HG 304 – Teoria do Conhecimento I

Graduação, 1o Sem. 2007 - Prof. Silvio Seno Chibeni

Prova no 2 – 17/7/2007 

Observações:

·        Devolver impreterivelmente até as 12 h do dia 18, diretamente ao professor, ou ao Sr. Marcos Munhoz, secretário do CLE. O professor estará na sala de aula das 11:45 às 12 h do dia 18.

·        Não pode ser entregue por e-mail.

·        As respostas deverão ser individuais. Respostas que coincidam expressivamente, quanto à forma, entre dois ou mais alunos, serão consideradas nulas para efeito de nota.

·        Nas suas respostas, indique os parágrafos do Essay em que o assunto é abordado por Locke, usando a forma de referência padrão (edição de P. Nidditch).

·        Responda de forma objetiva. Seja sucinto, mas não esquemático. Cuide para que cada sentença faça sentido completo e seja compreensível por uma pessoa que não conheça o assunto.

 

Questões:

 

1.     Segundo Locke, as nossas idéias se originam, em última instância, de duas fontes. a) Quais são essas fontes? Explique. Dê dois exemplos de idéias fornecidas por cada uma. b) Por que o estabelecimento dessas fontes é importante dentro da proposta epistemológica geral de Locke – ou seja, argumentar que o nosso conhecimento é empírico? (Nesta resposta, levar em conta a definição de conhecimento encontrada em IV i 2.)

 

2.     Examinando as idéias que temos, verificamos que nem todas provêm diretamente das fontes apontadas na questão precedente; um exemplo seria a idéia de uma montanha de ouro. a) Como Locke resolve esse problema? b) Por que critérios as idéias simples se distinguem das complexas? Dê dois exemplos variados de idéias simples e dois de complexas.

 

3.     Locke distingue, nos corpos, as qualidades primárias das secundárias. a) Explique a distinção entre esses tipos de qualidades, e diga quais são as sete qualidades primárias b) No livro de Jostein Gaarder, O Mundo de Sofia, há menção à filosofia de Locke. À luz do que você respondeu no item (a), identifique o(s) problema(s) que existe(m) nas seguintes afirmações de Gaarder: “Por qualidades sensoriais primárias Locke entende a extensão, peso, forma, movimento e número das coisas.”  “... as ‘qualidades primárias’, tais como a densidade, o peso, a gravidade ...” . (Pp. 283 e 303 da tradução brasileira, Cia. das Letras, 1995.)

 

4.     Atuando sobre as idéias que possui, a mente pode formar outras idéias. As três principais “ações da mente” consideradas por Locke em II xi e xii são: comparação, composição e abstração. a) Quais os tipos de idéias formados por cada uma dessas faculdades? Dê dois exemplos de cada. b) Explique o processo de abstração, considerando a formação da idéia geral de brancura.

 

5.     As idéias complexas dividem-se em idéias de modos e idéias de substâncias. a) Explique a distinção, e dê dois exemplos variados de cada. b) Explique a comparação que Locke faz em II xiii 19 e II xxiii 2 dos filósofos europeus que inventaram a noção de substância com um certo “filósofo indiano” que, para explicar por que a Terra não cai no espaço, propôs que embaixo dela há um grande elefante; e para explicar por que este por sua vez não cai, propôs que embaixo dele há uma tartaruga imensa; e que ... (Continue.)