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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS 
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
1.o SEMESTRE DE 2007

PROF. DR. JOSÉ OSCAR DE ALMEIDA MARQUES
3.as-FEIRAS 14:00 - 18:00
Prédio da Graduação, Sala a definir

 

HF-841A

Tópicos Especiais de História da Filosofia Contemporânea III

 

Lógica, Linguagem e Filosofia no Tractatus de Wittgenstein

 

 

 

PROGRAMA

 

A disciplina pretende oferecer uma introdução ao Tractatus Logico-Philosophicus, de Ludwig Wittgenstein. Obra de gênio, e um dos grandes clássicos da filosofia contemporânea, o Tractatus abriu o caminho para os desenvolvimentos que vieram a caracterizar a corrente filosófica denominada Filosofia Analítica, que em suas várias vertentes marcou decisivamente o pensamento filosófico do século XX.

 

Pretende-se realizar uma abordagem fortemente voltada para a análise dos conceitos e argumentos, mostrando que a obra, apesar de seu caráter aforismático e alegadamente obscuro, responde sem dificuldades aos padrões de análise rigorosa que se aplicam aos textos filosóficos mais tradicionais. Particular atenção será dada à exposição do plano que guia todo o percurso da obra: partindo de uma reflexão sobre a natureza das proposições da Lógica, Wittgenstein prossegue através de uma detalhada análise de como proposições da linguagem podem expressar seus sentidos (determinando, conseqüentemente, os limites dessa capacidade expressiva), chegando por fim a uma crítica e reinterpretação da própria atividade filosófica.

 

Pelo caráter bastante técnico do texto, é conveniente que os estudantes possuam noções básicas de lógica proposicional e lógica de predicados, embora uma apreciação qualitativa dos resultados possa ser alcançada sem essa base preliminar.

 

 

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

 

1. Apresentação dos antecedentes filosóficos do Tractatus. Sua dupla raiz: os desenvolvimentos lógico-matemáticos de Frege e Russell e o caldo de cultura da Viena fin-de-siècle.

 

2. Aspectos biográficos e contextualização do Tractatus no interior da produção filosófica de Wittgenstein, em especial o contraste com suas obras da chamada “segunda fase”

 

3. Leitura dirigida e discussão do Tractatus, procurando identificar a espinha dorsal da obra e os objetivos visados em cada etapa.

 

4. Aproximação do projeto do Tractatus ao quadro do projeto kantiano de uma crítica da razão especulativa.

 

 

TEXTO-BASE

 

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus (Trad., notas e ensaio introdutório de Luiz Henrique L. Santos) 2. ed. São Paulo: Edusp, 1994. 295p. ISBN 85-314-0093-7.

 

Pegue aqui uma versão simplificada do Tractatus (em alemão)

 


BIBLIOGRAFIA DE APOIO

 

(indicam-se apenas textos em português diretamente ligados ao tema do curso. A bibliografia em língua inglesa e alemã será fornecida aos estudantes que pretendam aprofundar a pesquisa)

 

·        DALL’AGNOL, Darlei. Ética e Linguagem. Uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. Florianópolis: Editora da UFSC, 1995, 221 p.

·        FAUSTINO, Sílvia. A experiência indizível. Uma Introdução ao Tractatus de Wittgenstein. São Paulo: Editora UNESP, 2006. 218 p.

·        JANIK, Allan e TOULMIN, Stephen A Viena de Wittgenstein (trad. Álvaro Cabral). Rio de Janeiro: Campus, 1991. 356 p.

·        MARQUES, Edgar. Wittgenstein e o Tractatus. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. 57 p. (Coleção Passo-a-Passo, 60)

·        MARQUES, José Oscar de A.  “A ontologia do Tractatus e o problema dos Sachverhalte não-subsistentes”. O que nos faz pensar. Rio de Janeiro (Dep. Filosofia, PUC RJ), v. 5, p. 51-66, nov. 1991.

·        MARQUES, José Oscar de A. “Espaço e tempo no Tractatus de Wittgenstein”. In: ÉVORA, F. R. R. (org.) Espaço e Tempo.  Campinas: CLE-Unicamp, 1995 (Coleção CLE, 15). p.109-131. ISSN 0103-3147

·        MARQUES, José Oscar de A. “Pensar o sentido de uma proposição”. Manuscrito. Campinas (CLE-Unicamp), v. 18, n. 2, p. 185-197, out. 1995.

·        MARQUES, José Oscar de A. “Resenha crítica da nova tradução brasileira do Tractatus Logico-Philosophicus. Manuscrito. Campinas (CLE-Unicamp), v. 18, n. 2, p. 445-463, out. 1995.

·        MARQUES, José Oscar de A. Forma e Representação no Tractatus de Wittgenstein, Tese de doutorado defendida em novembro de 1998. (Disponível na Biblioteca Digital da UNICAMP)

·        MARTÍNEZ, Horácio Luján. Subjetividade e silêncio no Tractatus de Wittgenstein. Cascavel: EDUNIOESTE, 2001, 192 p.

·        MONK, Ray. Wittgenstein: o dever do gênio (trad. C. A. Malferrari). São Paulo: Cia das Letras, 1995.

·        MORENO, Arley R. Wittgenstein e os labirintos da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

·        PINTO, P. R. Margutti. Iniciação ao silêncio; análise do Tractatus de Wittgenstein. Belo Horizonte: Loyola, 1998.

·        SANTOS, Luiz Henrique Lopes dos. “A Essência da Proposição e a Essência do Mundo”. In: WITTGENSTEIN (1994)

·        SCHMITZ, François. Wittgenstein (trad. José Oscar de A. Marques). São Paulo: Estação Liberdade, 2004. 183 p. (Coleção Figuras do Saber, 9)

 

Obs. Versões eletrônicas dos textos de José Oscar A. Marques podem ser obtidas online em: http://www.unicamp.br/~jmarques/pesq/wittgenstein.htm

 

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INSTRUÇÕES PARA A AVALIAÇÃO FINAL

 

Peço que escolham uma das opções:

 

1) Trabalho final sobre assunto à escolha, relacionado ao conteúdo do curso, com um máximo de 10 páginas.

 

2) Os que se interessarem mais pelos aspectos lógicos e formais do curso, podem fazer (em casa) a seguinte PROVA:

 

PROVA: Para um espaço lógico composto de 2 estados de coisas P e Q,

a) Fornecer o conjunto de mundos possíveis nesse espaço lógico.

b) Fornecer a álgebra booleana do total de situações nesse espaço lógico, indicando a situação necessária e a situação impossível.

c) Sendo p e q proposições elementares que representam respectivamente P e Q, indique as situações que correspondem a p&q e pvq (isto é, nas quais essas proposições são necessariamente verdadeiras).

 

Os trabalhos ou provas devem ser entregues até o dia 16 de julho impreterivelmente, por e-mail ou em papel deixado na Secretaria do DF.

 

A avaliação final levará em conta, além disso, a assiduidade e a participação nas discussões em sala de aula.

 

(postado em 22 de junho de 2007)

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