Hume e a justificação experimental das máximas causais

 

José Oscar de Almeida Marques

Dep. de Filosofia, UNICAMP

 

Resumo:

 

No Tratado sobre a Natureza Humana, Hume examinou o estatuto do princípio amplamente aceito

de que todo evento tem uma causa e, após decidir que sua verdade não é nem intuitivamente

nem demonstrativamente certa, propôs investigar se ele não poderia ser estabelecido pela

experiência. Essa investigação foi inconclusiva, pois Hume logo substituiu o problema pelo

da validação experimental de outro princípio: o de que causas similares têm efeitos

similares, embora tampouco no caso deste uma justificação racional para sua aceitação tenha

sido obtida. Como Hume não questiona a validade e o emprego desses princípios, seria

correto concluir, como  Lewis White Beck, que eles têm o estatuto de princípios a priori no

sistema humeano? Neste trabalho pretendo defender a idéia de que há em Hume elementos que

podem fornecer uma certa justificação experimental desses princípios, embora sem o mesmo

valor das provas experimentais que dão apoio às induções de primeira ordem.