Hume e a
justificação experimental das máximas causais José Oscar
de Almeida Marques Dep. de
Filosofia, UNICAMP Resumo: No Tratado sobre a Natureza Humana, Hume
examinou o estatuto do princípio amplamente aceito de que todo evento tem
uma causa e, após decidir que sua verdade não é nem intuitivamente nem demonstrativamente
certa, propôs investigar se ele não poderia ser estabelecido pela experiência. Essa
investigação foi inconclusiva, pois Hume logo substituiu o problema pelo da validação
experimental de outro princípio: o de que causas similares têm efeitos similares, embora
tampouco no caso deste uma justificação racional para sua aceitação tenha sido obtida. Como Hume
não questiona a validade e o emprego desses princípios, seria correto concluir,
como Lewis White Beck,
que eles têm o estatuto de princípios a
priori no sistema humeano? Neste
trabalho pretendo defender a idéia de que há em Hume elementos que podem fornecer uma certa
justificação experimental desses princípios, embora sem o mesmo valor das provas experimentais
que dão apoio às induções de primeira ordem. |