.htm. Memórias DGA A Diretoria Geral da Administração (DGA) está com um projeto para construção de suas memórias e convida quem já trabalhou em alguns dos serviços oferecidos pelo órgão, para ajudar no projeto. Também podem participar docentes que acompanharam seu desenvolvimento e os usuários. O site www.dga.unicamp.br/historiacolhe depoimentos, histórias espontâneas e fotos. Informações pelo e-mail historia@dga.unicamp.br. Activity Report 2000 O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebe, até o dia 10 de abril, relatórios científicos de pesquisadores que utilizaram a infra-estrutura existente na instituição, para publicar o Activity Report 2000. A publicação é um dos mecanismos que torna público resultados de pesquisas realizadas pelos usuários externos e pelos pesquisadores do quadro próprio do LNLS. Mais informações pelo site www.lnls.br. Engenharia Automotiva A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) divulga que até 2 de abril são aceitos trabalhos para a 11ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), a ser realizado de 26 a 28 de junho, em São Paulo. O evento discutirá as mais recentes pesquisas e desenvolvimento tecnológicos de veículos convencionais e não-convencionais, ferroviários, embarcações e aeronaves, bem como automação/robótica, carroceria, chassis, combustíveis, design, eletroeletrônica, emissões veiculares, qualidade e produtividade, legislação, logística, entre outros assuntos, dentro do tema. Engenharia Automotiva para um Desenvolvimento Sustentável. Informações pelo telefone (11) 5575-9043, fax (11) 5571-4590, e-mail simea@aea.org.br ou no site www.aea.org.br. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, do evento participarão pesquisadores da Unicamp. O engenheiro Alexandre Benedito Novaes, do Departamento de Normalização e Inspeção do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade, integra a comissão técnica de segurança veicular. Tabagismo - O Programa de Qualidade do HC (Quali-Hosp) promove dia 18 de abril, no anfiteatro do Hospital, a palestra "Pandemia do tabagismo". Será proferida pelo presidente do Comitê Nacional e Latino-Americano do Controle de Tabagismo, professor José Rosemberg (foto), às 11 horas. Informações pelo telefone 3788-8008. Inscrições Lato sensu Até o dia 30 de março estão abertas as inscrições para o programa de pós-graduação Lato sensu em Educação Científica em Biologia e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz. As áreas de concentração são: ensino de biologia, jornalismo científico, biotecnologia e biologia jurídica. Mais informações pelos telefones (21) 598-4337 ou 280-5449 ou pelos e-mails educ@ioc.fiocruz.br e franeto@ioc.fiocruz.br. Alemanha Permanecem abertas até 30 de março as inscrições para bolsas de estudo nesse país, oferecidas pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), em conjunto com a Capes e o CNPq. As bolsas para doutorado ou especialização são concedidas a acadêmicos de qualificação especial, com notas acima da media, para estudos de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento cientifico, exceto Música e Belas Artes. Professores universitários terão preferência. Os interessados devem ter idade máxima de 32 anos. No caso de doutorado-sanduíche a idade limite são 36 anos. Telefone (61) 410-8865, e-mails daad@daad.org.br ou germanembassy@zaz.com.br. Direito Internacional O Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está com inscrições para o curso de pós-graduação Lato sensu, especialização em Direito Internacional Público, Privado e Direito da Integração. São 50 vagas e o prazo termina em 30 de março, das 17 às 21 horas. Endereço: Avenida João Pessoa, 80, Porto Alegre (RS), telefone (51) 316-3456. Apoio financeiro A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) está divulgando as informações impressas do Prêmio Rolex de Iniciativa (The Rolex Awards for Enterprise), instituído pela empresa internacional para comemorar o cinqüentenário de lançamento do cronômetro modelo "Oyster". As informações também estão disponíveis em www.rolexawards.com. O prêmio tem por objetivo conceder apoio financeiro a projetos que demonstrem espírito de iniciativa nas áreas de Ciência e Medicina, Tecnologia e Inovação, Exploração e Descoberta, Meio Ambiente e Herança Cultural. Exemplos de projetos já financiados com este prêmio incluem a catalogação dos afrescos maias, a produção de leite de camelos na Mauritânia, a investigação e registro da música folclórica do México, o restabelecimento de colônias de pássaros marinhos e a operação de