|
Cursos e Orientações
>> Cursos de Graduação e Pós na
Unicamp |
|
|
LP005
- Introdução aos Estudos em Lingüística
Aplicada II
|
|
Iniciação
à discussão de tópicos
relacionados ao processo de ensino-aprendizagem
de segunda língua e língua estrangeira
Examinar
os principais componentes do processo de ensino-aprendizagem
de segunda língua/língua estrangeira,
considerando diversas perspectivas de abordagem
e focalizando especialmente as visões
processuais da linguagem e do sujeito, na teoria
e na prática.
Concepções
de linguagem nas principais abordagens do ensino-aprendizagem
de segunda língua / língua estrangeira
no século XX e nas principais tendências
da atualidade. Língua: pronúncia,
gramática (regras e explicações,
terminologia, prática, correção
de erros gramaticais), funções
pragmáticas (contexto, participantes,
efeitos, atos de fala, normas e variedade).
Discurso e sentido.
Concepções
de sujeito e de sociedade nas principais abordagens
do ensino-aprendizagem de segunda língua
/ língua estrangeira no século
XX e nas principais tendências da atualidade.
O sujeito e as práticas de compreensão
auditiva, leitura, produção oral
e escrita.
Concepções
de ensino-aprendizagem nas principais abordagens
do ensino-aprendizagem de segunda língua
/ língua estrangeira no século
XX e nas principais tendências da atualidade.
Teoria e prática. As noções
de estratégia, progressão e avaliação.
Análise de materiais didáticos
e técnicas pedagógicas. Políticas
lingüístico-culturais e pedagógicas.
Ensino-aprendizagem de línguas e formação
integral do cidadão.
Elaboração
de resenhas críticas.
Apresentação de seminários.
Trabalho final escrito.
BRINDLEY,
G. (1989) “The role of needs analysis
in adult Esl program design. In: Johnson, The
Second Language Curriculum. Cambridge: Cambridge
University Press.
CUNNINGSWORTH, A. (1984) Evaluating and Selecting
EFL Teaching Materials. Londres, Heinemann Educational
Books.
DABENE, L. (1994) Repères sociolingusitiques
pour L’énseignement des langues.
Paris: Hachette.
KRAMSCH, C. Interaction et discours dans la
classe de langue. Paris: Hatier, 1984.
SERRANI-INFANTE, S. (1997) “Formações
Discursivas e Processos Identificatórios
na Aquisição de Línguas,
D.E.L.T.A. 13, 1. São Paulo, Educ. Pp,
63-81.
STERN, H. H. (1996) Fundamental Concepts of
Language Teaching. Oxford: Oxford University
Press (1a. ed. 1983).
_____ (1993) Questions and Issues in Language
Teaching. Edited by Patrick Allen and Brigit
Harley. Oxford: Oxford University Press.
|
|
|
|
|
©
2004 - Silvana Serrani - Unicamp
|
|
|