www.iel
- Cursos - Unicamp
- Cursos - Externos
- Orientações
 
Cursos e Orientações >> Cursos de Graduação e Pós na Unicamp

 
LA704 - Lingüística Aplicada e Formação do Professor de Língua
T.: 04 P.: 00 HS.: 04 C.: 04

 

PROGRAMA

Objetivos

Discutir a relação teoria e prática na formação do professor de língua.
Examinar a relação entre investigação, produção de conhecimento e inovação pedagógica.
Discutir os fundamentos e conseqüências de tendências existentes na formação profissional, tais como: formação instrumental ou acadêmica do professor de língua.

Conteúdo

I. A relação entre a) concepções teóricas fundamentais; b) opções políticas educacionais e c) práticas em sala de aula, na formação do professor.

II. Concepções de linguagem, de subjetividade e de sociedade em abordagens formalistas tradicionais; estruturalistas; cognitivistas; sócio-interacionistas; comunicativas; funcionalistas-jakobsonianas; sócio-pragmáticas; discursivas.

III. Políticas educacionais. Pedagogia e sociedade. O pensamento de Paulo Freire e o ensino de língua. Currículos multidimensionais e enfoques contextualizados do ensino de língua.

IV. Práticas em sala de aula. Técnicas, discurso e subjetividade. Gêneros discursivos. Leitura polissêmica. Escrita e reformulação: esquemas retóricos de base e afetividade. Proposta de escrevente indeterminado. Oralidade e heterogeneidade discursiva.

AVALIAÇÃO

Resenhas críticas e duas avaliações dissertativas: uma feita em sala de aula e outra, realizada em casa e de forma monográfica.

BIBLIOGRAFIA

Bakhtin, M. "Os Gêneros Discursivos", in Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Eco, U. e Bonazzi, M. Mentiras que parecem Verdades. São Paulo: Summus, 1980.
Freire, P. Educação como Prática da Liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
Jakobson, R. Lingüística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1977.
Nosella, M. As Belas Mentiras - A Ideologia Subjacente aos Textos Didáticos. São Paulo: Moraes, 1980.
Orlandi, E. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez, 1988.
Serrani, S. "Afetividade e Escrita em Língua Estrangeira ", Línguas e Processos Discursivos, S. Serrani (Ed.). Fragmentos. Florianópolis, Ed. da UFSC, 2002.
--------- "Memórias Discursivas, Línguas e Identidades Socioculturais", Organon - UFRGS, Porto Alegre, 2003.
Stern, H., "Seeing the trees AND the wood: some thoughts on language teaching analysis", Johnson, R., ed., 1989, The Second Language Curriculum. Cambridge, Cambridge University Press, pp. 207-221.
Vanoye, F. Usos da Linguagem - Problemas e Técnicas na Produção Oral e Escrita. São Paulo, Martins Fontes, 13 ed., 1998.


© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp