JC010 – Filosofia da Cincia
Ps-Graduao – 1 Semestre de
2020
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia, IFCH, Unicamp
PROGRAMA ADAPTADO PARA ATIVIDADES
DISTNCIA
(Em permanente desenvolvimento, conforme o feedback dos alunos e do andamento do curso. Consulte-se esta pgina para acompanhar os ajustes: https://www.unicamp.br/~chibeni/cursos/201fc-jc010/201fc-jc010-programa-pandemia.htm )
Este programa tem trs eixos: leituras de
textos selecionados da bibliografia original do curso; realizao de tarefas
curtas (textos de 1 p. de extenso), para nota; encontros via Skype.
Passo 1
Estudo da Parte I do Programa Original do
curso. Leitura em casa. Todos os textos esto disponveis grtis na rede. Roteiro detalhado desse Passo 1.
Tarefa 1: Elaborar, sobre esse material, uma
lista de 5 (cinco) questes, crticas ou comentrios breves, com extenso total
mxima de 1 pgina em espao 1,5. Enviar ao professor via TurnItIn (instrues sobre como se registrar enviadas
por email em 22/3). Data de entrega: 8 de abril.
Dia 13/4: aula via Skype, no horrio oficial das aulas. Nesta aula as
questes dos alunos (reunidas por temas principais) sero apresentadas e
respondidas. Outros pontos importantes da Parte 1 eventualmente no suscitados
nas questes sero tambm abordados.
Tarefa 1: compilao de respostas, com comentrios do professor.
Passo
2
Leitura do cap. 1 de The Structure of Science, de E. Nagel. Cpia digital disponvel aqui.
Tarefa 2: Elaborao de uma sntese desse
texto, de 1 pgina de extenso (espao 1,5). Data de entrega, via Turnitin: 22/abril.
Tarefa 3: Anlise crtica, luz desse texto,
de dois artigos de jornais de ampla circulao sobre a importncia da cincia
na questo atual da pandemia de coronavirus. Textos sugeridos aqui (Texto 1, Texto2, Texto 3 (editorial Estado 29//20), Texto 4 (FSP,
29/3/20, p. 3), Vdeo 1 (entrevista de Atila Iamarino no Roda Viva, 30/3/20), Texto 5 (Gaglioni: mtodo cientfico), Texto 6 (Cristiano Rezende: inutilidade da filosofia), Texto 7 (C. H. de Brito Cruz: Vamos sofrer menos se nos
basearmos na cincia, mas ela no faz mgica, FSP 7/4/20), Texto 8 (P. Schulz: COVID-19: cincia no opinio,
conhecimento, Jornal da Unicamp,
11/4/20); Texto 9 (Menos empirismo, S. Cimerman, infectologista, Estado, 28-4-20). {Outros textos de
teor parecido tambm podero ser escolhidos, caso em que devero ser enviados
ao professor junto com a Tarefa 3.} Extenso: 1 pgina. Envio ao professor. Data de entrega via
Turnitin: 22/abril. OBS.:
Entregar as Tarefas 2 e 3 em
arquivos separados, editveis, com nomes da forma: prenome-tarefaX.
Dia 27/abril. Aula via Skype sobre os assuntos deste Passo. Explicao do esquema
9 e texto 8.
Tarefa 2 e 3: compilao de respostas, com comentrios do professor.
Passo
3
Leitura dos caps. 1 e 2 de The Philosophy of Natural Science, de C.
Hempel. Cpia digital disponvel aqui (uso restrito a esta Disciplina).
o
Cap. 1 – Scope and aim of this book.
o
Cap. 2 – Scientific inquiry: Invention and test.
Tarefa 4: Elaborao de um texto
de 2 pginas comparando criticamente a seo 2.1 do livro de Hempel (A case
history as an example) com o artigo: Oliveira, M. B. & Fernandez, B. P.
