JC010 – Filosofia da Cincia

Ps-Graduao  – 1 Semestre de 2020

Prof. Silvio Seno Chibeni

Departamento de Filosofia, IFCH, Unicamp

 

PROGRAMA ADAPTADO PARA ATIVIDADES DISTNCIA

(Em permanente desenvolvimento, conforme o feedback dos alunos e do andamento do curso. Consulte-se esta pgina para acompanhar os ajustes: https://www.unicamp.br/~chibeni/cursos/201fc-jc010/201fc-jc010-programa-pandemia.htm )

 

Este programa tem trs eixos: leituras de textos selecionados da bibliografia original do curso; realizao de tarefas curtas (textos de 1 p. de extenso), para nota; encontros via Skype.

 

Passo 1

      Estudo da Parte I do Programa Original do curso. Leitura em casa. Todos os textos esto disponveis grtis na rede. Roteiro detalhado desse Passo 1.

      Tarefa 1: Elaborar, sobre esse material, uma lista de 5 (cinco) questes, crticas ou comentrios breves, com extenso total mxima de 1 pgina em espao 1,5. Enviar ao professor via TurnItIn (instrues sobre como se registrar enviadas por email em 22/3). Data de entrega: 8 de abril.

      Dia 13/4: aula via Skype, no horrio oficial das aulas. Nesta aula as questes dos alunos (reunidas por temas principais) sero apresentadas e respondidas. Outros pontos importantes da Parte 1 eventualmente no suscitados nas questes sero tambm abordados.

      Tarefa 1: compilao de respostas, com comentrios do professor.

 

Passo 2

      Leitura do cap. 1 de The Structure of Science, de E. Nagel. Cpia digital disponvel aqui.

      Tarefa 2: Elaborao de uma sntese desse texto, de 1 pgina de extenso (espao 1,5). Data de entrega, via Turnitin: 22/abril.

      Tarefa 3: Anlise crtica, luz desse texto, de dois artigos de jornais de ampla circulao sobre a importncia da cincia na questo atual da pandemia de coronavirus. Textos sugeridos aqui (Texto 1, Texto2, Texto 3 (editorial Estado 29//20), Texto 4 (FSP, 29/3/20, p. 3), Vdeo 1 (entrevista de Atila Iamarino no Roda Viva, 30/3/20), Texto 5 (Gaglioni: mtodo cientfico), Texto 6 (Cristiano Rezende: inutilidade da filosofia), Texto 7 (C. H. de Brito Cruz: Vamos sofrer menos se nos basearmos na cincia, mas ela no faz mgica, FSP 7/4/20), Texto 8 (P. Schulz: COVID-19: cincia no opinio, conhecimento, Jornal da Unicamp, 11/4/20); Texto 9 (Menos empirismo, S. Cimerman, infectologista, Estado, 28-4-20). {Outros textos de teor parecido tambm podero ser escolhidos, caso em que devero ser enviados ao professor junto com a Tarefa 3.} Extenso: 1 pgina.  Envio ao professor. Data de entrega via Turnitin: 22/abril. OBS.:  Entregar as Tarefas 2 e 3 em arquivos separados, editveis, com nomes da forma: prenome-tarefaX.

      Dia 27/abril. Aula via Skype sobre os assuntos deste Passo. Explicao do esquema 9 e texto 8.

      Tarefa 2 e 3: compilao de respostas, com comentrios do professor.

 

Passo 3

      Leitura dos caps. 1 e 2 de The Philosophy of Natural Science, de C. Hempel. Cpia digital disponvel aqui (uso restrito a esta Disciplina).

o   Cap. 1 – Scope and aim of this book.

o   Cap. 2 – Scientific inquiry: Invention and test.

      Tarefa 4: Elaborao de um texto de 2 pginas comparando criticamente a seo 2.1 do livro de Hempel (A case history as an example) com o artigo: Oliveira, M. B. & Fernandez, B. P. M. Hempel, Semmelweis e a verdadeira tragdia da febre puerperalScientiae Studia, v.5 n.1, p. 49-79,  2007. Entrega: 8 maio, sexta.

