AS CONFISSÕES DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU
GUIA DE LEITURA (a partir do sumário na edição da Modern Library, Nova York: Random House, 1945)
LIVRO I (jun/1712 mar/1728) Nascimento de Rousseau [28.06.1712] Família de Rousseau Morte de sua mãe Infância Seu amor pela leitura Seu irmão foge de casa Atribui sua paixão pela música a sua tia Suson Seu pai é obrigado a deixar Genebra devido a uma disputa com um capitão francês [11.10.1722] Rousseau é enviado a Bossey com seu primo para ser educado pelo ministro protestante Lambercier Seu afeto pelo primo A senhorita Lambercier Curioso modo de castigar Seus efeitos Sensualidade precoce O incidente dos pentes Acusado de quebrá-los Obstinação Castigo severo Reflexões Anedota da nogueira e o aqueduto Retorna para Genebra com seu primo [08.1724] Suas brincadeiras juvenis Jovens amantes A senhorita de Vulson A senhorita Goton Colocação com Sr. Masseron para aprender o ofício de notário Despedido ignominiosamente Aprendiz do Sr. de Ducommun, um gravador [04.1725] Brutalidade de seu mestre Efeito Incitado a roubar por um companheiro de trabalho Os aspargos As maçãs Reflexões Desprezo pelo dinheiro O Sr. de Francueil O incidente na Ópera Gosto pela leitura renovado Vende roupas para pagar o empréstimo de livros Negligencia seu trabalho por causa da leitura Esgota o estoque de livros de La Tribu Efeito de tanta leitura sobre sua mente Trancado fora da cidade com seus colegas aprendizes Resolve fugir de seu mestre [14.03.1728].
LIVRO II (mar-dez 1728) Reflete sobre sua situação Vida errante Chega a Confignon Tratado amavelmente por Sr. de Pontverre, o cura O caráter Sr. de de Pontverre Ele aconselha Rousseau a renunciar à fé protestante Chega a Annecy e vê pela primeira vez Madame de Warens [21.03.1728] Como foi recebido Madame de Warens sua história e caráter o Sr. Sabran sugere que Rousseau entre no albergue para catecúmenos em Turim Parte para Turim aos cuidados do Sr. e Sra. Sabran Seguido por seu pai até Annecy Reflexões sobre a conduta de seu pai Descrição da viagem a Turim Roubado por seus companheiros de viagem Chega a Turim [12.04.1728] O albergue para os catecúmenos e seus ocupantes Meditações sobre a religião Instrução no albergue Discussões com os padres A conduta do mouro [16.04.1728] Ansiedade para deixar o albergue Abjura publicamente a fé protestante [21.04.1728] A cerimônia Mandado embora do albergue com uma soma insignificante de dinheiro Maneira independente de viver Hospeda-se na pensão da esposa de um soldado Procura obter emprego temporário em Turim como gravador Sem sucesso Encontra a Senhora Basile Descrição da Senhora Basile A paixão de Rousseau por ela Interrupção Deslealdade do balconista Súbito retorno do Sr. Basile Sua cólera Rousseau é proibido de vir à casa Entra a serviço da Condessa de Vercellis Seu caráter, e de seus empregados O Conde de la Roque O criados conspiram contra Rousseau Morte da Condessa de Vercellis [19.12.1728] Suas notáveis últimas palavras O incidente da fita Rousseau acusa falsamente uma criada de roubar a fita Reflexões.