telescópios pela Internet. As inscrições para a edição de 2002 do prêmio para propostas da América Latina terminam em 31 de julho. Os cinco projetos selecionados receberão, cada um, 100 mil dólares norte-americanos e um relógio de ouro. Botânica As inscrições para o curso de especialização em Botânica Aplicada às Plantas Medicinais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), se estendem até o dia 6 de abril. A ficha de inscrição está no site www.dbi.uem.br/medicinais.htm. Outras informações pelo telefone (44) 261-4312 ou e-mail sec-dbi@uem.br. Curso de atualização Inscrições abertas até 6 de abril para o curso de atualização "Entre língua e fala: uma articulação psicanalítica", com a professora Nina de Araújo Leite, do Instituto de Estudos da Linguagem. Informações pelo telefone 3788-1520 ou no site www.unicamp.br/iel. Prêmio CNPq O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a pesquisas visando ao progresso social, econômico e cultural do país concede anualmente o Prêmio José Reis de Divulgação Científica àqueles que, por suas atividades, contribuem para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do público leigo. As inscrições terminam em 31 de março. O prêmio é atribuído em três modalidades: divulgação científica, jornalismo científico e instituição. O endereço é Secretaria Executiva do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, CNPq, SEPN 507 - bloco B, sala 207, Brasília (DF), CEP 70.740-901. E-mail premios@cnpq.br. Telefone (61) 348-9410 e fax 348-9487. As inscrições enviadas fora do prazo não serão aceitas. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos durante o mês de maio e a entrega será feita no mês de julho, durante a 53° Reunião Anual da SBPC. Oportunidades Técnico administrativo Inscrições abertas até 30 de março para processo seletivo interno, na função de técnico administrativo no Serviço de Finanças e na Divisão de Enfermagem do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). Os interessados devem dirigir-se à Seção de Recursos Humanos do Caism ou solicitar informações pelos telefones 3788-9322 e 3788-9356, com Cristiane ou Solange. Administração Cursando o 2o ou o 3o ano de contabilidade, administração ou economia. Agendar entrevista pelo telefone (11) 3251-5311. Ciência ou Engenharia da Computação Cursando o 3o ano com conhecimentos em linguagem Java, sistema operacional Unix, Linux e Windows 98/2000. Noções de SQL, TCP/IP, administração e segurança de sistemas. Enviar currículo para o e-mail uelintons@ig.com.br. Coordenador de Projetos Formandos 1999 ou 2000 com inglês fluente, habilidade para gerenciamento de projetos, boa comunicação e disponibilidade para viagens ao exterior. Enviar currículo para o e-mail regiane.silva@givaudan.com ou sandra.ventura@givaudan.com. Economia Para atuar na área administrativa e financeira. Encaminhar currículo para o e-mail rec_sel@astra-as.com.br. Engenharia Civil e Mecânica Cursando o último ou o penúltimo ano. Enviar currículo para Av. Nações Unidas, 13.797 - Bloco II, 14o andar, São Paulo (SP), CEP 04.794-000. Engenharia da Computação ou Mecatrônica Cursando o 4o ou 5o ano para atuação junto a área de automação industrial. Enviar currículo para o e-mail zilda.silva@saint-gobain.com.br. Engenharia Elétrica/Eletrônica Cursando o 4o ano e ter conhecimentos básicos de informática. Enviar currículo para o e-mail silvania@cps.pst.com.br. Engenharia Mecânica Cursando o último ano (noturno) para atuar em projetos e desenvolvimento. Conhecimentos em Auto-cad R14/2000. Enviar currículo para rh@seral.com.br. Engenharia Mecânica/Elétrica Para estágio na cidade de Jaguariúna (SP). Agendar entrevista pelos telefones (19) 3867-5061 ou 3867-5062. Engenharia de Produção Mecânica Cursando o último ano do curso, usuário de informática e conhecimentos em inglês intermediário. Contatos pelo telefone 3233-1538 ou e-mail rhelp@correionet.com.br. Engenharia Química Cursando a partir do 2o ano com disponibilidade para estagiar em período integral em Mogi-Guaçu (SP). Os interessados devem enviar currículo para curriculomogi@alleata.com.br. Engenharia Química Cursando o 3o ou 4o ano. Conhecimentos em sistema de automação, cálculo de discos de ruptura de reatores e elaboração de manuais de operação. Inglês e disponibilidade de no mínimo três dias por semana. Contatos pelo telefone (11) 4414-1213. Estatística (1) Período integral ou no mínimo três vezes por semana. Contatos com Helga na Seção de Recrutamento e Seleção pelo e-mail hrenata@itaucom.com.br. Estatística (2) Com dois anos de experiência, domínio de recursos