Página Shostakovich - Opus 87
Versão em Português de |
ApresentaçãoSeja bem-vindo(a) a esta pequena página! Ela é bem simples, sem frames, sem muitas imagens, apenas minhas seqüências MIDI dos Prelúdios e fugas opus 87 de Shostakovich; um lugar em que as pessoas podem ouvir a música ou obter os arquivos de maneira fácil e rápida. Espero que você aproveite a visita!
Esta página é a versão em português da página que criei em janeiro de 1997 na GeoCities. Tudo o que é essencial está aqui reproduzido, mas talvez você queira também fazer uma visita à página em inglês para acessar alguns links e conhecer um pouco mais sobre as pessoas que estimularam este projeto.
Algumas informações técnicas: todas estas peças foram feitas em um editor gráfico, e cada nota introduzida e trabalhada individualmente - não usei scanner nem teclado MIDI. Segui uma partitura publicada em 1972 em Moscou, pela editora "Musyka" (ver foto abaixo); tive de identificar e corrigir alguns pequenos erros de impressão, mas em seu todo ela pareceu-me razoavelmente acurada. As seqüências são arquivos MIDI tipo 1, no padrão GM (General MIDI). Empreguei múltiplos canais (mãos direita e esquerda nos prelúdios, e um canal distinto para cada uma das vozes nas fugas), com uma leve separação estéreo. Foram incluÃdos efeitos (reverberação, chorus) e o balanceamento está otimizado para a placa de som SB32, equipada com o banco de samples General MIDI de 8 MB da E-Mu. Todas as peças soam muito bem em meu sistema, e devem produzir excelente resultado em qualquer sistema com bons samples instrumentais. (Em placas de som de sÃntese FM, é claro, a sonoridade deixará muito a desejar.)
Por fim, uma observação necessária. Note-se que estas seqüências MIDI constituem apenas uma ferramenta para o estudo e a audição analÃtica. Esforcei-me para introduzir o máximo de artifÃcios expressivos, mas é claro que estão ausentes as nuances essenciais que caracterizam a interpretação por um ser humano; assim, este material não pode nem pretende servir como um substituto para a audição de interpretações reais, ao vivo ou gravadas. E, embora uma partitura rudimentar possa ser impressa a partir destes arquivos, a divisão das pautas não será adequada para guiar uma execução pianÃstica e, principalmente, todas as marcas de expressão e fraseado presentes na partitura original estarão ausentes. Estas seqüências MIDI visam contribuir para um maior conhecimento e interesse pela música de Shostakovich, sem tomar o lugar de nenhum item disponÃvel comercialmente, e, nesse sentido, acredito que elas atendem à s convenções sobre o uso aceitável de material protegido pelo direito autoral.
24 Prelúdios e fugas opus 87 (1950-51)
Esta coleção é certamente a obra mais importante da produção pianÃstica de Shostakovich. As peças foram compostas logo depois de sua visita a Leipzig por ocasião das solenidades do segundo centenário da morte de J. S. Bach, e, como tais, representam sua homenagem ao autor do Cravo bem-temperado. O que originalmente fora pensado como uma simples série de exercÃcios polifônicos acabou por tornar-se uma obra em grande escala, plenamente desenvolvida, na qual os gêneros pianÃsticos mais dÃspares são admiravelmente integrados em um painel coerente. A diversidade de estilos e técnicas aproxima-se à s vezes do pastiche, mas a coleção é notável como ponto de consolidação das anteriores vertentes composicionais do autor, e a música, por certo, é Shostakovich em sua melhor forma, com aquela peculiar mistura de verve e pathos da qual deriva sua perene fascinação
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Arquivo compactado com a coleção
completa dos 24 prelúdios e fugas: |
op87.zip | 239 KB |
Topo da página Apresentação Prelúdios e fugas opus 87 Arranjos
ArranjosEsta seção não é recomendável para os puristas, portanto passe adiante se você não tolera a idéia de ouvir estas peças em outras formas que não nas versões originais "em preto-e-branco" para piano. Os arranjos surgiram como um subproduto da seqüência das versões originais, mas eu gostei demais deles para deixá-los escondidos em meu disco rÃgido. De qualquer forma, ouça-os por sua conta e risco, e lembre-se de que Shostakovich não é minimamente responsável por eles...
Fugue04.mid (19 KB)
A fuga em mi menor é uma fuga dupla de corte tradicional; o primeiro sujeito é apresentado na primeira seção (lenta), a segunda seção (mais rápida) ocupa-se do segundo sujeito, e ambos os sujeitos combinam-se na seção final. É natural atribuir cada sujeito e seu respectivo material temático a um grupo instrumental distinto, e é assim que as cordas e os metais ajudam a esclarecer auditivamente a deslumbrante textura contrapontÃstica daquelas passagens em que os dois sujeitos são combinados um com o outro e consigo próprios em um cerrado stretto.
Fugue06.mid (28 KB)
Será que sou o único a escutar na fuga em si menor alguns ecos das elaboradas canzoni polifônicas de Andrea e Giovanni Gabrieli? Eu a instrumentei para conjunto de metais, e todas as partes são duplicadas com um eco de alguns décimos de segundo, de modo a reproduzir o ambiente de uma catedral em Veneza.
Fugue11.mid (13 KB)
Esta é uma transcrição da fuga em si maior para trio de madeiras: flauta, corne-inglês e fagote. Acredito que essa peça vivaz e extrovertida presta-se bem ao idioma do trio de madeiras. Pergunto-me apenas se intérpretes humanos poderiam efetivamente tocar esta peça - com cinco sustenidos na armadura - tão rápido como se ouve aqui...
Fugue12.mid (41 KB)
A fuga em sol sustenido menor é uma peça ritmicamente muito complexa em compasso de 5/4, e desde o inÃcio fiquei curioso para ouvir como ela soaria tocada por um conjunto de jazz. Acrescentei a ela uma trilha de percussão (que "roubei" de uma seqüência MIDI do Take Five) e o resultado final mereceu alguns comentários favoráveis de pessoas no grupo alt.fan.shostakovich da Usenet, e em outros lugares. Apesar de todo seu caráter jazzÃstico, esta "Take Five Fugue" é uma transcrição exata do original para piano, exceto pelo acréscimo da percussão e o fato de que o baixo soa uma oitava mais grave que no original.
Fugue13.mid (12 KB)
A única fuga a cinco vozes da coleção surge como a candidata natural a uma transcrição para quinteto de sopros. Na forma de um Adagio contido e meditativo, ela exibe algumas entradas luminosas do sujeito, que os diferentes timbres instrumentais revestem de uma luz inteiramente nova. O meio revelou-se tão congenial à música que não hesitei em transpô-la uma quarta diminuta acima, para si bemol maior, de modo que se ajustasse melhor ao registro dos instrumentos.
Fugue14.mid ( 13 KB)
Escolhi a orquestra de cordas para o arranjo da fuga em mi bemol menor, mas acrescentei um trio de instrumentos de sopros que se encarregam do sujeito e do contra-sujeito em algumas passagens estruturalmente significativas. Nisso fui influenciado pela notável instrumentação de Hermann Scherchen para o Contrapunctus IX da Arte da Fuga de J.S. Bach.
Prel16.mid ( 15 KB)
Quando preparei a seqüencia original do prelúdio em si bemol menor, fui atraÃdo pela maneira engenhosa pela qual as diferentes camadas da textura musical se comprimiam nas duas pautas do piano. Separei as camadas para obter uma visão mais clara da estrutura, e este arranjo para orquestra surgiu como uma conseqüência quase natural. Um tema curto e pungente, com uma distorção harmônica muito caracterÃstica de Shostakovich, é seguido de três variações barrocas e uma conclusão. Mais do que um simples estudo analÃtico, este arranjo revelou-se também uma peça instrumental bastante atraente, em minha opinião.
Prel22.mid (17 KB)
Devo admitir que ultrapassei um pouco as medidas no arranjo do prelúdio em sol menor. Mas, com todas as liberdades que tomei em relação à divisão e distribuição das vozes, e as muitas mudanças de instrumentos, todas as notas são exatamente aquelas escritas por Shostakovich. Tentei reforçar o caráter hipnótico dos longos ostinati, e não negligenciei o uso de instrumentos "eletrônicos" para obter o efeito desejado.
Fugue22.mid (14 KB)
As quatro vozes da fuga em sol menor ajustam-se tão perfeitamente ao registro dos instrumentos do quarteto de cordas que não posso deixar de pensar que Shostakovich teve essa formação em mente quando a escreveu. Escolhi aqui outra vez o som quente e cheio da orquestra de cordas como o veÃculo ideal para esta música. A transcrição é, mais uma vez, exata, com os baixos dobrando os violoncelos uma oitava abaixo em algumas passagens-chave.
Todos os arranjos acima reunidos em um único arquivo compactado para rápido "download":
op87arr.zip (66 KB)
Topo da página Apresentação Prelúdios e fugas opus 87 Arranjos
Se você gosta de fugas, visite Kunst der Fuge. Na página dedicada a Shostakovich você encontrará, além destes meus trabalhos, muitas outras interessantes transcrições< retorno à página de músicaObrigado pela sua visita!