www.iel
- Cursos - Unicamp
- Cursos - Externos
- Orientações
 
Cursos e Orientações >> Cursos de Graduação e Pós na Unicamp

 
LP140 - Avaliação e Preparação de Material Didático

 

PROGRAMA

Ementa:

Explicitação dos múltiplos critérios envolvidos na análise e preparação de material didático para o ensino de línguas.
Objetivos:

· Discutir critérios e princípios utilizados na análise de material didático para o ensino de línguas, tendo como referências principais os desenvolvimentos recentes da Perspectiva Transdisciplinar em Lingüística Aplicada e da Análise do Discurso.
· Desenvolver a capacidade analítica e a compreensão das implicações teórico-metodológicas e pedagógicas de diferentes opções de autores de materiais didáticos, visando a fundamentar cientificamente o processo de avaliação e escolha de materiais (com foco na adequação ao público e à finalidade dos cursos).
· Desenvolver a capacitação para o preparo de novos materiais ou a reformulação de existentes.

Conteúdo:

1. Tipos de material didático. Material didático e concepção de linguagem.
2. Material didático e concepção de ensino-aprendizagem.
3. Materiais didáticos, público e finalidade dos cursos. Materiais específicos para o desenvolvimento de práticas discursivas diferenciadas: compreensão auditiva, produção oral, leitura, produção escrita.
4. Discussão das listas de controle para avaliação de material didático.
5. Material didático e prática discursiva em contexto pedagógico.
6. Reformulação e adaptação de materiais didáticos existentes e introdução à elaboração de material didático.
Obs.: O curso será desenvolvido seguindo dois procedimentos fundamentais: a) aulas expositivas e b) atividades de “oficina”, nas quais serão analisados individualmente e discutidos em equipe diferentes materiais didáticos para o ensino de diversas línguas, conforme interesses dos participantes.

Avaliação:

a) freqüência e participação nas discussões e atividades de "oficina";
b) monografia de fim de curso.

Bibliografia Básica:

Allwright, R. (1981) "What do we want the teaching materials for?" ELT Journal 36, pp. 5-18.
Bohn, H. (1988) "Avaliação de Materiais", in H. Bohn e P. Vandresen (Orgs.) Tópicos de Lingüistica Aplicada. O Ensino de Línguas Estrangeiras. Florianópolis, Editora da UFSC, pp. 292-313.
Busse, B. (1976) "Listening, Reading, and the Methods Course" in A. Garfinkel e S. Hamilton (Eds.), Designs for Foreign Language Teacher Education. Rowley, Ma,Newbury House Publishers, pp. 6-14.
Cunningsworth, A. (1984) Evaluating and Selecting EFL Teaching Materials. Londres, Heinemann Educational Books.
Hawkins, L. (1976) "Speaking, Writing, and the Methods Course" in A. Garfinkel e S. Hamilton (Eds.), Designs for Foreign Language Teacher Education. Rowley, Ma,Newbury House Publishers, pp. 15-24.
Littlewood, W. (1981) Communicative Language Teaching: an introduction. Cambridge University Press.
Morain, G. (1976) "The Cultural Component of the Methods Course" in A. Garfinkel e S. Hamilton (Eds.), Designs for Foreign Language Teacher Education. Rowley, Ma,Newbury House Publishers, pp. 25-46.
Morrey, R. (1976) "Individualized Instruction and the Foreign Language Methods Course" in A. Garfinkel e S. Hamilton (Eds.), Designs for Foreign Language Teacher Education. Rowley, Ma,Newbury House Publishers, pp. 63-72.
Porcher, L (1988) "Programme, progrès, progressions, projets dans l'enseignement/apprentissage d'une culture étrangère" in Études de Linguistique Appliquée 69. Paris, Didier Erudition, pp. 61-73.
Puren, C. (1994) "Éthique et didactique scolaire des langues", Les langues modernes, pp. 55-62.
Serrani, S. M. (1988) "Por una Política Plurilingüística y una Perspectiva Pragmático-Discursiva en la Pedagogía de Lenguas". In E. Orlandi (Org.), Política Lingüística na América Latina. Campinas, Pontes.
Williams, D. (1983) "Developing Criteria for Textbook Evaluation". ELT Journal 37, pp. 251-255.

© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp