HG 402 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Segundo semestre de 2004.

Prof. Silvio Seno Chibeni

tarefa 5

 

Observações:

·         Esta tarefa cobre o assunto do cap. 3 de Conjectures and Refutations e textos complementares indicados nas aulas.

·         Atenção: entregar ao professor, para efeitos de avaliação, apenas as questões em negrito: 1, 4, 6, 8, 14 e 20 (cujos valores, somando 3, serão incorporado à segunda prova); as demais deverão ser respondidas como exercício, pois são relativas à matéria da segunda prova (dia 17/12).

·         Entrega impreterível: dia 2/12 no início da aula (16h 5min).

 

Questões:

 

1. [0,5] a) Caracterize brevemente as duas classes de teorias científicas, fenomenológicas e construtivas (ou explicativas). b) Qual delas suscita mais problemas epistemológicos, dentro de um referencial empirista? Qual é o principal desses problemas?

 

2. a) A que grande problema epistemológico a oposição realismo/anti-realismo científico diz respeito? b) Defina sucintamente, mas com precisão, essas duas posições epistemológicas.

 

3. a) Dentre as formas de anti-realismo que retêm a concepção correspondencial de verdade, quais as três principais, apontadas nos artigos Chibeni 1993 e Chibeni 1996 (disponíveis na pasta do curso)? b) Qual dessas formas de anti-realismo é explicitamente criticada por Popper no texto estudado no curso? (Diga o nome e defina a posição.)

 

4. [0,5] a) Que posição epistemológica Osiander defende no prefácio ao De Revolutionibus? Justifique sua resposta, citando duas frases desse texto. b) Por que a adoção dessa posição ajudou a livrar a obra das perseguições da ortodoxia religiosa-científica da época?

 

5. A posição de Osiander foi rechaçada pelos maiores cientistas do início da ciência moderna. Cite os nomes de ao menos três deles. b) Segundo Popper, a partir das contribuições desses cientistas e de seus sucessores imediatos, que posição, dentre as duas indicadas na questão 2, prevaleceu até a primeira metade do século XX? c) Que episódio parece finalmente ter levado a uma mudança de opção por parte de vários líderes da ciência nessa época?

 

6. [0,5] A interpretação das teorias científicas construtivas como instrumentos ou regras de cálculo impede sua interpretação como descrições de aspectos inobserváveis do mundo? Justifique sua resposta.

 

7. O que, segundo Popper, o debate realismo/instrumentalismo têm a ver com o obscurantismo? Cite passagens do texto de Popper para justificar sua resposta.

 

8. [0,5] Fora o instrumentalismo, que outra posição acerca do conhecimento científico é criticada por Popper? Dê o nome e explique detalhadamente o que é, fazendo alusão a uma enumeração apresentada no início da seção 3 do artigo de Popper.

 

9. Com relação a essa posição, sintetize o que Popper diz acerca da atitude de Newton e seus comentadores e/ou seguidores.

 

10. Por que a essa posição também se aplica a crítica popperiana de obscurantismo?

 

11. Popper começa a seção 4 apontando uma vantagem da posição instrumentalista: a simplificação/diluição de certos problemas epistemológicos. Que problemas são esses?

 

12. Segundo Popper, o principal argumento a favor do instrumentalismo não é esse, mas o argumento semântico que atribui a Berkeley, e que na verdade se encontra expresso na famosa passagem da Enquiry Concerning Human Understanding de Hume (seção 2, último parágrafo): “Portanto, sempre que alimentarmos alguma suspeita de que um termo filosófico esteja sendo empregado sem nenhum significado ou idéia associada (como freqüentemente ocorre), precisamos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta idéia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão, isso servirá para confirmar nossa suspeita. Ao expor as idéias a uma luz tão clara podemos alimentar uma razoável esperança de eliminar todas as controvérsias que podem surgir acerca de sua natureza e realidade.” Como Popper reapresenta esse argumento, com vistas especificamente a apoiar o instrumentalismo?

 

13. Qual a objeção de Popper a esse argumento semântico? (Sintetize os traços principais da objeção.)

 

14. [0,5] A crítica central de Popper ao instrumentalismo apóia-se numa análise da metodologia científica. Segundo ele, há uma diferença profunda entre o modo pelo qual os cientistas tratam instrumentos (físicos ou teóricos) e teorias científicas, entendidas como tentativas sérias de descrever o mundo... Prossiga na exposição dessa análise, expondo seus pontos principais.

 

15. Por que, segundo Popper, a visão instrumentalista das teorias científicas obsta ao progresso da ciência?

 

16. Na última seção de seu artigo, Popper expõe a sua posição quanto ao conhecimento científico (e ao conhecimento em geral). Apresente-a em seus traços principais.

 

17. a) Segundo Popper, qual o objetivo central da ciência? b) Seria possível determinar que esse objetivo foi, em algum caso, alcançado? Por que?

 

18. À tese essencialista de que a ciência visa a fornecer explicações últimas (ou terminais) para os fenômenos, Popper contrapõe a idéia das “camadas” explicativas. Do que se trata?

 

19. Qual, segundo ele, o estatuto metafísico correto dos entes postulados em cada uma dessas camadas? (São reais? Em que sentido?)

 

20. [0,5] Qual a importância das falseações na crítica à posição idealista, de que as nossas teorias não guardam nenhum vínculo com uma realidade independente?