II Colóquio Rousseau “Origens”
IFCH-UNICAMP, 24 a 27 de outubro de 2005
LISTA DAS COMUNICAÇÕES
Foram apresentadas 50 comunicações, das 52 oficialmente inscritas
NOME |
Instituição |
Título |
Sessão |
Adalberto Luis Vicente |
(1) Letras - Universidade
Estadual Paulista/Araraquara |
O discurso autobiográfico nos Devaneios do Caminhante Solitário |
23A |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
(2) Filosofia -
Universidade Federal de Minas Gerais |
História: a questão em Rousseau |
11A |
Alexsandra Sombra Lourenço |
(3) Filosofia -
Universidade Estadual do Ceará |
A relevância da piedade na sedimentação da responsabilidade moral do homem |
33A |
Aline Sarmento Coura |
(4) Educação
- Universidade Federal de Campina Grande |
Princípios gerais da educação em Rousseau |
13A |
Ana Luiza Camarani |
(1) Letras - Universidade
Estadual Paulista/Araraquara |
Rousseau e os mitos das origens: a “Idade de Ouro” e o “Bom Selvagem” |
22B |
André Christian Dalpicolo |
(2) Mestre em Filosofia pela PUC-SP |
A genealogia da moral no Segundo Discurso de J.-J.Rousseau |
11A |
Angélica Aparecida Ferreira |
(3) Filosofia -
Universidade São Judas Tadeu |
O papel da educação na formação do indivíduo: origem do Estado em Rousseau |
32B |
Antônio César Ferreira da Silva |
(2) Filosofia
- Universidade Estadual de Feira de Santana |
Rousseau: natureza e liberdade |
21A |
Aparecido Gomes Leal |
(2) Educação -
Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Ensino Superior de Americana |
A origem da sociedade: uma união que provoca desigualdades e infelicidades? |
11B |
Arlei de Espindola |
(2) Filosofia -
Universidade Estadual de Campinas; Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Toledo |
Rousseau e Sêneca: da crítica das luzes à defesa da virtude |
31A |
Carlo Curvelano Freire |
(3) Filosofia -
Universidade Estadual de Campinas |
O Legislador na sociedade familiar |
32A |
Cícero Josinaldo Silva Oliveira |
(4) Filosofia
- Universidade Federal de Goiás |
A cidadania em Rousseau |
22A |
Ciro Lourenço Borges Júnior |
(4) Filosofia
- Universidade Federal de Uberlândia |
Da unidade natural ao dualismo no indivíduo: as faces da perfectibilidade no Segundo discurso |
23B |
Cristiane Aparecida Barbosa |
(2) Filosofia
- Centro de Ensino Superior de Catalão, GO |
Linguagem e corrupção dos costumes |
33B |
Cristiane Ferraro Gilaberte da Silva |
(2) Letras,
Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Foz do Iguaçu |
Emílio de Rousseau e as origens ideológicas do discurso da Pastoral da Criança |
32B |
Cristina Maria Teixeira Martinho |
(1) Letras - Universidade
Severino Sombra, RJ |
Sonhos de um monstro solitário: Jean-Jacques Rousseau e Frankenstein, de Mary Shelley |
21B |
Cristina Maria Vasques |
(3) Letras -
Universidade Estadual Paulista/Araraquara |
Descobrindo Rousseau em Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato |
21B |
Custódia Alexandra Almeida Martins |
(2) Educação
- Universidade do Minho, Portugal |
Para uma genealogia do bem e do mal em Rousseau |
31B |
Daniel Afonso da Silva |
(2) Filosofia - Universidade
Estadual de Campinas |
O Discurso sobre a desigualdade e o método abdutivo |
23B |
Daniela de Fátima Garcia |
(4) Filosofia
- Universidade Estadual de Campinas |
Considerações estéticas na filosofia de Jean-Jacques Rousseau |
22B |
Daniela Masotti Moraes |
(4) Filosofia
- Universidade Estadual Paulista/Araraquara |
Manuscrito de Genebra e Do Contrato social: Duas noções de pacto social na obra de Jean-Jacques Rousseau? |
22A |
Dax Moraes |
(2) Filosofia
- Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Da “natureza artificial” do direito de propriedade |
11B |
Edgar Rogério da Costa |
(3) Filosofia -
Universidade Estadual de Campinas |
A virtude e a felicidade na Nova Heloísa de Rousseau |
32A |
Eguimar Simões Vogado |
(2) Letras -
Universidade Estadual Paulista/Araraquara |
Em busca do elo perdido: Rousseau e a crise da modernidade |
11A |
Elza Maria Rodrigues |
(2) Educação -
Universidade Estadual de Campinas |
O homem e sua bondade em Rousseau |
33A |
Érica Milaneze |
(2) Letras -
Universidade Estadual Paulista/Araraquara |
Do homem natural às civilizações indígenas americanas, um percurso de Jean-Jacques Rousseau a Jean-Marie Gustave Le Clézio |
22B |
Esther Maxine Trew |
(2) Letras - Universidade
Estadual Paulista/Araraquara |
A caracterização do espaço em Júlia ou A nova Heloisa |
32A |
Evaldo Becker |
(2) Filosofia -
Universidade de São Paulo |
Linguagens, corrupção e liberdade em Rousseau |
13B |
Giovana Carmo Temple |
(3) Filosofia -
Universidade Estadual Paulista/Marília |
O contratualismo de Rousseau e a filosofia imoralista de Nietzsche: Uma releitura da igualdade entre os homens |
12B |
Glaucia Lima de Souza |
(3) Filosofia
Universidade Estadual do Ceará |
A eticidade como proposta irrevogável na teoria educacional de Rousseau |
33B |
Gustavo Araújo Batista |
(2) Educação - Universidade
Estadual de Campinas |
Emílio ou da educação: as categorias axiológicas do pensamento educacional e pedagógico de Jean-Jacques Rousseau |
13A |
Gustavo Cunha Bezerra |
(3) Filosofia -
Universidade Estadual de Campinas |
O bem e o mal na sociedade recém-iniciada do segundo Discurso |
23B |
Israel Alexandria Costa |
(2) Filosofia
- Universidade Católica do Salvador |
Rousseau e a origem do mal |
31B |
Jorge Luiz Viesenteiner |
(2) Filosofia - Universidade
Federal do Rio de Janeiro; Pontifícia
Universidade Católica do Paraná |
A crítica de Nietzsche a Rousseau |
12A |
Juliana de Barros Cerezuela |
(3) Ciências
Sociais - Universidade Estadual de Londrina |
O Discurso sobre a desigualdade e o Contrato social: continuidade e contexto |
22A |
Karen Kazue Kawana |
(2) Filosofia -
Universidade Estadual de Campinas |
Sobre como somos, fomos e voltaremos a ser virtuosos |
13B |
Karin Volobuef |
(1) Letras - Universidade
Estadual Paulista/Araraquara |
Rousseau e os contos de fadas franceses |
21B |
Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd |
(1) Filosofia -
Universidade Federal de Uberlândia |
Rousseau: a transformação da espécie, o argumento histórico e a contradição do sistema social |
13B |
Manoel Dionizio Neto |
(1) Filosofia -
Universidade Federal de Campina Grande |
A ética no Primeiro Discurso de Rousseau |
21A |
Maria Valderez de Colletes Negreiros |
(1) Filosofia -
Universidade Estadual Paulista/Araraquara |
O tema da paz no pensamento de Rousseau |
33B |
Marisa Alves Vento |
(3) Filosofia - Universidade
Federal de Goiás |
Platão, Rousseau e a comunidade política ideal |
31A |
Neiva Afonso Oliveira et al. |
(1) Filosofia -
Universidade Católica de Pelotas |
A formação pela experiência e a autoridade da vontade geral: conceitos que dialogam na educação política de Rousseau |
32B |
Otacílio Gomes da Silva Neto |
(2) Filosofia
- Universidade Estadual da Paraíba |
Rousseau e as “razões especiosas” como legitimadoras da desigualdade política |
11B |
Patrícia da Silva Ferreira * |
(4) Educação
- Universidade Federal de Pelotas |
Jean-Jacques Rousseau e a questão da diretividade na educação * |
13A |
Pedro Paulo da Costa Corôa |
(1) Filosofia -
Universidade Federal do Pará |
Natureza e cultura humana: um problema comum a Rousseau e a Nietzsche |
12A |
Renato Moscateli |
(2) História -
Universidade Estadual de Maringá |
A querela entre Rousseau e Voltaire sobre o significado da civilização |
31A |
Rodrigo Brandão |
(2) Filosofia - Universidade
de São Paulo; Universidade
Federal do Paraná |
Unde malum? Rousseau e a origem do mal |
31B |
Sidney Barbosa |
(1) Letras - Universidade
Estadual Paulista/Araraquara |
Autobiografia e literatura em Les rêveries
du promeneur solitaire |
23A |
Thiago Mota Fontenele e Silva |
(3) Filosofia -
Universidade Federal do Ceará |
O problema da legitimidade nos pensamentos políticos de Rousseau e de Nietzsche |
12B |
Thomaz Massadi Teixeira Kawauche |
(3) Filosofia -
Universidade de São Paulo |
Starobinski leitor de Rousseau: religião e retórica na história das origens |
23A |
Washington Luiz Martins da Silva* |
(1) Filosofia -
Universidade Federal de Pernambuco |
Rousseau e os conflitos pós-modernos * |
11A |
Wilfrido Edesmin Palacios Paredes |
(3) Filosofia -
Universidade de São Paulo |
El dilema de la
libertad e igualdad del hombre según J.-J. Rousseau |
21A |
* comunicação inscrita mas não apresentada
Legenda:
(1) Professor Dr. |
11 |
(2) Doutorando ou Professor Ms. |
22 |
(3) Mestrando |
13 |
(4) Graduando (Iniciação
Científica) |
06 |
Comunicações inscritas por Estado da Federação:
Bahia |
02 |
Ceará |
03 |
Goiás |
03 |
Minas Gerais |
03 |
Pará |
01 |
Paraíba |
03 |
Paraná |
06 |
Pernambuco |
01 |
Rio de Janeiro |
02 |
Rio Grande do Sul |
02 |
São Paulo |
25 |
|
|
Exterior (Portugal) |
01 |
|
|
TOTAL |
52 |