      Textos de jornais que se referem ao caso Semmelweis no contexto da pandemia Covid-19: 1. Artigo na BBC-News Brasil; 2. Artigo FSP 14-4-20, p.  Quando tudo acabar. Texto sobre o mdico chins Li Wenliang e a interferncia poltica na cincia (D. Magnoli, FSP 2-5-20). Marlova Noleto (Unesco): Cincia, cooperao e uma nova noo de humanidade (FSP, 3/5/20, p. 3).

      Artigo de C. de Moura Castro, Nos bastidores da cincia (Estado, 11-5-20, p. A2).

      Artigo de Fared Zakaria, A Natureza e o verdadeiro escndalo da Covid-19 (Estado, 11-5-20, p. A9).

      Dia 11/5: Aula via Skype sobre esse assunto. Sntese e discusso da seo 2.2 (Basic steps in testing a hypothesis).

      Tarefa 4: compilao de algumas respostas dos alunos.

      Notas de aula sobre o cap. 2.

 

Passo 4

      Leitura do cap. 3 de The Philosophy of Natural Science,  The test of a hypothesis: Its logic and its force.

      Material de apoio:

Notas de Aula, Chibeni, S. S.:

a) Notas sobre os captulos 3 e 4 de Philosophy of Natural Science.

b) A avaliao das teorias cientficas

       Tarefa 5: Questes sobre as sees 2.2 e 2.3. Entrega: 22/5

      Encontro Skype sobre as respostas Tarefa 5; explicaes sobre o cap. 3: 25/5. (Cancelado.)

      Compilao de respostas da Tarefa 5.

       Tarefa 6: Questes sobre o cap. 3. Entrega: 29/5

      Compilao de respostas da Tarefa 6.

       Encontro Skype  sobre a Tarefa 6; explicaes sobre o cap. 4: 1/6

 

Passo 5

      Leitura do cap. 4 de The Philosophy of Natural Science,  Criteria of confimation and acceptability.

      Material de apoio: o mesmo do Passo 4, com complementaes a serem ulteriormente indicadas aqui.

      Tarefa 7: Anlise de um exemplo histrico de teste de uma hiptese cientfica, a ser encontrado na literatura por cada aluno, individualmente. Descreva o teste, com razovel detalhe, citando as fontes, e comente como ele se enquadraria (ou no) nos esquemas discutidos por Hempel nos cap. 2, 3 e 4. Entrega: 12/6

      Compilao de respostas da Tarefa 7

       Encontro Skype  sobre a Tarefa 7. Data: 15/6

 

Passo 6 e subdivises (mais detalhes sero fornecidos oportunamente)

      Implementao da leitura principal da Parte III do Programa original do curso: T. S. Kuhn, The Structure of Scientific Revolutions.

{Nota: esse livro se encontra amplamente disponvel em edies impressas e digitais. Veja-se, por exemplo, a edio comemorativa dos 50 anos do livro (Chicago Univ. Press, 2012), que contm uma excelente introduo pedaggica de Ian Hacking. }

 

Passo 6A. Leituras iniciais e material de apoio:

o   Kuhn, Structure, Prefcio e Seo 1: Introduction: A role for history

o   Bird, Alexander, Thomas Kuhn, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2018 Edition), Edward N. Zalta (ed.), https://plato.stanford.edu/archives/win2018/entries/thomas-kuhn/ .

o   Notas de aula, Chibeni, S. S.:

a)    Notas sobre A Estrutura das Revolues Cientficas ;

b)  Sntese de A Estrutura das Revolues Cientficas.

o   Hacking, Ian, Introductory essay to the 50th anniversary edition of The Structure of Scientific Revolutions (4th ed.), Chicago and London, University of Chicago Press, 2012. (Available also in Kindle version.)

o   Chalmers, What is this thing called Science? Cap. 8: Theories as strucutes. Kuhns paradigms.

o   Ana Clarice R. Costa, Referncias bibliogrficas de e sobre Kuhn.

