CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA 2.o SEMESTRE DE 2002 |
5.as-FEIRAS 14:00 - 18:00
|
EMENTA
A idéia de que a organização política das sociedades humanas resulta de uma convenção ou contrato entre seus membros surge a partir do século XVII e se opõe à antiga maneira de conceber essa organização como resultante de um processo cujas diretrizes (naturais ou teológicas) estariam dadas além ou acima dos participantes. Pelas doutrinas do contrato a ordem da política é separada da ordem da Natureza e passa à esfera da decisão humana: o homem, munido de sua razão, suas luzes e seu conhecimento, assume, para o bem ou para o mal, o comando de seu destino.
Embora a disciplina se articule em torno a um tema específico, o exame de seus pressupostos e conseqüências permitirá esboçar um quadro geral comparativo do pensamento político desses três autores e, através deles, familiarizar os estudantes com as linhas básicas do projeto político, científico e filosófico da modernidade, permitindo finalmente uma reflexão sobre as dificuldades que aparentemente se opõem hoje à sua continuidade.
Os textos-base do curso serão capítulos selecionados do Leviatã (1651), de Thomas Hobbes, do Segundo Tratado sobre o Governo (1690), de John Locke, e do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1754) e o Contrato Social (1762), de Jean-Jacques Rousseau, que poderão ser lidos nas traduções brasileiras na coleção Os Pensadores. O planejamento do curso pressupõe que os alunos leiam previamente os capítulos indicados e os tenham em mãos durante as aulas.
A bibliografia de apoio será indicada durante o curso
1a. aula: 08/08/2002
Apresentação do curso.
-----
2a. aula: 15/08/2002
Discussão da Política
de Aristóteles, Livro I caps. 1,2.
Material:
Tradução dos caps. 1 e 2 do Livro I da Política de Aristóteles (WORD DOC)-----
Overview of Archaic and Classical Greek History (Word DOC, em inglês)
Cronologia de História Grega (HTML)
Material sugerido: Christopher Hill, The Century of the Revolution 1603-1714. Nova York: Norton, 1966 (Bibl. IFCH, 942.06 H55c)Apresentação do sistema geral de Hobbes.