UNIVERSIDADE ESTADUAL
DE CAMPINAS
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA 2.o SEMESTRE DE 2005 |
2.as-FEIRAS 14:00 - 18:00 Sala IH07 |
HG-403A
ESTÉTICAPolítica e as artes. Música, teatro e literatura no pensamento de Jean-Jacques Rousseau
ATENÇÃO: Discussão dos trabalhos no dia 12 de dezembro, segunda-feira, das 14h às 18h, na sala de aula.
PROGRAMA
As reflexões de Rousseau sobre o sentimento e a subjetividade lançaram os princípios da estética moderna, que foram retomados desenvolvidos por Kant, Schiller e, principalmente, os românticos. De forma mais marcante que seus sucessores, entretanto, Rousseau manteve sua teorização estética profundamente articulada a suas concepções sobre a sociedade e a política, e, quanto a esse ponto, a abrangência e profundidade de seu pensamento só encontram equivalentes nas grandes obras políticas de Platão e Aristóteles.A disciplina pretende introduzir os estudantes à leitura de alguns dos principais textos de Rousseau que tratam da produção e da apreciação artísticas, cobrindo três áreas - música, teatro e literatura -, nas quais ele se destacou não apenas como crítico e teórico, mas igualmente como autor.
TEXTOS-BASE
Com relação à música, serão lidas a Carta sobre a música francesa (será preparada uma tradução para o português) e passagens escolhidas do Ensaio sobre a origem das línguas. Sobre o teatro, serão lidos o Prefácio a Narciso e, principalmente, a Carta a d'Alembert sobre os espetáculos. Sobre a literatura, leremos os dois Prefácios da Nova Heloísa, além de trechos selecionados desse romance. Como referência geral, serão lidos trechos dos Livros II e IV de Emílio.Todos esses textos existem em tradução para o português, e é indispensável que os estudantes os tenham em mãos durante as aulas.
A Biblioteca do IFCH manterá na reserva, para uso na disciplina, os livros:
ROUSSEAU J.-J. - Volume da Coleção Os Pensadores
ROUSSEAU J.-J. - Carta a d'Alembert. Editora da UNICAMP, 1993, ISBN 85-268-0277-1
ROUSSEAU J.-J. - Júlia ou a Nova Heloísa. Editora da UNICAMP/HUCITEC, 1994, ISBN 85-271-0254-4
ROUSSEAU J.-J. - Ensaio sobre a origem das línguas. Editora da UNICAMP, 1998, ISBN 85-268-0433-2
Pegue aqui a tradução da Carta sobre a música francesa (formato PDF)
BIBLIOGRAFIA DE APOIO
Os comentários ao textos-base estarão em princípio a cargo do professor, mas os textos abaixo podem trazer importantes complementações para os que se interessarem em aprofundar o estudo. Novos títulos deverão ser acrescentados no decorrer das atividades.DARNTON, Robert, "Os leitores respondem a Rousseau: A Fabricação da Sensibilidade Romântica". In: O Grande Massacre de Gatos, Rio de Janeiro: Graal, 1984.
FRANKLIN DE MATOS, Luiz F. "Teatro e Amor-Próprio". In: ROUSSEAU, Carta a d'Alembert Campinas: Editora UNICAMP, 1993
FREITAS, Jacira. Política e festa popular em Rousseau: a recusa da representação. São Paulo: Humanitas, 2003.
GARCIA, Cláudio Boeira. As cidades e suas cenas: A crítica de Rousseau ao teatro, Ijui: Editora Unijui, 1999.
MARQUES, José. O. A. "A educação musical de Emílio". Rapsódia: Almanaque de Filosofia e Arte. São Paulo (Dep. de Filosofia, FFLCH-USP), n. 2, p. 7-35, maio de 2002. ISSN 1519-6453.
MARQUES, José. O. A. "The Politics of Taste. A place for art music in Rousseau’s construction of the political community". In: DAUPHIN, Claude (org.). Musique et langage chez Rousseau. (SVEC – Studies on Voltaire and the Eighteenth Century 2004:08) p. 155-165. Oxford: Voltaire Foundation, 2004. ISBN 0 7294 0846 9.
PRADO Jr., Bento. “Gênese e estrutura dos espetáculos: Notas sobre a Lettre à d’Alembert de Jean-Jacques Rousseau”. Estudos CEBRAP 14, São Paulo: Brasiliense, 1975.
IMPORTANTE: A freqüência às aulas é obrigatória, sendo verificada por chamada oral, tolerando-se um máximo de 25% de faltas justificadas.
Data | Texto | Expositor |
26.09.2005 | Platão - República Livro X | Viviane Lucia Beraldo |
17.10.2005 | Hume - Textos sobre
Estética
- OF SIMPLICITY AND REFINEMENT IN WRITING , - OF THE DELICACY OF TASTE AND PASSION , - OF THE STANDARD OF TASTE , - OF ESSAY-WRITING (disponíveis em: http://www.econlib.org/library/LFBooks/Hume/hmMPLtoc.html |
Rafael F. Barros
de Souza
Eliana Sumi |
21.11.2005 | Kant - Crítica do Juízo | André Visinoni |