LIVRO III (dez/1728 - abr/1730) Retorna ao antigo alojamento Exibicionismo diante das meninas no poço Perseguição O homem com a espada Sr. Gaime A obrigação de Rousseau para com ele O Vigário da Sabóia Entra a serviço do Conde de Gouvon Amável recepção e tratamento A Senhorita de Breil O incidente à mesa do jantar; fier ou fiert? O Abbé Gouvon age como tutor Progresso Dificuldades com o latim O Rei é informado Brilhantes perspectivas Recebe uma visita Liga-se ao Sr. Bâcle Estranha decisão e conduta Despedido ignominiosamente A fonte de Heron Retorna a pé a Annecy com Bâcle Chegada a Annecy [06.1729] Separação de Bâcle Recepção pela Sra. de Warens Passa a residir na casa da Sra. de Warens Os empregados da Sra. de Warens Merceret Claude Anet Afeto pela Sra. de Warens Vida e ocupações em Annecy O Sr. d'Aubonne Rousseau examinado por ele sem saber Decisão desfavorável Reflexões sobre si mesmo Observação estúpida O Sr. Gros Estudos para o sacerdócio Mais dificuldades com latim O Abbé Gâtier Sua falta de sorte O Vigário da Sabóia O Sr. Corvezi A vingança do Sr. d'Aubonne L'Amant de lui même Fogo na casa dos Franciscanos [16.10.1729] O milagre Lettres de la Montagne Resultado do estudo para o sacerdócio: Não presta nem para ser um padre Gosto pela música Admitido à casa do Sr. le Maître para aprender a arte A vida na casa do maestro do coro Venture de Villeneuve O homem e seus feitos Rousseau enche-se de admiração por ele O maestro do coro deixa as autoridades da catedral em dificuldades durante o festival de Páscoa Rousseau e o maestro do coro partem para Lyon [04.1730] A peça pregada ao Sr. Reydelet O Sr. le Maître abandonado nas ruas de Lyon durante uma convulsão Reflexões Retorna a Annecy e descobre que a Sra. de Warens se foi para Paris.
LIVRO IV (abr/1730 - out/1731) A música do Sr. le Maître confiscada em Lyon Vida em Annecy na ausência da Sra. de Warens Aventura com as senhoritas de Graffenried e Galley: o idílio das cerejas [01/07/1730] O Sr. Simon Aparência pessoal Sua voz dupla Ridícula asneira do camponês Parte para Friburgo com Merceret [07.1730] Seu peculiar relacionamento durante a viagem Visita seu pai Perde-se Bondade do estalajadeiro em Moudon Estebelece-se como professor de música em Lausanne, sob o nome de Vaussore de Villeneuve Compõe uma peça para um concerto Execução Fiasco Sustento precário em Lausanne Recordações da Sra. de Warens Visita ao Lago de Genebra Vévay Devaneios Viagem a Neuchâtel Melhor sucesso no ensino de música [inverno 1730-1731] Encontra-se com o Arquimandrita de Jerusalém em Boudry [04.1731] Entra a seu serviço como intérprete Discursa no Senado de Berna Visita ao Marquês de Bonac Prisão O Três Rousseaus Ocupação em Soleure Vai a Paris para entrar a serviço do Coronel Godard [05.1731] Ambiciosas idéias durante a viagem Primeiras impressões de Paris Comportamento mesquinho do Coronel Godard Versos satíricos Deixa Paris à procura da Sra. de Warens O camponês e o jantar Chegada a Lyon [09.1731] A Senhorita du Châtelet Aventuras com um trabalhador e um clérigo Desgosto com as pessoas de Lyon Pobreza Um encontro afortunado o Sr. Rolichon Viagem de Lyon para Chambéry Cenas a caminho Encontra-se novamente com a Sra. de Warens Entra a serviço de Rei Victor Amadeus
LIVRO V (1731-1737) Residência em Chambéry A diplomacia da Sra. de Warens em relação a sua pensão Claude Anet: seu caráter e intimidade com Sra. de Warens Trabalho no cadastro da terra Vida em Chambéry Guerra entre a França e Áustria Amor pelos franceses Rameau Tratado de Harmonia O Padre Caton: suas realizações e seu triste fim Deixa o cadastro para se tornar um professor de música [1732] Descreve seus alunos A Sra. Lard Sua conduta em relação a Rousseau A Condessa de Menthon Seu comportamento rancoroso A Sra. de Warens faz uma estranha proposta Reflexões Cumprimento da promessa Reflexões adicionais sobre o caráter da Sra. de Warens Pouco sucesso na esgrima e na dança O Sr. Grossi, Médico Real Anedotas Morte de Claude Anet [03.1734] Observação mercenária de Rousseau Extravagância de Sra. de Warens Vai para Besançon ter lições de composição Visita mais uma vez seu pai Bagagem confiscada em Rousses A razão Retorno a Chambéry Fim da guerra O Conde de Lautrec A ópera de Jephtha Gauffecourt O Sr. de Conzie Voltaire Desejo der perambular Reflexões sobre a guerra civil Morte de seu tio Bernard e seu primo Os documentos relativos às fortificações de Genebra Experimentos Uma explosão [06.1737] Ferimentos e doença Diversas paixões e inquietude Saúde deteriorada Residência no campo Planos e arranjos Les Charmettes.
