Notas sobre Rousseau

Carlos Alberto Pereira
caalpereira@ig.com.br

"No fundo, salvo os gatos pingados românticos
do "bom selvagem" (Rousseau),
todos os que tentam influir
no comportamento humano
(pais, professores, padres, pastores,
treinadores de pessoal, polícia, jornalista,
burocratas, médicos, extensionistas, etc).
pensam em educação da mesma forma que o
amestrador pensa com relação aos animais selvagens..."
Lauro de Oliveira Lima
1 Histórico
1.1 A vida e obras
Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi filósofo, sociólogo e pedagogo, nasceu em Genebra e teve uma influência importante na Revolução Francesa e no Romantismo. Foi perseguido politicamente, procurou refúgio na Suíça e na Inglaterra. Quando voltou à França, fixou-se em Paris e passou a lecionar música. Morreu um pouco mais tarde, talvez por suicídio, em Ermenonville.

Foi um filósofo iluminista, considerado um dos principais pensadores franceses do século XVIII, filho de uma linhagem de franceses protestantes, emigrados para a Suíça durante o século XVI. Sua vida foi, desde muito cedo, marcada pela pobreza. Converteu-se ao catolicismo e trabalhou, na juventude, como gravador, secretário e pajem. Sua educação foi realizada de maneira autodidata, estudou música com o Sr Le Maître, e latim em um seminário. Trabalhou como professor de música, escreveu peças musicais, óperas e balés. Em 1742, viajou para Paris e teve contato com Condillac e Diderot. Escreveu artigos sobre música em Enciclopédia. De uma ligação amorosa, teve cinco filhos, os quais entregou aos cuidados de orfanatos. Em 1750, recebeu o primeiro prêmio em um concurso realizado pela Academia de Dijon, com o qual tornou-se conhecido nos meios intelectuais franceses. Quatro anos depois, retornando a Genebra, rompeu relações com Diderot e D’Alembert e foi alvo de censura pública. Algumas de suas obras foram consideradas subversivas, o que obrigou Rousseau a deixar Paris. Devido a constantes perseguições, viajou à Inglaterra, a convite de Hume, em 1765.Dois anos depois, porém, rompeu relações com o filósofo inglês e retornou a Paris, onde viveu até o fim de seus dias.

Escreveu:

    • Dicionário de Música,
    • A nova Heloísa,
    • Confissões,
    • Discurso sobre as ciências e as artes,
    • Discurso sobre as origens e fundamentos da desigualdade entre os homens,
    • Emílio,
    • O Contrato social,
    • Diálogos de Rousseau, juiz de Jean-Jacques,
    • Considerações sobre o governo da Polônia,
    • Devaneios de um caminhante solitário.


    1.2. Sobre o seu pensamento

O ponto central do pensamento de Rousseau foi a oposição entre natureza e sociedade, constitutiva da condição humana, das leis da natureza, da aquiescência da busca de uma vida auto-suficiente, regulada e de uma moral natural, que visava satisfazer necessidades básicas entre o equilíbrio com o meio físico e com os seus semelhantes. Levantou as questões do estado primitivo, das primeiras sociedades, dos vínculos familiares, do indivíduo realizando-se plenamente como ser social.

Rousseau refletiu sobre as formas celulares de organização social e o modo de ser homem, o embrutecimento da vida inteiramente natural. Para Rousseau a origem dos males da civilização residia no aparecimento da propriedade privada o que gerava a criação de uma maneira degenerada de conduta moral dos indivíduos, aparecendo o egoísmo e o desejo de posse.

A civilização, para Rousseau, impõe um nivelamento e artificialidade sobre o comportamento humano e ignora as necessidades individuais e naturais. Mas Rousseau não pretendia impor uma regressão da sociedade ao estado primitivo, ele apenas resguardava os valores inatos dos homens mascarados pelas exigências brutais da civilização.

O pensamento de Rousseau procurava elaborar teorias reguladoras da educação e política, de modo a que estas passassem a levar em conta as necessidades naturais do homem.

O contato com a natureza, para Rousseau, é realizado é estabelecido a partir do sentimento de sua união mística com a natureza e com os seus semelhantes, onde o homem pode encontrar o pleno sentido da liberdade.

As idéias de Rousseau foram consideradas, pela história da filosofia, como precursoras do idealismo alemão e do romantismo, movimento instaurado na Europa durante o século XIX.

 
1.3 Enciclopedistas
Este termo foi utilizado aos grupos de pensadores, cientistas e literatos franceses que participaram da elaboração da Enciclopédia, (1751-1766). A origem de enciclopédia vem do grego, e significa ciclo educativo; uma enciclopédia representa um sistema completo de formação educativa, que pretende abarcar globalmente as disciplinas ministradas em uma determinada época, bem como os fundamentos destas disciplinas.