Para este Passo 6A no haver tarefa.

 

      Passo 6B. Structure, sees 2, 3 e 4.

Encontro Skype com explicaes sobre essas duas sees: 29/6

         Tarefa 8, sobre essas trs sees: 3/julho

Compilao de respostas da Tarefa 8

 

Para reflexo:

  Thomas Kuhn: Thomas Kuhn speaking about The Structure of Scientific Revolutions, excerpt from: "an intellectual autobiography in the form of an interview, conducted by A. Baltas, K. Gavroglu, and V. Kindi in Athens in the fall of 1995 (Kuhn, The Road since Structure, ed. J. Conant and J. Haugeland, University of Chicago, 2000).

  Imre Lakatos: "Science and Pseudoscience", BBC Radio talk in 1973 (do not miss!)

  Ian Hacking talks about Thomas Kuhn's core ideas (clear and easy).

  Ronald Giere gives a talk on Thomas Kuhn and his influential work in the philosophy of science. [This talk was part of a conference celebrating the 50th anniversary of Kuhn's famous work The Structure of Scientific Revolutions.] (advanced)

  Natalia Pasternak: covid-19, cincia, negacionismo e pseudocincia. Entrevista no Roda Viva, 29/6/2020.

  Gabriela Prioli: a postura de questionamento filosfico e as pseudoverdades. Artigo na Folha de S. Paulo, 25-6-2020, p. 2.

 

      Passo 6C. Structure, sees 5, 6 e 7.

Encontro Skype: 13/7

Tarefa 9: 17/7

Compilao de respostas da Tarefa 9

Leitura complementar (importante!): Dois artigos de Kuhn elaborados quando estava ultimando a preparao da Structure. Apresentam, de forma sinttica e com variaes relevantes, o contedo das sees 2 a 7 do livro, aproximadamente.

o   1959, The Essential Tension: Tradition and Innovation in Scientific Research, in The Third (1959) University of Utah Research Conference on the Identification of Scientific Talent C. Taylor, Salt Lake City: University of Utah Press: 162–74. Disponvel aqui.

o   1963, The Function of Dogma in Scientific Research, in Scientific Change, A. Crombie (ed.), London: Heinemann: 347–69. Disponvel aqui: original; traduo brasileira.

Veja-se, para efeito de contraste, este artigo da mesma poca, da autoria de pesquisador da Universidade de Virginia, que posteriormente viria a se destacar na rea de estudo de fenmenos incomuns nas reas de psiquiatria e psicologia. O artigo uma crtica contundente e relevante do que ele chama de dogmatismo cientfico. Como se nota nos artigos e, depois, em seu livro, Kuhn encontrou (de forma pioneira) um papel positivo e relevante para a resistncia a mudanas nas cincias (bsicas):

o   Ian Stevenson: Scientists with half-closed minds (http://rebprotocol.net/June2009/Stevenson%20Scientists%20with%20Half-closed%20Minds%208pp.pdf)

o   Veja tambm, sobre outro assunto: Entrevisa com Artur Avila, prmio Fields: A cincia no cheia de certezas. G1, blog de Helio Gurovitz, 8/7/2020.

 

      Passo 6D. Structure, sees 8, 9 e 10

Encontro Skype: 20/7 (sobre sees 8 e 9).

Encontro Skype sobre seo 10 (convidada especial*): 27/7

Tarefa 10: 31/7

Compilao de respostas da Tarefa 10

 

      Passo 6E. Structure, sees 11, 12 e 13.

Encontro Skype, sees 11 e 12: 3/agosto

Encontro Skype, seo 13 (com convidado especial*): 10/agosto

Tarefa 11: 14/8

Compilao de respostas da Tarefa 11

Encontro Skype de concluso da disciplina: 17/agosto

 

- Fim do curso -