LIVRO VI (1737-1742) Vida calma em Les Charmettes Lembranças A pervinca A saúde piora ainda mais Uma estranha doença Os princípios religiosos da Sra. de Warens Recuperação parcial Retorno para Chambéry O Sr. Salamon Atraído para o estudo Retorno a Les Charmettes Amor pelos animais Plano de estudo Dificuldades Rotina diária em Les Charmettes Estudo de astronomia Anedota: um sabá de feiticeiros Teologia Idéias estranhas Dias felizes Retorno a Genebra para reivindicar a fortuna deixada por sua mãe [07.1737] Reparte sua fortuna com a Sra. de Warens Estuda anatomia O resultado Viagens para Montpellier para consultar um médico renomado [09.1737] A festa de casamento A Sra. de Larnage Faz-se passar por um inglês A Sra. de Larnage faz amor com Rousseau Convidado a ir para Saint-Andiol Deixa a Sra de Larnage Visitas a Ponte du Gard Impressões O anfiteatro em Nîmes Comparações Hospeda-se na casa de um médico em Montpellier Parte para Saint-Andiol para visitar a Sra. de Larnage, mas decide de repente retornar para a Sra. de Warens Razões Chega a Chambéry [02.1738] Recepção fria Descobre-se suplantado pelo Sr. Vintzenried O Sr. Vintzenried: seu caráter Aflição por ser passado para trás Aceita o posto de tutor das crianças do Sr. de Mably em Lyon [04.1740] Caráter de seus pupilos O caso do vinho Descobre que não se adapta ao papel de tutor e deixa o serviço do Sr. de Mably [05.1741] Retorna para a Sra. de Warens Decepção Extravagância do Sr. Vintzenried Parte para Paris com seu sistema de notação musical [1741 ou 1742].
LIVRO VII (1742-1749) Reflexões sobre as Confissões Passa em Lyon a caminho de Paris para visitar conhecidos A Srta. Serre A atração de Rousseau por ela Chega a Paris Apresentado à Academia de Ciências pelo Sr. de Réaumur Lê seu projeto na Academia [22.08.1742] Uma comissão é designada para examinar o sistema musical, e o declara não novo [08.09.1742] A crítica de Rameau ao sistema Dificuldades para conseguir publicar seu sistema Fracasso de seu sistema de notação musical Vida indolente em Paris Aconselhado pelo Padre Castel a experimentar as mulheres as Sras. Dupin, de Beuzenval, e de Broglie Descrição de Sra. Dupin Declara sua paixão a ela e é repelido O Sr. de Francueil Séria doença Durante seu delírio concebe a idéia de compor uma ópera [05.1743] Convalescença Compõe a ópera Les Muses Galantes O Conde de Montaigu é nomeado embaixador em Veneza [06.1743] Rousseau se torna seu secretário e parte para Veneza [10.07.1743] Pestilência em Messina Quarentena em Gênova Residência e experiências no lazaretto Chega a Veneza [04.09.1743] Deveres como secretário diplomático Maldade do Sr. de Montaigu O descuido do embaixador no cumprimento dos deveres de seu cargo Rousseau desempenha os deveres de embaixador Veronese, o ator O Capitão Olivet e sua embarcação Conduta descuidada A letra de câmbio Presta um serviço à casa de Bourbon remetendo um despacho importante Cólera do Sr. de Montaigu Os empregados do embaixador Domenico Vitali Vitali conspira para obter a demissão de Rousseau A conduta do Sr. de Montaigu para com Rousseau Após violenta disputa com o embaixador, Rousseau deixa abruptamente seu serviço [06.08.1744] As diversões de Veneza Paixão pela música italiana A música das scuole As cantoras ocultas Idéias elevadas de sua beleza Desencanto O caso com a padoana Janta com Capitão Olivet a bordo de seu navio Zulietta Sua descrição e conduta O caso com Zulietta A estranha conduta de Rousseau Deixe as mulheres e estude matemática Resolve ir a Paris queixar-se da conduta do embaixador; parte para Paris [22.08.1744] Interrompe sua viagem em Genebra e torna a ver seu pai Truque sujo do Sr. de Montaigu com a bagagem Chega a Paris [10.1744], mas não pode obter satisfações O fim do Sr. de Montaigu Conhece Ignacio Emmanuel de Altuna Encontra-se com Thérèse le Vasseur Ela se torna sua amante [03.1745] Sua confissão Conclusão de Les Muses Galantes [09.07.1745] o Sr. e a Sra. de la Poplinière Rude conduta de Rameau A ópera é executada na casa Sr. Bonneval, com os custos pagos pelo Rei [09.1745] A aprovação do Duque de Richelieu Fêtes em Versalhes Rousseau recebe a incumbência de adaptar o drama de Voltaire, La Princesse de Navarre, posto em música por Rameau Escreve a Voltaire sobre o assunto [12.1745] A carta de Voltaire em resposta Ensaio do trabalho adaptado Oposição a ele Doente devido à decepção Deslealdade de Rameau O trabalho é executado e tem sucesso Inimizade da Sra. de la Poplinière Razões Morte de seu pai [09.05.1747] Gauffecourt ajuda-o a recuperar a parte da propriedade de sua mãe Assediado pela família da Sra. le Vasseur A conduta deles em relação a Thérèse A comédia Narcisse aceita pelo teatro italiano, mas não encenada Ensaio das Muses Galantes na ópera Rousseau a retira Decepção Torna-se secretário da Sra. Dupin e do Sr. de Francueil [outono de 1746] Escreve a comédia L'Engagement Téméraire [outono de 1747], e o poema L'Allée de Sylvie [outono de 1746] Os freqüentadores da casa da Sra. Selle suas diversões e conversas sobre a Casa dos Enjeitados Nascimento do primeiro filho de Rousseau [inverno de 1746] Entregue à Casa dos Enjeitados O segundo filho [1748] disposto da mesma forma Conhece a Sra. dEpinay [1747] Sua família A Condessa d'Houdetot [02.1748] Diderot Roguin O Abbé de Condillac D'Alembert Diderot e D'Alembert empreendem o Dictionnaire Encyclopédique Prisão de Diderot [24.07.1749] Causa disso Rousseau escreve à Sra. de Pompadour pedindo sua libertação.
LIVRO VIII (1749-1756) Conhece Grimm [20.08.1749] Visita Diderot na prisão em Vincennes [10.1749] Sua iluminação Decide escrever um ensaio sobre o tema proposto pela Academia de Dijon: O progresso do artes e ciências contribuiu mais para a corrupção ou para a purificação da moralidade? Sua maneira de trabalhar na composição Seu término Monta uma casa para morar com Thérèse e os pais dela [01.1750] Sua vida tranqüila O caso de Klüpfel, Grimm, e Rousseau com uma garota Seu ensaio ganha o prêmio em Dijon [09.07.1750] Efeitos O autor defende sua conduta em relação a seus filhos [04.1751] Terceiro filho entregue à Casa dos Enjeitados [primavera de 1751] Os dois seguintes dispostos da mesma forma Deslealdade da Sra. le Vasseur Consegue emprego na Caixa Geral de Finanças Incapacidade para a posição Séria doença A causa de sua permanente má saúde Desespera-se da vida Reflexões Sua reforma: torna-se copista de música e abandona seu modo anterior de vida Tem suas roupas finas roubadas pelo irmão de Thérèse Seu ensaio é severamente criticada pelos defensores da literatura [09-10. 1751] O rei Stanislaus e Rousseau Amarga inimizade do Sr. Bordes, de Lyon Torna-se famoso, e é visitado por inúmeras pessoas Recusa todos os presentes Aborrecimentos domésticos Paris se torna desagradável Causas de sua insociabilidade exterior Apresenta Grimm a seus amigos O Abbé Raynal Grimm e a Srta. Fel O desdém dela Grimm finge doença O resultado O Barão d'Holbach o Sr. Duclos A Sra. Marquesa de Créqui O Sr. Saurin O Sr. Mussard: sua estranha mania e fim doloroso Compõe o Devin du Village [primavera-verão de 1752] Sucesso da ópera Disputa entre os Srs. de Cury e Duclos sobre ela Viagens para Fontainebleau em uma carruagem real para assistir sua execução Incidente no café Execução do Devin du Village perante o Rei [18.10.1752] Seu sucesso estrondoso Chamado ao castelo para ser apresentado ao Rei Recusa a honra Razões para essa estranha conduta Diderot esforça-se para persuadi-lo a aceitar uma pensão do Rei, mas sem sucesso [21.10.1752] Diderot e Grimm começam sua conspiração O incidente da música inédita Deslealdade do Barão d'Holbach Acusado de plágio Rivalidade entre os partidários dos estilos musicais francês e italiano O Flanco do Rei e o Flanco da Rainha Complô para assassinar Rousseau por sua Carta sobre a música francesa Vergonhosa conduta da administração da Ópera Exige a devolução de sua ópera, mas sem sucesso O Barão d'Holbach o trata com grande brutalidade Narcisse é executado anonimamente na Comédie Française [18.12.1752] Fracasso Confessa ser o autor da peça O tema da Origem da Desigualdade entre os Homens é proposto pela Academia de Dijon [11.1753] Escreve um ensaio sobre o assunto