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O presente roteiro será complementado oportunamente, de acordo com o andamento do curso.
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As referências ao Treatise,
ao Abstract e à Enquiry
concerning Human Understanding seguem
as edições recentes da Oxford University Press. Ex.: ‘E 2.4’ = ‘Enquiry,
seção 2, parágrafo 4’; ‘T 1.3.2.5’ = ‘Treatise, livro 1, parte 3,
seção 2, parágrafo 5’. Hífens indicam intervalos: Ex.: ‘E 4.14-23’ = parágrafos
de 14 a 23 da seção 4 da Enquiry.
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A leitura e estudo
preliminar de cada tópico devem sempre anteceder sua discussão em classe. Parte
substancial da avaliação se baseará na evidência desse estudo prévio. Os textos
devem ser trazidos pelos alunos em todas as aulas.
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Tendo em vista que a turma
à qual o curso está voltado já estudou a Enquiry (até a seção 5),
dará ênfase ao Treatise. Quando os tópicos forem comuns às duas obras,
proceder-se-á a uma análise comparada detalhada.
1.
Introdução:
1.
Hume: My own life; T Introdução; A 1-5.
2. Norton: An introduction to Hume’s thought (The
Cambridge Companion, cap. 1)
2.
Impressões e idéias
1. Origem das idéias: T 1.1.1-3; E 2
2. Associação de idéias: T 1.1.4; E 3
3. Modos
e substâncias T 1.1.6 (visão panorâmica, com
referências a Locke e Berkeley)
4.
Idéias
abstratas T 1.1.7
5. Relações filosóficas T 1.1.5, 1.1.3.1; relações de
idéias e questões de fato: E 4.1-2
6. Idéia de existência T 1.2.6
3.
Conhecimento e probabilidade: T 1.3 (durante
as aulas serão indicadas as porções
correspondentes na Enquiry; consulte-se também a
tabela elaborada por Selby-Bigge)
1. Do conhecimento
2. Da probabilidade e da idéia de causa e efeito
3. Por que uma causa é sempre necessária
4. Das partes componentes de nossos raciocínios
sobre causa e efeito
5. Das impressões dos sentidos e memória
6. Da inferência da idéia a partir da impressão
7. Da natureza da idéia de crença
8. Das causas de crença
9. Dos efeitos de outras relações e outros hábitos
10. Da influência da crença
11. Das probabilidades de acaso
12. Das probabilidades de causas
13. Da probabilidade não-filosófica
14. Da idéia de conexão necessária
15. Regras pelas quais se pode julgar acerca de
causas e efeitos
16. Da razão dos animais