M. Hempel, Semmelweis e a verdadeira tragdia da febre
puerperal. Scientiae
Studia, v.5 n.1, p. 49-79, 2007. Entrega: 8 maio, sexta.
Textos de jornais que se referem
ao caso Semmelweis no contexto da pandemia Covid-19: 1. Artigo na BBC-News Brasil; 2. Artigo FSP 14-4-20, p. Quando tudo acabar. Texto sobre o mdico chins Li Wenliang e a interferncia poltica na cincia (D.
Magnoli, FSP 2-5-20). Marlova Noleto
(Unesco): Cincia, cooperao e uma nova noo de humanidade (FSP, 3/5/20, p. 3).
Artigo de C. de Moura Castro, Nos bastidores da cincia (Estado, 11-5-20, p. A2).
Artigo de Fared Zakaria, A Natureza e o verdadeiro escndalo da Covid-19 (Estado, 11-5-20, p. A9).
Dia 11/5: Aula via Skype sobre esse assunto. Sntese e
discusso da seo 2.2 (Basic steps in testing a hypothesis).
Tarefa 4: compilao de algumas respostas dos alunos.
Passo 4
Leitura
do cap. 3 de The Philosophy of
Natural Science, The test of a hypothesis: Its logic and
its force.
Material
de apoio:
Notas de Aula, Chibeni, S. S.:
a) Notas sobre os captulos 3 e 4 de Philosophy of Natural
Science.
b) A avaliao das teorias cientficas
Tarefa 5:
Questes sobre as sees 2.2 e 2.3. Entrega:
22/5
Encontro
Skype sobre as respostas Tarefa 5; explicaes sobre o cap. 3: 25/5.
(Cancelado.)
Compilao de respostas
da Tarefa 5.
Tarefa 6:
Questes sobre o cap. 3. Entrega: 29/5
Compilao de respostas
da Tarefa 6.
Encontro Skype sobre a Tarefa 6; explicaes sobre o
cap. 4: 1/6
Passo 5
Leitura
do cap. 4 de The Philosophy of
Natural Science, Criteria of confimation and
acceptability.
Material
de apoio: o mesmo do Passo 4, com complementaes a serem ulteriormente
indicadas aqui.
Tarefa
7: Anlise de um exemplo histrico de teste de uma hiptese cientfica, a ser
encontrado na literatura por cada aluno, individualmente. Descreva o teste, com
razovel detalhe, citando as fontes, e comente como ele se enquadraria (ou no)
nos esquemas discutidos por Hempel nos cap. 2, 3 e 4. Entrega: 12/6
Compilao de respostas
da Tarefa 7
Encontro Skype sobre a Tarefa 7. Data: 15/6
Passo
6 e subdivises (mais
detalhes sero fornecidos oportunamente)
Implementao
da leitura principal da Parte III do Programa original do curso: T. S. Kuhn, The Structure of Scientific Revolutions.
{Nota: esse livro se encontra amplamente
disponvel em edies impressas e digitais. Veja-se, por exemplo, a edio
comemorativa dos 50 anos do livro (Chicago Univ. Press, 2012), que contm uma
excelente introduo pedaggica de Ian Hacking. }
Passo 6A. Leituras iniciais e material de
apoio:
o Kuhn, Structure, Prefcio e Seo 1:
Introduction: A role for history
o Bird, Alexander,
Thomas Kuhn, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2018
Edition), Edward N. Zalta (ed.), https://plato.stanford.edu/archives/win2018/entries/thomas-kuhn/ .
o
Notas de aula, Chibeni, S. S.:
a) Notas sobre A Estrutura das
Revolues Cientficas ;
b) Sntese de A Estrutura das
Revolues Cientficas.
o
Hacking, Ian, Introductory essay to the 50th anniversary
edition of The Structure of Scientific
Revolutions (4th ed.), Chicago and London, University of Chicago
Press, 2012. (Available also in Kindle version.)
o
Chalmers, What is this thing
called Science? Cap. 8: Theories as strucutes. Kuhns paradigms.
o Ana Clarice
R. Costa, Referncias
bibliogrficas de e sobre Kuhn.
