HG 402 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Segundo semestre de 2004.
Prof.
Silvio Seno Chibeni
tarefa 5
Observações:
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Esta tarefa cobre o assunto do cap. 3 de Conjectures
and Refutations e textos complementares indicados nas aulas.
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Atenção: entregar ao professor,
para efeitos de avaliação, apenas as questões em negrito: 1, 4, 6, 8, 14 e 20 (cujos
valores, somando 3, serão incorporado à segunda prova); as demais deverão ser
respondidas como exercício, pois são relativas à matéria da segunda prova (dia
17/12).
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Entrega impreterível: dia 2/12 no início da aula
(16h 5min).
Questões:
1. [0,5] a) Caracterize
brevemente as duas classes de teorias científicas, fenomenológicas e
construtivas (ou explicativas). b) Qual delas suscita mais problemas
epistemológicos, dentro de um referencial empirista? Qual é o principal desses
problemas?
2. a) A que grande problema epistemológico a oposição realismo/anti-realismo científico diz respeito? b) Defina sucintamente, mas com precisão, essas duas posições epistemológicas.
3. a) Dentre as formas de anti-realismo que retêm a concepção correspondencial de verdade, quais as três principais, apontadas nos artigos Chibeni 1993 e Chibeni 1996 (disponíveis na pasta do curso)? b) Qual dessas formas de anti-realismo é explicitamente criticada por Popper no texto estudado no curso? (Diga o nome e defina a posição.)
4. [0,5] a) Que posição
epistemológica Osiander defende no prefácio ao De Revolutionibus?
Justifique sua resposta, citando duas frases desse texto. b) Por que a adoção
dessa posição ajudou a livrar a obra das perseguições da ortodoxia
religiosa-científica da época?
5. A posição de Osiander foi rechaçada pelos maiores cientistas do início da ciência moderna. Cite os nomes de ao menos três deles. b) Segundo Popper, a partir das contribuições desses cientistas e de seus sucessores imediatos, que posição, dentre as duas indicadas na questão 2, prevaleceu até a primeira metade do século XX? c) Que episódio parece finalmente ter levado a uma mudança de opção por parte de vários líderes da ciência nessa época?
6. [0,5] A interpretação das
teorias científicas construtivas como instrumentos ou regras de cálculo impede
sua interpretação como descrições de aspectos inobserváveis do mundo?
Justifique sua resposta.
7. O que, segundo Popper, o debate realismo/instrumentalismo têm a ver com o obscurantismo? Cite passagens do texto de Popper para justificar sua resposta.
8. [0,5] Fora o instrumentalismo,
que outra posição acerca do conhecimento científico é criticada por Popper? Dê
o nome e explique detalhadamente o que é, fazendo alusão a uma enumeração
apresentada no início da seção 3 do artigo de Popper.
9. Com relação a essa posição, sintetize o que Popper diz acerca da atitude de Newton e seus comentadores e/ou seguidores.
10. Por que a essa posição também se aplica a crítica popperiana de obscurantismo?
11. Popper começa a seção 4 apontando uma vantagem da posição instrumentalista: a simplificação/diluição de certos problemas epistemológicos. Que problemas são esses?
12. Segundo Popper, o principal argumento a favor do instrumentalismo não é esse, mas o argumento semântico que atribui a Berkeley, e que na verdade se encontra expresso na famosa passagem da Enquiry Concerning Human Understanding de Hume (seção 2, último parágrafo): “Portanto, sempre que alimentarmos alguma suspeita de que um termo filosófico esteja sendo empregado sem nenhum significado ou idéia associada (como freqüentemente ocorre), precisamos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta idéia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão, isso servirá para confirmar nossa suspeita. Ao expor as idéias a uma luz tão clara podemos alimentar uma razoável esperança de eliminar todas as controvérsias que podem surgir acerca de sua natureza e realidade.” Como Popper reapresenta esse argumento, com vistas especificamente a apoiar o instrumentalismo?
13. Qual a objeção de Popper a esse argumento semântico? (Sintetize os traços principais da objeção.)
14. [0,5] A crítica central de
Popper ao instrumentalismo apóia-se numa análise da metodologia científica.
Segundo ele, há uma diferença profunda entre o modo pelo qual os cientistas
tratam instrumentos (físicos ou teóricos) e teorias científicas, entendidas
como tentativas sérias de descrever o mundo... Prossiga na exposição dessa
análise, expondo seus pontos principais.
15. Por que, segundo Popper, a visão instrumentalista das teorias científicas obsta ao progresso da ciência?
16. Na última seção de seu artigo, Popper expõe a sua posição quanto ao conhecimento científico (e ao conhecimento em geral). Apresente-a em seus traços principais.
17. a) Segundo Popper, qual o objetivo central da ciência? b) Seria possível determinar que esse objetivo foi, em algum caso, alcançado? Por que?
18. À tese essencialista de que a ciência visa a fornecer explicações últimas (ou terminais) para os fenômenos, Popper contrapõe a idéia das “camadas” explicativas. Do que se trata?
19. Qual, segundo ele, o estatuto metafísico correto dos entes postulados em cada uma dessas camadas? (São reais? Em que sentido?)
20. [0,5] Qual a importância das
falseações na crítica à posição idealista, de que as nossas teorias não guardam
nenhum vínculo com uma realidade independente?