Graduação, 2o
Sem. 2009 – Prof. Silvio Seno
Chibeni
Observações importantes:
·
Em cada resposta
em que haja referência a algum conceito ou tese específicos de Locke, indique
precisamente o parágrafo do Essay em que se encontra, usando a
notação padrão, e não números de páginas.
·
Seja conciso, mas
não responda de forma esquemática. Escreva frases completas, que possam ser
entendidas por qualquer pessoa que não conheça em detalhe o assunto.
·
As questões valem
2,0 cada. As notas serão divulgadas na página web do curso.
Questões:
1.
No
Essay, I.i.2, Locke anuncia os objetivos principais do livro. O primeiro
é “investigar a origem ... do conhecimento humano ...”. a) Em termos
gerais, qual o papel dos três capítulos seguintes do Livro I nessa
investigação? b) E o papel do Livro II? Nesta resposta b faça referência
à tese principal do capítulo i desse Livro (tese em que a palavra experiência
aparece).
2.
a)
Localize e cite a passagem do Livro I em que Locke define o que é uma idéia.
b) Explique a distinção, apresentada no começo do Livro II, entre idéias de
sensação e idéias de reflexão. Dê 2 exemplos de cada tipo.
3.
Ao
criticar a tese de que há conhecimento inato (ou seja, de que a mente já possui
desde sua formação conhecimento de algumas proposições), Locke explora, numa
certa passagem de I ii, a relação que existe entre essa tese e a de que as
próprias idéias sejam inatas. a) Que relação é essa? (Localize a
passagem em que a relação é proposta, e cite a(s) frase(s) relevante(s).) b) Dê
um exempo de proposição e idéias às quais essa relação possa se aplicar.
4.
a)
Localize no Livro I e cite, em versão esquemática, o primeiro e mais importante
argumento a favor do inatismo, o argumento do assentimento universal. b) Qual a
primeira crítica de Locke a esse argumento? (Explique a crítica e localize o
parágrafo em que ocorre.)
5.
a)
Como Locke fundamenta a afirmação, que constitui a base de sua segunda crítica
ao argumento do assentimento universal, de que sua premissa é falsa? b) Da
falsidade dessa premissa o que se pode concluir sobre a validade e sobre
a relevância do argumento? Explique.
Correção do professor:
Premissa: Há proposições aceitas universalmente
Concusão: Há proposições inatas (a saber, essas
mesmas que são
universalmente
aceitas)
A primeira crítica é feita no parágrafo seguinte, ou seja, I ii 3: mesmo
que a premissa fosse verdadeira a conclusão não ficaria “provada”, ou seja,
Locke mantém que mesmo que haja proposições aceitas universalmente isso não
implica necessariamente que sejam inatas, pois a aceitação universal pode ter
outra explicação, que não a inscrição universal das proposições na mente
humana. A crítica é, pois, que o argumento inatista em questão não é válido.