de microinformática e conhecimento de SAS. Enviar currículo para sandrars@telesp.com.br. Matemática/licenciatura Domínio no manuseio de calculadoras, usuário de PC (Access/Internet) e conhecimentos em inglês. Marcar entrevista pelo telefone 3754-1191 ou pelo e-mail a-silva12@ti.com Programação web A Bizavista Serviços (fornecedora de plataforma tecnológica de B2B para pequenas e médias empresas) está selecionando dois estagiários para trabalhar na sua área de desenvolvimento de rotinas. Os candidatos devem ser graduandos em ciência ou engenharia da computação, análise de sistemas, engenharia elétrica ou similar. É desejável conhecimentos de Windows NT/98, SQL, editores de HTML, Javascript, inglês e saber diferenciar protocolo TCP/IP de serviços TCP/IP, além de padrões gráficos para Internet. Os currículos para avaliação e posterior agendamento de entrevista devem ser enviados para firmino@bizavista.com. Química e Engenharia Química Cursando o 3o ou 4o ano com disponibilidade para trabalho em período integral. Contatos pelo telefone 3887-9698 ou e-mail cristiane.lujan@dowcorning.com Técnico Eletrônico Formado com experiência mínima de três anos na função para efetuar manutenção preventiva e corretiva (elétrica e eletrônica) em equipamentos manuais e automatizados. Conhecimentos em informática (Excel, Power Point e Word). Enviar currículo para priscila@rh3.com.br. Técnico Mecatrônico Com formação completa ou cursando superior na área. Habilidade para leitura e interpretação de programas do tipo Ladder para PLCs, esquemas de circuitos elétricos, eletropneumáticos, hidráulicos e desenho mecânico. Enviar currículo para renatarh@rh3.com.br. Técnico de Processo Jr. Com experiência em sistema de qualidade ISO9001, curso técnico de eletrônica e conhecimentos básicos de informática. Enviar currículo para silvania@cps.pst.com.br Trainees para a área de energia Duas vagas para atuar junto à área de controladoria e investimentos. Enviar currículo para recursoshumanos@gwibank.com.br. Eventos futuros Seminário de Pesquisa O professor Louis Durrive, da Associação LAtelier e Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, em Aix-en-Provence, França, participa dia 27 deste mês, na Faculdade de Educação (FE ), do evento "Palestra e Seminário de Pesquisa". Ele irá proferir, às 9h30, a palestra "Formação, ensino, trabalho: Uma abordagem ergológica"; e às 14h30, apresenta o seminário "Educação à distância e trabalho". O evento será no salão nobre da FE, com tradução simultânea. A promoção é do Grupo de Estudo Multidisciplinar, Trabalho, Cultura, Educação da FE. Detalhes pelo telefone 3788-5565 ou em www.fae.unicamp.br/html/eventos/. Ventilação mecânica O Instituto "Mário Amato de Qualidade" (Imaq) ministra na Unicamp, no dia 7 de abril, no conjunto de sala de aula da FCM, o curso de atualização em Ventilação Mecânica: Conceitos, Montagem e Operação. As inscrições devem ser feitas com Célia, na Unidade Respiratória (2o andar). O horário ainda será definido. Informações pelo telefone 3788-7656. Amazônia A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está organizando a 7ª Reunião Especial, para os dias 25, 25 e 27 de abril em Manaus (AM). A reunião abordará o tema central "Amazônia no Brasil e no mundo". Outras informações em www.sbpcnet.org.br/7RE, pelo telefone (11) 259-2766 e e-mail 7re@sbpcnet.org.br. A entidade também prepara outro evento relevante. A Comissão Organizadora Central da 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida docentes, pós-graduandos e pesquisadores para o evento, que acontece entre 13 e 18 de julho deste ano em Salvador (BA). O tema central é Nação e Diversidade Patrimônio do Futuro, dentro do qual os acadêmicos discutirão a diversidade e as desigualdades existentes no Brasil e como isso pode ser capitalizado para o futuro do país. Outras informações estão em www.sbpcnet.org.br/53RA. Contatos pelo e-mail 53RA@sbpcnet.org.br. Genética Uma conferência sobre o Projeto Genoma Humano e seu impacto na medicina brasileira será um dos temas do 13º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, que ocorre de 26 a 30 de abril, no Hotel Fonte Colina Verde (Rua Veríssimo Prado, 1.500, cidade de São Pedro, interior paulista). Informações sobre a programação pelo telefone 3788-7884 ou em www.organizaeventos.hpg.com.br. Transplante A Disciplina de Urologia, a Central de Captação de Órgãos e a Enfermagem do HC realizam no dia 6 de abril o curso básico e avançado de Instrumentação Cirúrgica no Transplante Renal e, no dia 7, o Curso Prático de Transplante Renal (em porcos) e