Dispensa os médicos e decide viver como lhe agrada Viaja com Thérèse e Gauffecourt para Genebra [01.06.1754] Conduta infame de Gauffecourt Vê novamente a Sra. de Warens Sua decadência e angústia Abjura a fé católica e retorna ao protestantismo em Genebra [01.08.1754] Razões Retorna a Paris [10.1754] Frieza dos genebrinos diante do Discurso sobre a Desigualdade A Sra. dEpinay lhe oferece o Hermitage Voltaire se estabelece em Genebra [02.1755] Efeito disso em Rousseau Morte da Sra. d'Holbach e da Sra. Francueil Recebe a visita de Venture de Villeneuve Condição mudada Palissot procura obter favores do Rei de Polônia às custas de Rousseau Castigo Rousseau intercede por ele.
LIVRO IX (1756-1757) Passa a residir no Hermitage [09.04.1756] A clique dos Holbachianos; seu ridículo Reflexões Deliciado com o Hermitage Planos para trabalhos futuros: As Instituições Políticas; Seleções dos trabalhos do Abbé de Saint-Pierre; A Moral Sensitiva; Dicionário de Música Obrigado a fazer corte à Sra. dEpinay Inconveniência disso Vida agradável no Hermitage Reflexões sobre Thérèse Buscando amizades compreensivas e intelectuais Decide que sua forma de viver deve harmonizar-se com seus princípios O efeito sobre si mesmo Diderot e Grimm conspiram com a Sra. le Vasseur Sua conduta Estranha reticência por parte de Thérèse Decepcionado com os escritos de Saint-Pierre Plano das Seleções Abandona o trabalho Razões Recordações de Les Charmettes Reflete sobre sua condição Resultado A Sra. le Vasseur empenha seu crédito Complôs da clique holbachiana Doutrina de Voltaire Rousseau lhe escreve Resposta Devaneios Recebe a visita da Sra. d'Houdetot [01.1757] O acidente dela Roubo das frutas do Sr. d'Epinay Rousseau e o jardineiro Entrega-se a idéias românticas Esforça-se para acalmar a tempestade despertada pela Encyclopédie Os dois partidos opostos unem-se contra ele Julie, ou La Nouvelle Heloïse, o resultado de suas idéias românticas Estranho presente da Sra. dEpinay Diderot e o Fils Naturel Outra visita da Sra. d'Houdetot Sua aparência e realizações Seu marido Seu amante, Saint-Lambert Concebe por ela a paixão mais extravagante [primavera-verão de 1757] Declaração e desilusão Ciúme de Sra. dEpinay Visita do Barão d'Holbach Saint-Lambert é informado da conduta de Rousseau em relação a sua amante Começa a suspeitar da Sra. dEpinay O esforço dela para subverter Thérèse O dia das cinco cartas: junho ou agosto de 1757 Estranha carta da Sra. dEpinay Resposta Segunda carta da Senhora d'Epinay Resposta Terceira carta da Sra. dEpinay Embaraço de Rousseau Visita à Sra. dEpinay Sua efusiva recepção [09.1757] O Fils Naturel: Só os maus vivem sós Reprova a Diderot a falta de consideração [03.1757] Carta Resposta Explicações Carta para a Sra. dEpinay referindo-se sarcasticamente a Grimm Explicações de frases na carta de Diderot Visita Diderot Cordial recepção A opinião de Diderot sobre Julie Visita o Barão d'Holbach Retorno de Saint-Lambert Seu comportamento em relação a Rousseau Frieza da Sra. d'Houdetot Devolve sua correspondência Dúvidas quanto a sua habilidade musical Dissipa essas dúvidas Grimm chega a La Chevrette suas intrigas com a Sra. dEpinay A arrogância de Grimm e premeditado desprezo Comportamento hipócrita de Grimm Grimm e Diderot esforçam-se para subverter Duclos Decide renunciar à amizade de Grimm Impedido pela Sra. dEpinay Visita Grimm Recepção A Sra. dEpinay anuncia sua partida para Genebra Razão secreta Estranha carta de Diderot relativa ao dever de Rousseau para com a Sra. dEpinay [10.1757] Resposta Decide abandonar o Hermitage O conselho da Sra. d'Houdetot Despede-se da Sra. d'Houdetot e da Sra. dEpinay Escreve a Grimm justificando sua ação A conduta vaga de Grimm Grimm renuncia à amizade de Rousseau Cartas em resposta Conduta traiçoeira de Grimm Carta à Sra. dEpinay pedindo licença para permanecer no Hermitage Recebe uma visita de Diderot [05.12.1757] Resposta de Sra. dEpinay pedindo-lhe que saia do Hermitage [10.12.1757] Embaraço Deixa o Hermitage e vai para Mont-Louis [15.12.1757] Envia a Sra. le Vasseur para Paris Carta para a Sra. dEpinay.
