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Física Matemática

Física Matemática

Relatividade Geral (soluções exatas), Relatividade Numérica (problema de dois buracos negros e colisão de "paredes" cósmicas) e buracos negros, estrelas compactas e ondas gravitacionais em geral.

Textos publicados:

OLIVEIRA, Samuel Rocha de. Deterministic chaos: a pedagogical review of the double pendulum case. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.46, 2024. DOI: 10.1590/1806-9126-RBEF-2024-0060. Disponível em:  https://www.scielo.br/j/rbef/
Comentário: O artigo tem por objetivo revisar de forma abrangente a dinâmica do pêndulo duplo, enfatizando seu comportamento caótico, e avaliar seu potencial pedagógico. Insere-se no contexto do ensino de Física, articulando conceitos de mecânica clássica, matemática e computação, ao explorar o o caos determinístico em um sistema aparentemente simples. A fundamentação teórica abrange conceitos de caos determinístico e ferramentas matemáticas (mapas de Poincaré, expoentes de Lyapunov) aplicadas ao pêndulo duplo, enquanto o contexto educacional destaca a necessidade de integrar temas avançados (como o caos) em cursos de mecânica para tornar a aprendizagem mais instigante e interdisciplinar.
Do ponto de vista metodológico, o estudo combina revisão conceitual e simulações numéricas: utiliza métodos computacionais (como o algoritmo de Runge-Kutta de 4ª ordem) para simular o movimento do pêndulo duplo e visualizar suas trajetórias complexas. Esses procedimentos permitiram examinar a sensibilidade às condições iniciais e outros aspectos do comportamento caótico. Como principal contribuição, o artigo demonstra o valor pedagógico do pêndulo duplo como ferramenta interdisciplinar de ensino, conectando Física (dinâmica não linear), Matemática (sistemas dinâmicos, cálculo diferencial) e Computação (simulação numérica). Evidencia-se que o estudo do caos através desse sistema concreto pode tornar mais tangíveis conceitos abstratos, enriquecendo a experiência do estudante. A relevância do artigo para o Ensino de Física está em promover a compreensão de sistemas caóticos de forma acessível e motivadora, mostrando aos futuros físicos ou professores como fenômenos de caos determinístico podem ser abordados em sala de aula de maneira experimental e interdisciplinar, reforçando a ligação entre teoria e prática no ensino de mecânica clássica.

OLIVEIRA, Samuel Rocha de. Por que o céu é escuro à noite? Considerações geométricas com um olhar histórico e pedagógico do paradoxo de Olbers. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.42, e20200381, 2020. DOI: 10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0381. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/cp4XGgFxn65xRvwpPCQTvVG/.
Comentário: Este artigo aborda, de forma didático-científica, o Paradoxo de Olbers – a clássica questão astronômica "por que o céu noturno é escuro se o universo tem infinitas estrelas?" – com o propósito de oferecer considerações geométricas, históricas e pedagógicas sobre o tema. O texto se insere no contexto do Ensino de Física (mais especificamente de Astrofísica/Cosmologia básica) e busca tornar acessível aos estudantes e professores um problema que conecta conceitos de astronomia, física e matemática. O autor inicia revisitando as formulações históricas do paradoxo, passando por pensadores como Kepler e Olbers, e apresenta as soluções modernas baseadas na Cosmologia (tais como a expansão do universo e a idade finita das estrelas). O diferencial está em utilizar argumentos geométricos simples para quantificar o brilho do céu e mostrar de que modo esses fatores cosmológicos contribuem para a escuridão da noite.
Em termos metodológicos, embora seja um artigo teórico, ele conduz uma espécie de experimento mental quantitativo: é feito um cálculo aproximado do brilho total do céu considerando um universo estático infinito e, posteriormente, introduzem-se correções graduais nesse modelo (como o efeito da expansão cósmica e a finitude temporal das estrelas) para demonstrar matematicamente a diminuição do brilho resultante. Esse percurso matemático-conceitual, apresentado de forma acessível, quantifica que a expansão do universo explica pouco mais da metade da escuridão observada, enquanto o restante se deve à distribuição finita de estrelas no espaço-tempo. A exposição equilibra rigor e simplicidade, evitando cálculo complicado e recorrendo a analogias geométricas (por exemplo, dividir o céu em camadas esféricas concêntricas de estrelas) compreensíveis a alunos de nível médio ou início de graduação. Como contribuição pedagógica principal, o artigo demonstra que o paradoxo de Olbers pode ser explorado didaticamente como um excelente tema interdisciplinar: envolve Astronomia (natureza das estrelas e do universo), Física (óptica e radiação), Matemática (estimativas e geometria do espaço) e História da Ciência (evolução das ideias científicas). O autor sugere que trazer essa discussão para a sala de aula – por exemplo, desafiando os alunos com a pergunta inicial e guiando-os pelas possíveis respostas – estimula a curiosidade e o pensamento crítico. Além disso, ao mostrar a resolução moderna do paradoxo, os estudantes têm a oportunidade de entender conceitos de Cosmologia (como Big Bang e universo dinâmico) de maneira contextualizada e motivadora. A relevância do trabalho para o Ensino de Física reside, portanto, em fornecer um roteiro e embasamento para professores trabalharem um tema sofisticado de forma instigante e acessível. O céu escuro deixa de ser um fato trivial e torna-se ponto de partida para discutir modelos de universo, finitude/infinito e método científico (por que uma pergunta simples intrigou a ciência por séculos). Em suma, o artigo colabora para enriquecer o currículo de física com um tópico normalmente ausente nos livros-texto tradicionais, mas que tem alto potencial formativo, pois conecta saberes e demonstra a natureza evolutiva do conhecimento científico.