A Enciclopédia francesa do século XVIII representou o espírito do pensamento iluminista e tem a principal característica a necessidade de ilustrar todos aqueles que busquem acesso ao saber e à cultura. Este projeto divulgou uma noção de igualdade fundamental entre os homens, constitutiva da filosofia iluminista e presente no pensamento de todos os pensadores que compõem o grupo dos enciclopedistas.

Os participantes trataram de assuntos como;

    • Problemas sociais,
    • Confiança no poder da razão,
    • A observação,
    • A experiência,
    • A afirmação do direito à liberdade de pensamento,
    • Desvinculação de dogmas religiosos,
    • Crença nos frutos trazidos pela liberdade,
    • As descobertas científicas,
    • Ao implemento das técnicas,
    • Ao progresso da civilização.
E Rousseau participou junto com Diderot, D’Alembert, Voltaire, Montesquieu, Holbach, Quesnay, Turgot, Daubenton, Marmontel e o Abade Morellet.

A filosofia iluminista expressa na Enciclopédia influenciou diretamente os ideais preconizados da Revolução francesa.
 

2. O Retorno à Natureza

Nos tempos da Renascença, a cidade fora sinônimo de civilidade, o campo de rudeza e rusticidade. Tirar os homens das florestas e encerra-los em uma cidade era o mesmo que civiliza-los. O fidalgo criado na cidade seria mais civilizado que um educado no campo. A cidade era o berço do aprendizado, das boas maneiras, do gosto e da sofisticação, era a arena da satisfação do homem. Adão fora colocado em um jardim e o paraíso associado a flores e fontes.Mas quando os homens pensavam no paraíso da salvação, geralmente o visualizavam em uma cidade. Séculos a fio, a cidade e os muros simbolizavam segurança, e era vista como tranqüila até pelos viajantes.

No século XVIII existiam expressões de satisfações para com a cidade como: a beleza das praças, mercados lindos, bonitas ruas, casas amplas e ruas largas, "como se fosse ouro ao nascer do sol".

Ocorria o crescimento das cidades e a intensificação do que se chamava a "‘rígida distinção entre a vida urbana e a vida rural". Em 1700, três quartos da população britânica viviam nos campos e apenas treze por cento viviam nas cidades. Por volta de 1800, este número passou para 85% dos habitantes que passaram a viver na cidade. Os agrupamentos urbanos se diferenciavam do campo com maior nitidez. A Inglaterra se tornara o país mais urbanizado da Europa.

Portanto, a idéia de campo era negativa. Mesmo a pequena nobreza tempo sua maior riqueza no campo, sua residência principal era na cidade. Deplorava a grande rudeza e o selvagem costume de morar no campo. Era na cidade que moravam os fidalgos e burgos mais importantes. Eles fixavam suas residências e passava a maior parte dos tempos nas cidades. A pequena aristocracia vivia e passava o inverno na cidade e as casas do campo serviam com refúgio, mas eram esplêndidas mansões, bem planejadas para trazer as civilizações urbanas aos arredores do campo.

Porém, por volta de 1627 começaram a surgir os vapores da fábrica de lúmen, o cheiro exalados pelas fornalhas de tijolos, a poluição do Tâmisa, muitos conflitos e resíduos na cidade. Nuvens de fumaça perpétuas pairando no ar faziam tudo parecer tão negro como em Londres. O ar era muito ruim, havia mais pestes na cidade que nos campos e uma taxa mais alta de mortalidade.

Outro aspecto era que o campo começava a ser visto como lugar de refúgio, repouso e costume dos ricos cidadãos das grandes cidades manterem uma propriedade rural nas cercanias, como uma "casa de verão". Então, começou a surgir à idéia de abrigo rural como sendo mais saudável, mais tranqüilo, e proporcionando mais espaço, com um maior jardim e pomares.

Por volta de 1728 já existiam na Suíça grandes casas de tijolos que serviam a fidalgos londrinos que ali vinham nas tardes de sábados buscando algum ar campestre e começaram surgir pequenas vilas de fim de semana para os quais negociantes londrinos se retiravam com suas famílias para o final e começo da cada semana.

Por volta de 1772 moradores das cidades começavam a idealizar a cabana do campo, com seu teto de colmo, sua fumaça espiralada e as rosas em redor da porta. Aquilo um lugar tranqüilo e suave com todos os objetos rurais.