Para este
Passo 6A no haver tarefa.
Passo 6B. Structure, sees 2, 3 e 4.
Encontro Skype com explicaes sobre essas duas
sees: 29/6
Tarefa 8, sobre essas trs sees: 3/julho
Compilao de respostas da Tarefa 8
Para reflexo:
Thomas Kuhn: Thomas Kuhn speaking about The Structure of Scientific Revolutions,
excerpt from: "an intellectual autobiography in the form of an interview,
conducted by A. Baltas, K. Gavroglu, and V. Kindi in Athens in the fall of 1995
(Kuhn, The Road since Structure, ed.
J. Conant and J. Haugeland, University of Chicago, 2000).
Imre Lakatos: "Science and Pseudoscience", BBC Radio talk in 1973 (do not
miss!)
Ian Hacking talks about Thomas Kuhn's
core ideas (clear and easy).
Ronald Giere gives a talk on Thomas Kuhn
and his influential work in the philosophy of science. [This talk was part of a
conference celebrating the 50th anniversary of Kuhn's famous work The Structure of Scientific Revolutions.]
(advanced)
Natalia Pasternak: covid-19, cincia, negacionismo e pseudocincia.
Entrevista no Roda Viva, 29/6/2020.
Gabriela Prioli: a postura de questionamento filosfico e as
pseudoverdades. Artigo na Folha de S.
Paulo, 25-6-2020, p. 2.
Passo 6C. Structure, sees 5, 6 e 7.
Encontro Skype: 13/7
Tarefa 9: 17/7
Compilao de respostas da Tarefa 9
Leitura complementar
(importante!): Dois artigos de Kuhn elaborados quando estava ultimando a
preparao da Structure. Apresentam, de forma sinttica e com variaes
relevantes, o contedo das sees 2 a 7 do livro, aproximadamente.
o
1959, The Essential Tension: Tradition and Innovation in Scientific
Research, in The Third (1959) University
of Utah Research Conference on the Identification of Scientific Talent C.
Taylor, Salt Lake City: University of Utah Press: 162–74. Disponvel aqui.
o
1963, The Function of Dogma in Scientific Research, in Scientific Change, A. Crombie (ed.),
London: Heinemann: 347–69. Disponvel aqui: original; traduo brasileira.
Veja-se, para efeito
de contraste, este artigo da mesma poca, da autoria de pesquisador da
Universidade de Virginia, que posteriormente viria a se destacar na rea de
estudo de fenmenos incomuns nas reas de psiquiatria e psicologia. O artigo
uma crtica contundente e relevante do que ele chama de dogmatismo
cientfico. Como se nota nos artigos e, depois, em seu livro, Kuhn encontrou
(de forma pioneira) um papel positivo e relevante para a resistncia a mudanas
nas cincias (bsicas):
o
Ian Stevenson: Scientists with half-closed
minds
(http://rebprotocol.net/June2009/Stevenson%20Scientists%20with%20Half-closed%20Minds%208pp.pdf)
o
Veja tambm, sobre outro assunto: Entrevisa com Artur Avila, prmio Fields: A cincia no cheia de
certezas. G1, blog de Helio Gurovitz, 8/7/2020.
Passo 6D. Structure, sees 8, 9 e 10
Encontro Skype: 20/7
(sobre sees 8 e 9).
Encontro
Skype sobre seo 10 (convidada especial*): 27/7
Tarefa 10: 31/7
Compilao de respostas da Tarefa 10
Passo 6E. Structure, sees 11, 12 e
13.
Encontro Skype, sees 11 e 12: 3/agosto
Encontro Skype, seo 13 (com convidado especial*):
10/agosto
Tarefa 11: 14/8
Compilao de respostas da Tarefa 11
Encontro Skype de concluso da
disciplina: 17/agosto
- Fim do curso -