|
Cursos e Orientações
>> Cursos de Graduação e Pós na
Unicamp |
|
|
LA704
- Lingüística Aplicada e Formação
do Professor de Língua
|
T.: 04 P.:
00 HS.: 04 C.: 04
|
Objetivos
Discutir a
relação teoria e prática
na formação do professor de língua.
Examinar a relação entre investigação,
produção de conhecimento e inovação
pedagógica.
Discutir os fundamentos e conseqüências
de tendências existentes na formação
profissional, tais como: formação
instrumental ou acadêmica do professor
de língua.
Conteúdo
I. A relação
entre a) concepções teóricas
fundamentais; b) opções políticas
educacionais e c) práticas em sala de
aula, na formação do professor.
II. Concepções
de linguagem, de subjetividade e de sociedade
em abordagens formalistas tradicionais; estruturalistas;
cognitivistas; sócio-interacionistas;
comunicativas; funcionalistas-jakobsonianas;
sócio-pragmáticas; discursivas.
III. Políticas
educacionais. Pedagogia e sociedade. O pensamento
de Paulo Freire e o ensino de língua.
Currículos multidimensionais e enfoques
contextualizados do ensino de língua.
IV. Práticas
em sala de aula. Técnicas, discurso e
subjetividade. Gêneros discursivos. Leitura
polissêmica. Escrita e reformulação:
esquemas retóricos de base e afetividade.
Proposta de escrevente indeterminado. Oralidade
e heterogeneidade discursiva.
AVALIAÇÃO
Resenhas críticas
e duas avaliações dissertativas:
uma feita em sala de aula e outra, realizada
em casa e de forma monográfica.
BIBLIOGRAFIA
Bakhtin, M.
"Os Gêneros Discursivos", in
Estética da Criação Verbal.
São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Eco, U. e Bonazzi, M. Mentiras que parecem Verdades.
São Paulo: Summus, 1980.
Freire, P. Educação como Prática
da Liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1980.
Jakobson, R. Lingüística e Comunicação.
São Paulo: Cultrix, 1977.
Nosella, M. As Belas Mentiras - A Ideologia
Subjacente aos Textos Didáticos. São
Paulo: Moraes, 1980.
Orlandi, E. Discurso e Leitura. São Paulo:
Cortez, 1988.
Serrani, S. "Afetividade e Escrita em Língua
Estrangeira ", Línguas e Processos
Discursivos, S. Serrani (Ed.). Fragmentos. Florianópolis,
Ed. da UFSC, 2002.
--------- "Memórias Discursivas,
Línguas e Identidades Socioculturais",
Organon - UFRGS, Porto Alegre, 2003.
Stern, H., "Seeing the trees AND the wood:
some thoughts on language teaching analysis",
Johnson, R., ed., 1989, The Second Language
Curriculum. Cambridge, Cambridge University
Press, pp. 207-221.
Vanoye, F. Usos da Linguagem - Problemas e Técnicas
na Produção Oral e Escrita. São
Paulo, Martins Fontes, 13 ed., 1998.
|
|
|
|
|
©
2004 - Silvana Serrani - Unicamp
|
|
|