o curso de Captação de Múltiplos Órgãos. Todos são abertos à comunidade e à imprensa. O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia Seção São Paulo. Informações pelo e-mail wmatheus@bestway.com.br Meteorologia e hidrologia A 5ª Conferência internacional sobre educação de meteorologistas e hidrologistas, sem distâncias, com ajuda computacional, acontece em Recife, de 8 a 13 de julho, no Mar Hotel Recife, em Recife, Pernambuco. O tema da conferência será "Educação a distância: compartilhando os recursos de aprendizagem a nível mundial". Informações no site www.met.ed.ac.uk/calmet/conferences/calmet01/, pelo telefone (81) 3467-0377, fax (81) 3467-7924, ou pelos e-mails analoureiro@bbturrec.com.br e rose@bbturrec.com.br. Engenharia Agrícola O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Agrícola será realizado em Campinas, no período de 14 a 21 de julho, na Unicamp. Participarão do evento alunos de cursos de todo o país. Mais informações com o Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), ou no site www.agr.unicamp.br/caea/coneeagri2001.html. Cole 2001 De 17 a 20 de julho acontece o 13o Congresso de Leitura do Brasil (Cole), na Unicamp. Este mega-congresso reunirá grandes autoridades na área. O evento é promovido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB). A data-limite para entrega de comunicações é 10 de maio. Neste ano, o Cole também terá intérprete de língua de sinais. Informações sobre a programação com Karen Nucci ou Ricardo Neto: telefones (019) 3243-5333 (comercial) e 3243-9662 (residencial). Cientec 2001 Onze instituições de pesquisa e universidades, com sede ou campi experimentais em Campinas e região, uniram-se para difundir seus resultados científicos e tecnológicos a fim de criar melhorias na qualidade de vida. Como primeiro passo, os responsáveis anunciaram a Mostra de C&T para o Desenvolvimento (Cientec 2001), que vai ocorrer de 24 de agosto até 2 de setembro, na Unicamp. EaD A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresenta o Seminário Latino Americano de EaD "O conhecimento sem fronteiras" de 26 a 28 de setembro, no Teatro Glauce Rocha em Campo Grande (MS). Telefones de contato: (67) 787-8215 ou 787-3311, ramal 2046 ou 2039, e-mail: falecom@ead.ufms.br. Informações sobre cursos a distância no site www.ead.ufms.br. Alimentos A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) promove de 12 a 15 de novembro, no Centro de Convenções, o 4o Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos. O número de participantes é limitado e a ficha de inscrição pode ser encontrada em www.slaca.com.br/inscricao.html. Mais informações pelo e-mail simposio@fez.unicamp.br. Teses Biologia "Estudo parasitológico da transmissão e dos impactos da profilaxia da esquistossomose no município de Bananal, Estado São Paulo, Brasil" (mestrado). Candidato: Horácio Manuel Santana Teles. Orientador: professor Luiz Augusto Magalhães. Dia: 20 de março, às 14 horas, na sala de tese do prédio da Pós-Graduação do IB. "Variação espaço-temporal de aves frugívoras no sub-bosque e chuva de sementes em um trecho de Mata Atlântica no Estado de São Paulo" (mestrado). Candidata: Verônica Souza da Mota Gomes. Orientador: professor Wesley Rodrigues Silva. Dia 23 de março, às 14 horas, na sala da congregação do IB. Computação "Visualização automática de mapas tridimensionais" (doutorado). Candidato: Luis Arturo Perez Lozada. Orientador: professor Cândido F.X. de Mendonça. Dia 23 de março, às 14 horas, no auditório do IC. Educação "Entre cantos e chibatas: a pobreza em rima rica nas canções de João Bosco e Aldir Blanc"(mestrado). Candidato: Alexandre Felipe Fiuza. Orientadora: professora Ernesta Zamboni. Dia: 19 de março, às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco C, piso 2). Engenharia de Alimentos "Contribuição ao estudo do ácido fólico em alimentos enriquecidos" (mestrado). Candidata: Juliana Azevedo Lima. Orientadora: professora Helena Texeira de Godoy. Dia 22 de março, às 9 horas, no salão nobre da FEA. "Ação esporicida do peróxido de hidrogênio sobre bolores isolados em laminado para embalagens assépticas" (doutorado). Candidata: Denise Aparecida Delgado. Orientadora: professora Pilar Rodriguez de Massaguer. Dia 22 de março, às 14 horas, no Salão Nobre da FEA. Engenharia Elétrica e de Computação "Uma expansão dos métodos de curvas-PV e de análise modal estática para o estudo da estabilidade de tensão em sistemas de energia elétrica" (doutorado). Candidato: Luiz Carlos Pereira da Silva. Orientador: professor Vivaldo Fernando da Costa. Dia 23 de março, às 10 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC. Medicina "Construção de minigenes para avaliação de mutações que alteram o sítio de Splicing do gene responsável pela glicogenose tipo Ia (Doença de Von Gierre)" (mestrado). Candidata: Fernanda de Castro Reis. Orientadora: professora Edi Lúcia Sartorato. Dia 23 de março, às 14 horas, no anfiteatro da FCM. "CA 125 e HER-2/ neu em tumores de ovário do tipo Borderline estudo imunohistoquímico e por hibridização in situ por fluorescência (FISH)" (mestrado). Candidata: Juliana Karina R. Heinrich. Orientadora: professora Fátima Ap. Bottcher Luiz. Dia 23 de março, às 9 horas, no anfiteatro da FCM. Química "Estudo de espécies brasileiras de Rauvolfia (Apocynaceae)" (doutorado). Candidata: Lucília Kato. Orientadora: professora Raquel Marques Braga. Dia: 21 de março, às 14 horas, no auditório do auditório do IQ. "Preparação e testes catalíticos com o catalisador do tipo Ziegler Tic14/Tio2RED suportado em sílica gel" (doutorado). Candidato: José Luís de Souza. Orientador: professor Ulf Friedrich Schuchardt. Dia 22 de março, às 14 horas, no auditório IQ-17. "Aplicação da calorimetria diferencial de varredura modulada no estudo de sistemas poliméricos" (doutorado). Candidata: Cleide Maria Leite de Souza. Orientadora: professora Maria Isabel Felisberti. dia 23 de fevereiro, às 14 horas, na sala IQ-17. "Adição de nucleófilos de carbono a íons n-acilimínios peridroazepínicos. Estudo comparativo com íons n-acilimínios pirrolidínicos e piperidínicos" (doutorado). Candidata: Maria da Conceição Ferreira de Oliveira. Orientador: professor Ronaldo Aloíse Pilli. Dia 23 de março, às 14 horas, na sala IQ-13. Arquitetura e Urbanismo Uma
viagem pelas cidades históricas de Minas A atividade faz parte do calendário da disciplina história da arte, da arquitetura e do urbanismo, ministrada pelo professor Marcos Tognon, da Faculdade de Arquitetura da Unicamp. A equipe foi acompanhada pelo professor de história da arte Marco do Valle, do Instituto de Artes, e da professora de estudos socioeconômicos Cristina Meneguello, do Departamento de História da Unicamp. O material disponível no site fotos e textos foi enviado diariamente pelos estudantes para que os internautas acompanhassem a viagem. As imagens que ainda permanecem no site da Construtora Tecnotasa foram registradas por uma câmera digital cedida pela empresa. Uma viagem de imersão em outra história, segundo definição da aluna Paula Roberta Baratella. Uma volta a um passado muito distante, amenizado pela arquitetura mais contemporânea de Belo Horizonte, criada no século 19 para ser a nova capital mineira, incrementada com a arte de Niemeyer. O roteiro bem pensado fez com que os estudantes tomassem conhecimento do processo de modernização que partiu do barroco para o neogótico de Caraças até chegar a Belo Horizonte. Mais do que uma avaliação final da disciplina, os alunos esforçaram-se ao máximo para compreender melhor os conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Tognon, afirma Solange Schutz Staut . A seriedade na produção dos desenhos foi tão intensa que, segundo a professora Cristina Meneguello, os alunos aproveitaram o dia de folga dado por ela para criarem mais. "A idéia era mostrar a eles como é importante o desenho na vida de um arquiteto.", declara Cristina. "Por mais que exista computador, arquiteto tem de ser artista, tem de ter seu próprio olhar", reforça. Os desenhos e as fotos produzidos pelos alunos farão parte de duas exposições que devem se realizar no Centro Cultural Evolução e na Biblioteca Central da Unicamp, com data a ser confirmada. Por enquanto, o endereço das cidades históricas é www.tecnotasa.com.br. Posse Ricardo
Anido é o novo diretor do Instituto de Computação Anido estava à frente da vice-diretoria, há quatro anos, juntamente com o ex-diretor, professor Tomasz Kowaltowski e defende como uma das metas mais importantes para o Instituto nos próximos anos, o aumento da produção científica. Para alcançar esse objetivo pretende discutir novos mecanismos para o incentivo à produtividade em pesquisa. Em paralelo acredita que deverão ser discutidas também novas regras para a distribuição da carga didática. Sua proposta de trabalho contempla todas as áreas do Instituto. Na graduação e pós-graduação, ele acredita ser necessário melhorar e adequar progressivamente os currículos, infra-estrutura e metodologia de ensino. Para a graduação, ele propõe um estudo para o aumento do número de vagas e a implantação de novos cursos. E na pós-graduação, a implantação do mestrado profissional e o aumento do número de bolsas. Já na extensão, considera que o caminho é adequar a relação do mestrado profissional com os cursos de especialização, e buscar mais ativamente contratos de pesquisa e consultoria com empresas. Na área administrativa do Instituto, julga necessário consolidar o organograma funcional bem como prosseguir nas gestões para reenquadramento. Ao longo dos anos, Anido pôde acompanhar o processo de consolidação do Instituto. É engenheiro mecânico-aeronáutico, graduado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1978, mestre em ciência da computação pelo Instituto de Matemática e Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, em 1984, e PhD pelo Imperial College (Inglaterra) em 1989. Em 1994-95 fez pós-doutoramento no Institut Nacional des Télécommunications (França) em 1995. Exerceu diversas funções na Unicamp. Inicialmente foi coordenador de pós-graduação, depois chefe do então departamento de Ciência da Computação do Imecc, e no último quadriênio a vice-reitoria do IC. Externamente atuou como coordenador da Escola de Computação, e é o coordenador da Olimpíada Brasileira de Informática. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e atua junto a vários órgãos do governo e setores do empresariado nas questões de legislação e política para a área de informática. História Exposição
resgata evolução do ensino A mostra é parte de um processo que teve início na segunda metade do século 19, ainda no Império, quando a região de Campinas era a principal produtora de café da Província de São Paulo. "Além do centro econômico e administrativo, Campinas tornou-se importante centro educacional para atender aos filhos de proprietários agrícolas e comerciantes da região", explica Cássia Denise Gonçalves, responsável pela área de documentação iconográfica do Centro de Memória. Na época era pequeno o número de instituições de ensino público. No entanto, por iniciativa das famílias locais e estrangeiras, e de instituições religiosas e associações, começaram a surgir os colégios campineiros, predominantes privados, que atraíam alunos de regiões próximas, em função da qualidade do ensino, que essas escolas mantinham. Está ali, por exemplo, uma foto do Colégio Culto à Ciência, estabelecimento criado em 1869 por uma associação composta de fazendeiros, comerciantes e intelectuais da cidade. Entre as figuras envolvidas estão Francisco Glicério, Campos Salles, Jorge Krug, Visconde de Indaiatuba e Barão de Atibaia. Há o retrato da educadora Carolina Krug Florence, de origem alemã, que mais tarde emprestou o seu nome ao Colégio Florence, destinado à educação feminina; fotos da turma de alunos da Nova Escola Alemã (1927), do Liceu de Artes e Offícios, da Escola Profissional Bento Quirino, inaugurada em 1918, à Rua Culto à Ciência, 177, mais tarde encampada pelo Estado (1958), onde é hoje o Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca). Há uma foto da aula inaugural da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Unicamp), cuja campanha em favor de sua criação deflagrou-se em 1946 pelo jornalista Luso Ventura. Entre os livros expostos há publicações no mínimo curiosas. Por exemplo, a Cartilha Maternal, a qual se propunha a ensina A Arte da Leitura, de João de Deus, datada de 1881. Há também um livrinho, Pátria, de João Vieira de Oliveira, de 1899, "dedicado à mocidade brasileira", e o não menos curioso Cartilha das Mães, de 1915, de Arnaldo Barreto. São obras que, segundo observa Paulo Sérgio de Vasconcellos, coordenador do Cedae, "demonstram claramente a concepção do ensino vigente na época." Seleção Cotil
troca prova de redação por leitura de livros A escolha dos livros partiu da Comissão do Exame de Seleção do Colégio, e posteriormente foram analisados e aprovados pelos professores do Departamento de Humanas do Cotil. São eles: O cidadão de papel, de Gilberto Dimenstein, Editora Ática, Estação terra; comunicação no tempo e no espaço, de Dora Incontri, Editora Moderna, e Globalização; o que é isso, afinal? de Cristina Strazzacappa e Valdir Montanari, Editora Moderna - Coleção Desafios Segundo Donata, os critérios adotados para a escolha dos livros foram a facilidade da leitura, por serem livros críticos, fator essencial para formação de opinião dos alunos; o preço - em média R$ 10 reais cada um -, e também por serem interdisciplinares, o que contempla a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No primeiro livro, Cidadão de papel, o autor trata dos problemas brasileiros entre eles a ética e cidadania - com uma visão real e crítica; o segundo - Estação terra - conta a evolução da comunicação através dos tempos, fazendo, ainda, uma crítica aos meios de comunicação; o terceiro e último, como o próprio nome diz, explica o que é a globalização. As escolas da rede estadual de ensino e os cursinhos de Campinas e região também foram consultados sobre as novas medidas e aprovaram as mudanças. No início do ano letivo eles receberam a relação dos livros selecionados pela Comissão para que pudessem desenvolver a leitura com os alunos e prepará-los para o exame. Atividades Biblioteca
passa a sediar eventos A diretora Maria Alice Rebello quer que a Biblioteca funcione como uma difusora de cultura, dando condições para que artistas e produtores culturais da universidade divulguem seus trabalhos. Para este ano, a coordenadoria tem dois eventos agendados. Um deles, marcado para 23 e 24 de outubro, é o II Seminário de Publicações Periódicas. Nos dias 20 e 21 de novembro o espaço está reservado para um evento dedicado à coleção Os Viajantes, que homenageia os estrageiros que estiveram no Brasil. Ainda para o primeiro semestre, Maria Alice informa que está para ser confirmado um workshop de cinco dias sobre organização e preservação de acervos. Os eventos podem ser agendados com Rosângela, pelo e-mail bccoord@unicamp.bre pelo telefone 86502. Cidadania Estudantes
levam cursinho à região do Ouro Verde Viabilizado em parceria com a Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, o curso começa no dia 9 de abril. As inscrições já estão abertas. São 200 vagas no total, 100 para o período matutino e 100 para o noturno. "Queremos possibilitar o acesso também aos alunos que estão fazendo o último ano do ensino médio", explica Wilson Rogério Penteado Júnior, um dos coordenadores do projeto e aluno de Ciências Sociais. As mensalidades variam da gratuidade a R$ 50,00, de acordo com a avaliação sócio-econômica feita no ato da inscrição. A maioria dos inscritos deverá pagar parcela inferior a R$ 40,00. Ao longo do ano serão ministradas 20 disciplinas, de segunda a sexta-feira. Os sábados são reservados para plantões de dúvidas. O material, todo apostilado (incluído no valor da mensalidade), foi elaborado pelos próprios professores do cursinho. De acordo com Wilson, os estudantes da Unicamp recebem uma remuneração mínima, apenas para cobrir os gastos com transporte. Wilson Penteado afirma que tem o privilégio de estar na Unicamp graças a um projeto semelhante e acha gratificante poder passar a experiência para outras pessoas nas mesmas condições. Ele ressalta a importância do apoio da Associação de Moradores, que obteve patrocínio para pintar e executar obras de infra-estrutura na sede onde será oferecido o Cursinho Alternativo. Inscrições: 9134-9100 ou jccalheiros@zipmail.com.br ou no endereço: Rua Membira, nº 92, Jardim Aeroporto, aos sábados, das 14 às 17 horas. Artes Carvoaria
inspira escultor A exposição de Macedo permanece aberta até o dia 2 de abril, quando sé dará a defesa. Constituída de doze esculturas de madeira queimada, de tamanhos variados, as peças são resultados de parte da pesquisa de mestrado do artista. São peças criadas após viagens que Macedo fez pelo sertão de Minas Gerais, mais especificamente pelas áreas onde existem carvoarias. A exposição fica aberta à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Marinha - Estão abertas, até 23 de março, as inscrições do processo seletivo para ingresso no corpo de engenheiros da Marinha. Serão aceitos candidatos de ambos os sexos, brasileiros natos, nascidos a partir de 2 de janeiro de 1968. É importante ter concluído curso superior até a data de apresentação dos documentos. As vagas são para os engenheiros civil, industrial, de materiais, de sistemas de computação e de telecomunicações. Informações pelo telefone (21) 3870-6006 ou no site www.mar.mil.br Palestra - Dentro da programação das palestras abertas promovidas pela Informática de Municípios Associados, da Prefeitura Municipal de Campinas, o pós-graduando da Unicamp Rogério Caporali de Oliveira realiza a palestra "Soluções do CPqD para Modernização da Administração Pública". O evento será no dia 22 (quinta-feira), às 15 horas no Salão Vermelho da Prefeitura. Informações pelo telefone 3232-9611. Folclore - Apresentação do Grupo Fandango de Tamanco, de Ribeirão Grande (SP), com 22 integrantes, na aula inaugural do curso de extensão "Introdução ao Folclore Conceito e metodologia de pesquisa" no dia 13, no auditório do Instituto de Artes. Serão oito encontros, que acontecem às terças-feiras, que abordarão conceitos sobre folclore, pesquisa, dança, religiosidade