www.iel
- Cursos - Unicamp
- Cursos - Externos
- Orientações
 
Cursos e Orientações >> Cursos de Graduação e Pós na Unicamp

 
LP133 - Leitura / Escrita em Segunda Língua/Língua Estrangeira

 

PROGRAMA

Ementa

Interdependência entre os processos de leitura e produção de textos. Aspectos etnográficos, lingüísticos e cognitivos da leitura e produção de textos em Segunda língua e língua estrangeira.

Objetivo

Examinar a relação da produção de leitura e escrita em segunda língua/língua estrangeira, tendo-se em vista a interdependência entre materialidade lingüística, processos discursivos e subjetividade na enunciação/compreensão em L2/LE.

Conteúdo

. Texto, gêneros discursivos, intradiscurso e interdiscurso no estudo dos processos de compreensão/produção escrita em segunda língua/língua estrangeira.
. As mediações simbólica, lingüística e cultural. Estilos interacionais.
. Leitura, escrita e discursividade no ensino-aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira. Teoria e Prática.
. Espaços de leitura, espaços de escrita dentro e fora da sala de aula. A exercitação.
. Escrita em língua estrangeira, enunciação e subjetividade.
. Análises pré-pedagógicas e práticas no contexto da pedagogia de línguas.

Avaliação

Elaboração de resenhas críticas.
Apresentação de seminários.
Trabalho final.

Bibliografia Básica

AUTHIER-REVUZ, J. (1998) Palavras Incertas. As Não-Coincidências do Dizer. Campinas: Editora da Unicamp.
BRONCKART, J.-P (1999) Atividade Lingüística, Textos e Discursos. São Paulo: Cortez.
CORACINI, M.J.(Org.) (1995) O Jogo Discursivo na Aula de Leitura. Campinas: Pontes.
CORRÊA, M. (1997) "O Modo Heterogêneo de Constituição da Escrita" Tese de Doutorado, Campinas, IEL.
GROSSMANN, F. (1996) Enfances de la Lecture. Berna, Paris: Peter Lang.
KLEIMAN, A (1993) Oficina de Leitura. Teoria e Prática. Campinas: Pontes.
OLSON, R. (1998) "A Escrita e a Mente"in J. Wertsch, P. del Río e A Álvarez (Orgs) Estudos Socioculturais da Mente. Porto Alegre: Artes Médicas.
ORLANDI, E. (1988) Discurso e Leitura. Campinas/São Paulo: Ed. da Unicamp e Cortez Editora.
PÊCHEUX, M. (1990) Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Especialmente, o capítulo: "Ler, descrever, interpretar". Campinas: Pontes.
RAIMES, A (1983) Techniques in Teaching Writing. Oxford:a Oxford University Press.
ROCHE, A, Guignet, A e Voltz, N (1989) L’atelier d’écriture. Paris, Bordas.
SERRANI, S. (1997) A Linguagem na Pesquisa Sociocultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2ª edição.
SERRANI, S. e Norder, E. (1998) "Língua(s), discurso e Subjetividade: Teoria e Prática no Ensino-Aprendizagem de Escrita" in L. Cabral e E. Gorski (Org.) Lingüística e Ensino. Florianópolis: Editora Insular, pp. 199-221.
SIGNORINI, I. (1998) Figuras e Modelos Contemporâneos da Subjetividade, in Lingua(gem) e Identidade. I Signorini (Org.). Campinas: Mercado de Letras.
SMITH, F. (1984) "Reading like a Writer" in Composing and Comprehending, J. Jensen (Ed.)Urbana: ERIC.



© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp