[voltar]

CILP
(CERTIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA)

 

O QUE É?

O CILP atesta a proficiência em português como língua estrangeira. Foi criado pela Universidade de Caxias do Sul e o seu exame é realizado desde 1997, em várias instituições em diversos países, normalmente em Julho e Dezembro (duas vezes ao ano). O CILP obteve um bom reconhecimento e um grande interesse por parte dos países do bloco MERCOSUL.

QUEM PODE SE CANDIDATAR?
Qualquer estrangeiro de qualquer nacionalidade, idade ou grau de escolaridade pode se inscrever para o CILP.

ESTRUTURA DO EXAME
O exame possui três níveis independentes, ou seja, sem pré-requisitos: básico, médio e superior. CILP básico: busca verificar a competência lingüística do examinado em situações cotidianas e de vocabulário elementar e parcial: referência pessoal, de trabalho, rotinas, hobbies, alimentação, etc. CILP médio: verifica a competência lingüística para comunicação na maior parte dos eventos formais e informais, utilizando vocabulário adequado, abarcando temas profissionais, sociais e práticos. CILP superior: Verifica a competência lingüística necessária para um bom desempenho em situações que requerem uso avançado da língua, de todos os níveis e com abstrações.

COMPONENTES DO EXAME
Cada nível do exame é composto por quatro  provas, elaboradas de acordo com os critérios de cada nível, buscando uma avaliação do caráter comunicativo no emprego das habilidades lingüísticas. As provas são: 
Prova 1- Leitura e Compreensão de Texto e Formas lingüísticas em uso. Duração de 1 hora, valendo 30 pontos.
Prova 2- Produção Escrita. Duração de 1 hora, valendo 30 pontos.
Prova 3- Compreensão Auditiva. Duração de 40 min, valendo 20 pontos.
Prova 4- Produção Oral. Duração de 10 min, valendo 30 pontos. É aprovado quem obtém 70% na soma dos pontos no conjunto das provas 1 e 2, e 70% no das provas 3 e 4.  

INSCRIÇÕES E LOCAIS DO EXAME

O exame é aplicado nos seguintes países: Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai e Paraguai.