www.iel
- Cursos - Unicamp
- Cursos - Externos
- Orientações
 
Cursos e Orientações >> Cursos de Graduação e Pós na Unicamp

 
LP005 - Introdução aos Estudos em Lingüística Aplicada II

 

Programa

Ementa

Iniciação à discussão de tópicos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de segunda língua e língua estrangeira

Objetivo

Examinar os principais componentes do processo de ensino-aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira, considerando diversas perspectivas de abordagem e focalizando especialmente as visões processuais da linguagem e do sujeito, na teoria e na prática.

Conteúdo

Concepções de linguagem nas principais abordagens do ensino-aprendizagem de segunda língua / língua estrangeira no século XX e nas principais tendências da atualidade. Língua: pronúncia, gramática (regras e explicações, terminologia, prática, correção de erros gramaticais), funções pragmáticas (contexto, participantes, efeitos, atos de fala, normas e variedade). Discurso e sentido.
Concepções de sujeito e de sociedade nas principais abordagens do ensino-aprendizagem de segunda língua / língua estrangeira no século XX e nas principais tendências da atualidade. O sujeito e as práticas de compreensão auditiva, leitura, produção oral e escrita.
Concepções de ensino-aprendizagem nas principais abordagens do ensino-aprendizagem de segunda língua / língua estrangeira no século XX e nas principais tendências da atualidade. Teoria e prática. As noções de estratégia, progressão e avaliação. Análise de materiais didáticos e técnicas pedagógicas. Políticas lingüístico-culturais e pedagógicas. Ensino-aprendizagem de línguas e formação integral do cidadão.

Avaliação

Elaboração de resenhas críticas.
Apresentação de seminários.
Trabalho final escrito.

Bibliografia

BRINDLEY, G. (1989) “The role of needs analysis in adult Esl program design. In: Johnson, The Second Language Curriculum. Cambridge: Cambridge University Press.
CUNNINGSWORTH, A. (1984) Evaluating and Selecting EFL Teaching Materials. Londres, Heinemann Educational Books.
DABENE, L. (1994) Repères sociolingusitiques pour L’énseignement des langues. Paris: Hachette.
KRAMSCH, C. Interaction et discours dans la classe de langue. Paris: Hatier, 1984.
SERRANI-INFANTE, S. (1997) “Formações Discursivas e Processos Identificatórios na Aquisição de Línguas, D.E.L.T.A. 13, 1. São Paulo, Educ. Pp, 63-81.
STERN, H. H. (1996) Fundamental Concepts of Language Teaching. Oxford: Oxford University Press (1a. ed. 1983).
_____ (1993) Questions and Issues in Language Teaching. Edited by Patrick Allen and Brigit Harley. Oxford: Oxford University Press.


© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp