www.iel
- Cursos - Unicamp
- Cursos - Externos
- Orientações
 
Cursos e Orientações >> Cursos de Graduação e Pós na Unicamp

 
LA803 - Tópicos em Ensino / Aprendizagem de Língua Estrangeira / Segunda Língua
T.: 04 P.: 00 HS.: 04 C.: 04

 

PROGRAMA

INTRODUÇÃO

Embora nossos cursos de Bacharelado não sejam orientados para o ensino de línguas estrangeiras (LE), e nossas Licenciaturas não habilitem para esse ensino, levantamentos realizados com ex-alunos do IEL evidenciam que, com relativa freqüência, nossos graduados desempenham atividades profissionais ligadas ao ensino de LE. Muitas vezes, trata-se de ensino de português para profissionais estrangeiros que atuam em organizações públicas ou privadas da região de Campinas e de outros lugares no país. Em outras ocasiões, nossos graduados desenvolvem atividades relacionadas com o ensino de outras línguas estrangeiras que conhecem. Assim, o oferecimento desta disciplina eletiva visa a aprimorar a formação intelectual e profissional de nossos estudantes nesse domínio de conhecimento.

OBJETIVOS

- Exame das especificidades do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
- Análise dos fatores que incidem no processo de aquisição de línguas não maternas, do ponto de vista teórico.
- Estudo dos componentes da dimensão prática do ensino aprendizagem de línguas estrangeiras.

CONTEÚDOS

- Ensino de línguas estrangeiras e cultura: propostas multidimensionais.
- Subjetividade e dimensão afetiva no ensino-aprendizagem de línguas.
- Leitura e escrita: gêneros discursivos e práticas de reformulação em propostas pré-pedagógicas.
- Produção oral e compreensão auditiva em língua estrangeira: dimensões supra-segmentais da linguagem e construção de sentidos.
- A tradução como quinta prática verbal e como reflexão metalingüística e metadiscursiva.

PROCEDIMENTOS

Aulas expositivas
Atividades de oficina
Trabalhos escritos realizados fora de sala de aula

AVALIAÇÃO

Apresentação de exposições orais e de trabalhos escritos
Prova escrita
Trabalho final

BIBLIOGRAFIA


© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp