A educação musical de Emílio

José Oscar de Almeida Marques
Departamento de Filosofia - UNICAMP
 

Resumo:  A proposta de Rousseau, no Emílio, de uma “educação de acordo com natureza” não deve ser confundida com a criação de um selvagem afortunadamente ignorante de todos os refinamentos de civilização. Pelo contrário, o tratado de Rousseau contém o plano de uma educação de gosto muito sofisticada, e embora Emílio não esteja destinado a se tornar um artista, estará bem versado nas questões e convenções artísticas de seu tempo. Neste trabalho examino os passos da educação musical de Emílio pelas várias fases nas quais Rousseau divide o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de seu hipotético aluno. Mostrando como os particulares objetivos e métodos em cada fase se conformam às diretrizes impostas pela natureza para esse desenvolvimento, espero deixar claro que não há nenhuma incompatibilidade, em Rousseau, entre uma educação “de acordo com natureza” e um adequado cultivo do gosto e da apreciação estética.

Palavras-chave:  Rousseau, Emílio, educação, música, gosto, estética.
 

Abstract:  Rousseau’s proposal in the Emile of an “education according to nature” should not be confused with the rearing of a savage blissfully unaware of all refinements of civilization. On the contrary, Rousseau’s treatise contains the plan of a very sophisticated education of taste, and although Émile is not supposed to become an artist, he will be well versed in the artistic matters and conventions of his time. In this paper I examine the steps of Émile’s musical education through the several stages in which Rousseau divides the physical, intellectual and emotional development of his hypothetical pupil. By showing how the particular aims and methods in each stage conform to the guidelines set up by nature for this development, I hope to make clear that there is no incompatibility, in Rousseau´s philosophy, between an education “according to nature” and a proper cultivation of taste and aesthetical appreciation.

Key words:  Rousseau, Emile, education, music, taste, aesthetics.