Prof. Silvio Seno Chibeni - Segundo semestre de 2006
Programa
de leituras fundamentais
(a ser detalhado e complementado oportunamente, de acordo com o
andamento do curso)
·
As referências ao Treatise,
ao Abstract e à Enquiry
seguem as novas edições da Oxford University
Press. Ex.: ‘E 2.4’ = ‘Enquiry, seção 2, parágrafo 4’; ‘T 1.3.2.5’ = ‘Treatise,
livro I, parte 3, seção 2, parágrafo 5’. Hífens indicam intervalos: Ex.: ‘E
4.14-23’ = parágrafos de 14 a 23 da seção 4 da Enquiry.
·
As fronteiras dos textos
indicados não demarcam de forma exata os assuntos; sua compreensão mais
adequada quase sempre requer referência a um contexto mais amplo.
·
A leitura e estudo de cada
tópico deve sempre anteceder sua discussão em classe. Parte substancial da
avaliação se baseará da evidência desses estudos prévios exibida durante essas
discussões.
Roteiro:
1. Introdução: familiarização com
o contexto filosófico e com o projeto filosófico geral de Hume
1. Hume: My own life; T Introdução;
E 1; A 1-5.
2. Norton: An introduction to Hume’s
thought (in: The
Cambridge Companion,
cap. 1)
3.
Alguma biografia sumária de Hume (procurar na internet ou em
enciclopédias)
2. Impressões e idéias
1.
Origem das idéias: T 1.1.1-3; E 2
2.
Associação de idéias: T 1.1.4 [5-7, leitura auxiliar opcional]; E 3
3.
Relações de idéias e questões de fato: E 4.1-2; T 1.1.5, 3.1
3. Conhecimento inferencial de
questões de fato
1.
Papel da relação causal I (análise preliminar): E 4.3-5; T 1.3.2.1-4; A
8;
2.
Conhecimento da relação causal: E 4.6-13, 5.1-9; T 1.3.2.5-16; A 9
3.
Papel da relação causal II (inferências causais): E 4.14-23, 5.1-9; T
1.3.3-6;
4.
A idéia de crença: T 1.3.7-10; E 5.10-22
5.
Probabilidade: T 1.3.11-13; E 6
6.
A idéia de conexão necessária: T 1.3.14; E 7