LIVRO X (1758-1760) Saúde precária Carta da Sra. dEpinay A Sra. d'Epinay, Grimm, e o Dr. Tronchin conspiram contra Rousseau em Genebra e Paris Reflexões Tempestuosa correspondência com a Sra. d'Houdetot Escreve a Carta a D'Alembert sobre os espetáculos [03.1758] A Sra. D'Houdetot rompe relações com Rousseau [06.05.1758] Generosa conduta de Saint-Lambert Ataca Diderot Severa carta de Saint-Lambert [10.10.1758] Resposta indignada Carta cortês do Sr. d'Epinay convidando-o para jantar Aceita o convite Cordial recepção [29.10.1758] Efeito do jantar nos esquemas da clique holbachiana Conhece o Sr. Marmontel Inimizade Exige mais uma vez a devolução do Devin du Village Conclui a Julie Começa uma vida calma em Mont-Louis Conhecidos e descrições O Sr. de Lamoignon de Malesherbes Sua gentileza A cópia de Julie da Sra. de Pompadour mutilada por medo de causar ofensa Recebe a oferta de uma posição no Journal des Savants [11.1759] Razões para a recusa Reclama das pequenas despesas ligadas às visitas Perspectivas de lucros de seu trabalho literário Abandona as Instituições Políticas e a Moral Sensitiva Decide escrever suas Confissões O Duque de Luxemburgo e família estabelecem-se em Montmorency a Sra. de Luxemburgo deseja que Rousseau entre para a Academia Francesa Visita do Duque de Luxemburgo [04.1759] Convidado a residir no castelo durante a reforma de sua casa Passa a residir no castelo [06.05.1759] Satisfação Lê Julie para a Sra. de Luxemburgo Estranha carta da Sra. de Luxemburgo Resposta Altera a cópia de Julie da Sra. de Luxemburgo Retorna para sua casa em Mont-Louis [07.1759] A Marquesa de Verdelin sua família e caráter A Sra. de Verdelin e Coindet O Sr. de Silhouette Carta de Rousseau para ele sobre os financistas Resultado Carta à Sra. de Luxemburgo Recusa-se a permitir que Emílio seja publicado na França Repreendido por uma criança ao ler o Emílio [07/1760] Defende Diderot Carta O aborrecimento de Diderot O Abbé Morellet escreve A Visão e é aprisionado na Bastilha D'Alembert pede a Rousseau que obtenha sua libertação Carta em resposta Libertação de Morellet Cartas Descobre que Voltaire publicou sua carta sobre o terremoto de Lisboa O Abbé Trublet Carta a Voltaire Visita do Príncipe de Conti [10.1760] A Sra. de Boufflers Rousseau subjuga sua paixão por ela.
