|
Cursos e Orientações
>> Cursos de Graduação e Pós na
Unicamp |
|
|
LP133
- Leitura / Escrita em Segunda Língua/Língua
Estrangeira
|
|
Interdependência
entre os processos de leitura e produção
de textos. Aspectos etnográficos, lingüísticos
e cognitivos da leitura e produção
de textos em Segunda língua e língua
estrangeira.
Examinar
a relação da produção
de leitura e escrita em segunda língua/língua
estrangeira, tendo-se em vista a interdependência
entre materialidade lingüística,
processos discursivos e subjetividade na enunciação/compreensão
em L2/LE.
. Texto,
gêneros discursivos, intradiscurso e interdiscurso
no estudo dos processos de compreensão/produção
escrita em segunda língua/língua
estrangeira.
. As mediações simbólica,
lingüística e cultural. Estilos
interacionais.
. Leitura, escrita e discursividade no ensino-aprendizagem
de segunda língua/língua estrangeira.
Teoria e Prática.
. Espaços de leitura, espaços
de escrita dentro e fora da sala de aula. A
exercitação.
. Escrita em língua estrangeira, enunciação
e subjetividade.
. Análises pré-pedagógicas
e práticas no contexto da pedagogia de
línguas.
Elaboração
de resenhas críticas.
Apresentação de seminários.
Trabalho final.
AUTHIER-REVUZ,
J. (1998) Palavras Incertas. As Não-Coincidências
do Dizer. Campinas: Editora da Unicamp.
BRONCKART, J.-P (1999) Atividade Lingüística,
Textos e Discursos. São Paulo: Cortez.
CORACINI, M.J.(Org.) (1995) O Jogo Discursivo
na Aula de Leitura. Campinas: Pontes.
CORRÊA, M. (1997) "O Modo Heterogêneo
de Constituição da Escrita"
Tese de Doutorado, Campinas, IEL.
GROSSMANN, F. (1996) Enfances de la Lecture.
Berna, Paris: Peter Lang.
KLEIMAN, A (1993) Oficina de Leitura. Teoria
e Prática. Campinas: Pontes.
OLSON, R. (1998) "A Escrita e a Mente"in
J. Wertsch, P. del Río e A Álvarez
(Orgs) Estudos Socioculturais da Mente. Porto
Alegre: Artes Médicas.
ORLANDI, E. (1988) Discurso e Leitura. Campinas/São
Paulo: Ed. da Unicamp e Cortez Editora.
PÊCHEUX, M. (1990) Discurso: Estrutura
ou Acontecimento. Especialmente, o capítulo:
"Ler, descrever, interpretar". Campinas:
Pontes.
RAIMES, A (1983) Techniques in Teaching Writing.
Oxford:a Oxford University Press.
ROCHE, A, Guignet, A e Voltz, N (1989) L’atelier
d’écriture. Paris, Bordas.
SERRANI, S. (1997) A Linguagem na Pesquisa Sociocultural.
Campinas: Editora da Unicamp, 2ª edição.
SERRANI, S. e Norder, E. (1998) "Língua(s),
discurso e Subjetividade: Teoria e Prática
no Ensino-Aprendizagem de Escrita" in L.
Cabral e E. Gorski (Org.) Lingüística
e Ensino. Florianópolis: Editora Insular,
pp. 199-221.
SIGNORINI, I. (1998) Figuras e Modelos Contemporâneos
da Subjetividade, in Lingua(gem) e Identidade.
I Signorini (Org.). Campinas: Mercado de Letras.
SMITH, F. (1984) "Reading like a Writer"
in Composing and Comprehending, J. Jensen (Ed.)Urbana:
ERIC.
|
|
|
|
|
©
2004 - Silvana Serrani - Unicamp
|
|
|