No final do século XVIII muitas pessoas de fortuna começaram a passar o final de semana em cabana ornamental, geralmente construída com este propósito e equipada com um grau de luxo completamente desconhecido do habitante comum do campo.

Mesmo quem era pobre demais para se permitir à cabana de fim de semana ainda olhava para o campo em busca de ocasional para descanso.

Iniciou-se a idéia então segundo a qual os moradores do campo eram não apenas mais saudáveis, mas moralmente mais admiráveis que os habitantes da cidade. E isto foi tema literário recorrente na literatura dos séculos XVII e XVIII. Esta fuga para o campo foi exaltada desde o inocente guardador de rebanhos da pastoral ao lavrador. Ou até ao caminhante solitário de 1776 – Rousseau.

Ponte da Capela – Lucerna - Suíça
3. O homem

No inicio do século XVIII, a filosofia tinha atingido um alto grau de eruditismo intelectual. Porém, era uma época em que os homens procuravam um retorno a vida mais natural e simples. O homem civilizado dava impressão de monstro, com coração atrofiado e personalidade paralisada. Um homem culto era ser erudito, um árido intelectual, uma espécie de enciclopédia ambulante. O importante era armazenar conhecimentos quantitativos, justapostos, sem nexo ou sistema. Para a maioria, a sabedoria consistia em um acúmulo de conhecimentos cerebrais. O reconhecimento do conhecimento era identificado com erudição. E, os corifeus do intelectualismo europeu estavam na França e na Alemanha. Eram eles que proclamavam e montavam "Tratados" e "Compêndios". Era uma ciência analítica e somatória.

A educação era sofrida e penosa. Era um ambiente artificial com aprendizes obrigados a gastar anos a fim para acumularem pensamentos e grandes quantidades de substancias cientificas.

Assim, dentro desta atmosfera intelectual européia com altas e insuportáveis tarefas, foi que Rousseau teve a coragem de derrubar seus pedestrais e ídolos do eruditismo. Rousseau plantou em lugar deles a vida simples em contado direto com os mananciais da natureza.

"a natureza é boa – a civilização é má!".

"o homem nasce bom, mas a civilização o corrompe".

Rousseau fez o que a população dizia: em que as pessoas do campo são espontaneamente boas, simpáticas e, as cidades tão perversamente más, e uma civilização criada pelo intelecto visualmente perversa e pervertedora.

Rousseau não supõe que o homem moderno da cidade deva regressar às selvas ou habitar cavernas, mas que deva voltar à pura natureza de seu próprio ser humano, contaminado pelas misérias da civilização. Veja que este regresso ao campo já estava acontecendo, ao menos parcialmente, ou ao menos para alguns.Esta tendência de "volta ao campo" acontecia, mesmo que para casas civilizadas e longe do verdadeiro campo, da agricultura, ou trabalho. A fuga da cidade, parcial, semanal e almejada vem de encontro com o anseio da civilização, porém fere os pensamentos daqueles que já estavam empenhados em fazer o conhecimento e de controlar o poder.

Se Rousseau tivesse idéia clara da verdadeira natureza humana, rumo diferente teria tomado a sua filosofia e sua vida.Para Rousseau a natureza humana teria como identificação algo simplesmente emocional, instintivo ou totalmente indisciplinado.

Mas, mesmo com este caráter volúvel e inconstante Rousseau deixou uma grande quantidade de romances relacionados com este questão e foi de encontro com os acontecimentos de "fuga" ao campo que acontecia.

Rousseau, o gênio emocional, sem racionalidade, nem senso ético, deixou a sua influência na marcha da evolução social da humanidade como grande filósofo.

Por mais mesquinha e repugnante que tenha sido sua vida individual, ele soube, percebeu e deixou um regado de obras e marcas em toda a humanidade. E que a historia da busca ao campo, de um ambiente ecologicamente correto, uma vida equilibrada com a natureza não deixou até hoje de ser um desafio da vida moderna.
 

4. Bibliografia Consultada

PRADO JR, Caio. O que é filosofia. Editora Brasiliense. São Paulo 1981.
LAROSSE CULTURAL, Grande Enciclopédia.Volume 21. Nova Cultural.São Paulo, 1995.
LIMA, Lauro de Oliveira. Pedagogia: reprodução ou transformação. Editora Brasiliense. São Paulo, 1982.
ROHDEN, Huberto.A filosofia Contemporânea - Volume II. Alvorada. São Paulo, 1976.
ROUSSEAU, J. J. Os devaneios do caminhante solitário. Editora Universidade de Brasília - Hucitec. Brasília, 1986.
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural. Companhia das Letras. São Paulo, 1988.