Fractal structure in the scalar λ (φ^{2}-1)^{2} theory
P Anninos, S Oliveira, RA Matzner
Physical Review D 44 (4), 1147
Three-dimensional initial data for the collision of two black holes
GB Cook, MW Choptuik, MR Dubal, S Klasky, RA Matzner, SR Oliveira
Physical Review D 47 (4), 1471
Exact self‐gravitating disks and rings: A solitonic approach
PS Letelier, SR Oliveira
Journal of mathematical physics 28 (1), 165-170
The Schenberg spherical gravitational wave detector: the first commissioning runs
OD Aguiar, LA Andrade, JJ Barroso, PJ Castro, CA Costa, ST De Souza, ...
Classical and Quantum Gravity 25 (11), 114042
Superposition of Weyl solutions: the equilibrium forces
PS Letelier, SR Oliveira
Classical and Quantum Gravity 15 (2), 421
Uniformly accelerated black holes
PS Letelier, SR Oliveira
Physical Review D 64 (6), 064005
Double Kerr-NUT spacetimes: spinning strings and spinning rods
PS Letelier, SR De Oliveira
Physics Letters A 238 (2-3), 101-106
Generalized relaxation theory and vortices in plasmas
SR Oliveira, T Tajima
Physical Review E 52 (4), 4287
Geodesics around Weyl–Bach's ring solution
LA D'Afonseca, PS Letelier, SR Oliveira
Classical and Quantum Gravity 22 (17), 3803
Static axisymmetric approach for the head-on collision of two black holes
ME Araújo, SR Oliveira
Physical Review D 52 (2), 816
Solution of elliptic equations in numerical relativity using multiquadrics.
MR Dubal, SR Oliveira, RA Matzner
Approaches to numerical relativity, 265-280
Superposition of Weyl solutions to the Einstein equations: cosmic strings and domain walls
PS Letelier, SR Oliveira
Classical and Quantum Gravity 5 (2), L47
Model of two perfect fluids for an anisotropic and homogeneous universe
SR Oliveira
Physical Review D 40 (12), 3976
Two Kerr black holes with axisymmetric spins: head-on collision and gravitational radiation
ME Araujo, PS Letelier, SR Oliveira
Classical and Quantum Gravity 15 (10), 3051
Substructures in simulations of relativistic jet formation
RO Garcia, SR Oliveira
Brazilian journal of physics 47 (2), 197-214
Investigação dos Principais Parâmetros em Simulações de Discos e Jatos Relativı́sticos.
R de Oliveira Garcia, SRO de Oliveira
Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied …
Oscilador harmônico: Uma análise via séries de Fourier
SR Oliveira
Revista Brasileira de Ensino de Física 39
Simulations of substructures in relativistic jets
RO Garcia, SR Oliveira
arXiv preprint arXiv:1602.02143
Métodos Numéricos de Volumes Finitos aplicados em Hidrodinâmica Ideal via Octave
RO Garcia, SR de Oliveira
Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied …
Central Finite Volume Methods Applied in Relativistic Magnetohydrodynamics: Applications in Disks and Jets
R de Oliveira Garcia, SR de Oliveira
International Journal of Mathematical and Computational Sciences 9 (1), 48-58
Simulações numericas do colapso gravitacional de um campo escalar sem massa
R de Oliveira Garcia
[sn]
Static Axisymmetric Approach to the Two Black Hole Head-on Collision
S Rocha de Oliveira
Proceedings of the Seventh Marcel Grossman Meeting on recent developments in …
The two black hole problem in 3+ 1 general relativity: Analytical approximations and numerical solutions of the initial data(Ph. D. Thesis)
S OLIVEIRA
 
General-Relativistic Plasma Physics and Computational Simulations
S Oliveira, K Holcomb, J Daniel, G Tarkenton, T Tajima
Bulletin of the American Astronomical Society, Vol. 23, p. 1321 23, 1321
Interacao Gravitacional: Sistemas binarios em relatividade
MZ Silva, SR de Oliveira
GRAVITATIONAL WAVE OUTPUT OF THE HEAD-ON COLLISION OF TWO BLACK HOLES
SR OLIVEIRA
E ilut, 79
Einstein equation solutions with axial symmetry, conical and essential singularities
SR de Oliveira