popular, música e folguedos. Destinado a professores do ensino fundamental, o curso conta com 200 alunos. Segundo o coordenador, Avelino Bezerra, a equipe já prepara o programa do próximo semestre. Entre os destaques estão as Rendeiras de Florianópolis e os Artesãos de Iguape. Jornalismo Científico - Após a apresentação do corpo de docentes, coordenadores, pesquisadores, novos e ex-alunos feita pelo diretor do Laboratório de Jornalismo, Carlos Vogt (centro), dia 12 no auditório da DGA, a turma de 2001 do curso de Jornalismo Científico participou das discussões sobre o papel da imprensa na divulgação científica lideradas pelo jornalista Alberto Dines (direita) e pelo diretor médico do Laboratório Farmacêutico Pheizer, Valdair Pinto (esquerda). Perfil dos candidatos fez a coordenação do curso elevar o número de vagas de 30 para 43. Atividades Instituto
recebe novos alunos com palestras Os 86 estudantes 50 do diurno, sendo 30 do curso de Letras e 20 do curso de Lingüística, e 36 do curso de Letras noturno vão poder participar de nove palestras, ministradas pelos mais renomados professores da Universidade. Entre os temas que serão debatidos estão, por exemplo, "Letramento e formação do professor" e "Padrões rítmicos, fixação de parâmetros e mudança lingüística". Além das palestras, os alunos terão a oportunidade de fazer um curso de introdução à informática na sala de computação do IEL, para o qual serão oferecidas 45 vagas. Programa Dia 19 (segunda-feira), sala do telão, às 15 horas, "Subjetividade, alteridade e construção do estilo: relação entre estilos dos gêneros e estilos individuais", professoras Maria Laura Mayrink-Sabinson, Raquel Salek Fiad e Maria Bernadete Abaurre. Dia 20 (terça-feira), auditório do IEL, a partir das 14 horas "Projeto Integrado (CNPq) Letramento e formação do professor", professoras Ângela Kleiman e Inês Signorini. Às 15h30, "Padrões rítmicos, fixação de parâmetros e mudança lingüística", pela professora Charlotte Galves. Dia 21 (quarta-feira), sala de colegiados, às 14 horas, "Interdisciplinaridade e identidade no discurso pedagógico (língua materna e língua estrangeira), professora Maria José Coracini. Às 15h30, Projeto Integrado CNPq "Vozes na escola: Cultura e identidade em cenários sociolinguisticamente complexos", professora Marilda Cavalcanti Dia 22 (quinta-feira), sala do telão, às 14 horas, "Sema-soma: Uma abordagem psicoanalítica", professora Nina Virgínia de Araújo Leite. Às 15h30, "Projeto História das idéias lingüísticas e projetos do Laboratório de Estudos Urbanos", professores Eduardo Guimarães e Eni Orlandi. Dia 23 (sexta-feira), às 14 horas, "Tradução e literatura de língua inglesa", professor Eric Sabinson. Às 15h30, "Projetos em andamento no Labone", professoras Maria Irma Hadler Coudry e Edwiges Maria Morato. Coral abre inscrições O Coral Unicamp Zíper na Boca se prepara para receber novos coralistas. As inscrições ocorrem apenas no período de 28 a 30 de março. É importante que o candidato tenha alguma noção de canto-coral e muita disposição para aprender. As inscrições serão recebidas pessoalmente nos dias acima, no horário das 12 às 14 horas, no 1º piso do Instituto de Artes. As vagas são abertas apenas para alunos e funcionários da Universidade. O Zíper na Boca, formado em 1985, está ligado ao Núcleo de Integração e Difusão Cultural desde 1990, sempre sob a regência da maestrina Vívian Nogueira. Informações pelo telefone 3289-1966, ramal 29. Calourada prossegue com várias atividades A programação de recepção aos calouros prossegue esta semana com várias atividades culturais. Desta vez, a organização está a cargo da Pró-Reitoria de Graduação, por meio da subcomissão de Vivência Universitária, em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Entre as atividades estão programados a apresentação do Grupo Ginástico da Unicamp, do Coral Zíper na Boca e um concerto com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. O Diretório Central dos Estudantes também participa com a organização de espetáculos teatrais e musicais e, ainda, uma palestra com o jornalista José Arbex Júnior e outra com integrantes do Movimento Sem Terra (MST). A entrada para todos os eventos é franqueada a toda comunidade universitária. Confira os locais e horários da programação. Programa 20/3
(terça-feira), no Ginásio Multidisciplinar 21/3
(quarta-feira) no Ciclo Básico 2 (Prédio Paulo
Freire) 22/3
(quinta-feira) em frente ao Restaurante
Universitário |
|||
1994-2000
Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP E-mail: webmaster@unicamp.br |