Prof. Silvio Seno Chibeni – 2o semestre 2005
Primeira prova – 6/10/2005
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Devolução dia 20 de outubro, antes do início da aula.
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Esta prova tem peso 4. As questões têm pesos iguais. A segunda terá
peso 6 e será realizada no dia 24/11, em sala de aula, sem consulta.
Haverá exame no dia 15/12 (período oficial de exames), para quem tiver média
menor que 5,0 e houver comparecido a pelo menos 75% das aulas, sobre toda a
matéria do curso.
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Responda de forma clara e objetiva, porém não esquemática. Deixe amplas
margens para correção.
1. Assuma o empirismo como a perspectiva epistemológica mais adequada à análise do conhecimento científico. Das duas classes de teorias científicas, construtivas e fenomenológicas, qual a que apresenta maiores dificuldades de justificação? Por que?
2. O prefácio do De Revolutionibus Orbium Coelestium (1543), de Copérnico, foi escrito por Andreas Osiander. Esse prefácio tornou-se famoso entre historiadores e filósofos da ciência por defender uma certa interpretação das teorias astronômicas. Com base no trecho transcrito a seguir, diga qual a posição defendida por Osiander (quanto aos limites do conhecimento). Justifique.
“[...] é próprio do
astrônomo compor, por meio de uma observação diligente e habilidosa, o registro
dos movimentos celestes. E, em seguida, inventar e imaginar as causas dos
mesmos, ou melhor, já que não se podem alcançar de modo algum as verdadeiras,
quaisquer hipóteses que, uma vez supostas, permitam que esses mesmos movimentos
sejam corretamente calculados, tanto no passado como no futuro, de acordo com
os princípios da geometria. Ora, ambas as tarefas foram executadas com
excelência pelo autor. Com efeito, não é necessário que essas hipóteses sejam
verdadeiras, e nem mesmo verossímeis, bastando apenas que forneçam cálculos que
concordem com as observações [...]” Trad. Z. Loparic, Cadernos de História e
Filosofia da Ciência, n. 1, 1980, pp. 57-8.
3. a) Quais as duas teorias sobre a natureza da luz desenvolvidas entre os séculos XVII e XIX? Indique as idéias centrais da ontologia de cada uma, e dê os nomes dos seus criadores e principais defensores.
b) Que fenômenos cada uma delas melhor explicava? Que fenômenos não podiam ser bem explicados por cada uma elas?
4. Qual a relevância dos fenômenos e análises teóricas do efeito fotoelétrico e efeito Compton para a disputa entre as teorias da luz mencionadas na questão 3?