Pesquisas de estimação [e dignidade]

São Francisco de Assis escreveria:

Louvados sejam todos os seres criados, que vivem e compartilham conosco esta morada terrena, concedida pelo Altíssimo. Entre eles, nossos irmãos animais, que caminham ao nosso lado, oferecendo seu serviço, seu carinho e sua vida.

Desde tempos antigos, os homens, em sua busca por conhecimento e sobrevivência, têm recorrido aos nossos irmãos menores. Nos campos da ciência, da medicina e até da guerra, animais têm sido usados em diversos propósitos. Reconhecemos, com humildade, os benefícios que disso vieram, salvando muitas vidas humanas. Ainda assim, é preciso lembrar que esses seres, criados pelo mesmo Criador que a nós, também sentem e sofrem. Por isso, a consciência nos chama a tratá-los com amor e dignidade.

Os cães, em particular, são uma dádiva especial. Veja o Beagle, por exemplo, com sua alma alegre e olhos ternos, que parecem buscar a nossa compreensão. Esses irmãos caninos são hábeis em nos entender, capazes de olhar em nossos olhos, como se quisessem ouvir nossos pensamentos e dividir nossas dores. São companheiros fiéis, amigos que nos ensinam o que há de mais puro no amor.

Um beagle com olhar expressivo
Os Beagle são cães vigorosos e distintos, que apresentam uma construção compacta. A raça Beagle é muito carinhosa, alegre.

Quando, em tempos recentes, uma revolta contra o uso de cães em pesquisas veio à tona, não foi por acaso. Talvez porque, em nosso íntimo, sabemos que eles possuem uma essência próxima à nossa, uma centelha divina que os torna especiais. A ciência começa a revelar aquilo que já intuíamos: que eles pensam e sentem, mesmo que não falem com palavras humanas. Não são apenas nossos servos ou ferramentas; são nossos irmãos.

Assim, enquanto a sociedade avança, é nosso dever assegurar que toda prática envolvendo nossos irmãos animais seja conduzida com o maior respeito e compaixão, seguindo a ética e as leis do coração. E mesmo que o tema seja complexo, é preciso enfrentá-lo com oração, reflexão e diálogo, buscando sempre o equilíbrio entre o progresso humano e o respeito pela vida de todas as criaturas.

E agora, que as vozes da tempestade se acalmaram, pergunto: o que podemos fazer, como filhos e filhas do Criador, para que nossos irmãos menores recebam a dignidade que lhes é devida? A resposta está em nossos corações, onde a voz do Amor nos guia.

Paz e Bem.

===================

Post original

"Dogs Are People, Too"

Os cães têm a habilidade  olhar diretamente nos nossos olhos para avaliar nossas reações e decidir o que fazer e daí aprenderam a ser os melhores amigos do homem.