LIVRO XI (1761-1762) Publicação de Julie ou a Nova Heloísa Seu estrondoso sucesso Comparação entre os estilos de Richardson e Rousseau Anedota A Paz Perpétua Ação desonesta do editor Problemas familiares do Duque de Luxemburgo Começa a suspeitar do Abbé Boufflers O Sr. de Choiseul Amável oferta Reflexões Referência inapropriada ao Sr. de Choiseul no Contrato Social O trabalho literário da Sra. de Boufflers O Sr. Presidente Henault A Sra. de Deffand A Srta. de Lespinasse Despeito do Marquês de Villeroy Faz da Sra. de Luxemburgo sua confidente Fracassa em localizar o paradeiro de seus filhos na Casa dos Enjeitados Arranjos para a publicação de Emílio Conclui o Contrato Social [08.1761] Estranho incidente Ensaio sobre a origem das línguas Planos para aposentadoria Bondade do editor Rey Inexplicável demora na publicação de Emílio Séria doença Cartas estranhas Suspeitas Reflexões sobre a condição da França A Guerra dos Sete Anos Impressão do Emílio suspensa Razões Impressão do Emílio concluída Seus papéis examinados privadamente Tentativa de apreender seus trabalhos em Rouen Operação cirúrgica para sua peculiar doença Resultado Decide aposentar-se após a publicação do Emílio Emílio publicado Sua recepção Estranha conduta de seus amigos em referência a sua correspondência relativa ao Emílio Cautelosas opiniões de seus amigos sobre o trabalho Plágios do Sr. Balexsert, um genebrino Começo da tempestade Rumores alarmantes Tranqüilidade de Rousseau Interrogado sobre suas observações relativas ao Sr. de Choiseul Aconselhado a partir para a Inglaterra Hume Mandado de prisão do autor de Emílio Dúvidas A tempestade irrompe notícias de Paris no meio da noite Preparativos apressados para a fuga [09.06.1762] Desgostoso com a Inglaterra e os ingleses Despede-se de Thérèse Parte para a Suíça Reflexões e incidentes durante a viagem Emoção ao entrar em Berna Chega a Yverdun [14.06.1762].
LIVRO XII (1762-1765) Reflexões Emílio queimado publicamente em Genebra [19.06.1762], e um mandado expedido contra seu autor Execrado por toda a Europa Obrigado a deixar Yverdun Dirige-se a Motiers [10.07.1762] e lá Thérèse junta-se a ele [20.07.1762] Frieza de Thérèse Razões Escreve a Lord Keith pedindo sua proteção: sua família e seu caráter Bondade do Rei da Prússia Escreve ao Rei da Prússia [07.1762] Adota o traje armênio [09.1762] Abandona a literatura Ocupações O Sr. de Peyrou Razões para não visitar Neuchâtel Deseja ser admitido à Comunhão Condições O ministro, Sr. de Montmollin Repreendido pela Sra. de Boufflers por ter comungado Decreto de censura emitido pela Sorbonne [22.08.1762] Christophe de Beaumont, Arcebispo de Paris, publica sua Carta Pastoral condeando o Emílio [28.08.1762] Organiza seus documentos e descobre que foram adulterados Renuncia à cidadania de Genebra [05.1763] Lettres écrites de la Campagne, de Tronchin [10.1763] Lettres écrites de la Montagne Visitantes misteriosos: Srs. de Montauban e Dastier Nega a autoria de De l'Homme de la Montagne Séguier de Saint-Brisson O pretenso Barão de Sauttern Morte do Duque de Luxemburgo O testamento do Duque de Luxemburgo [18.05.1764] Morte da Sra. de Warens [29.07.1762] Partida do Marechal Keith [04.1763] Má vontade do Abbé de Mably Considera a redação de suas Confissões a causa de sua expulsão da Suíça Edição completa de seu trabalhos As Cartas écrites de la Montagne são publicadas Excitação causada pela obra A obra queimada publicamente em Paris [19.03.1765] Aconselhado a não se apresentar à Comunhão Tentativas de excomunhão Montmollin, o ministro, incita as pessoas contra ele [09.1765] Perseguição Visita da Sra. de Verdelin e sua filha [01-03.09.1765] Hume A Visão de Pedro da Montanha, chamado o Vidente Grosseira calúnia de Voltaire A Lapidação de Motiers: a populaça ataca sua casa com pedras [06.09.1765] Persuadido a deixar Motiers Walpole A ilha de Saint-Pierre [09-10.1765] Descrição Vida calma na ilha Ocupações Expulso da ilha [16.10.1765] Ordenado a partir em vinte e quatro horas Considera ir para a Córsega A França e a Córsega Decide partir para Berlim Persuadido a ficar em Bienne Severo tratamento pelas pessoas de Bienne Deixa Bienne [29.10.1765] Declaração final |