|
Cursos e Orientações
>> Cursos de Graduação e Pós na
Unicamp |
|
|
LP190
- Interação em Sala de Aula
|
|
1. Principais
concepções no estudo da linguagem
e a prática na aula de língua-cultura.
Pesquisa e prática docente: Diferentes
paradigmas teóricos.
2. Políticas
lingüístico-culturais e sócio-educacionais
e a prática na aula de língua-cultura.
Estudos de caso.
3. Posições de sujeito em diferentes
práticas concretas de leitura, escrita,
produção oral, compreensão
auditiva e tradução, na aula
de língua-cultura. Atividades em cursos
presenciais e semi-presenciais.
4. Linguagem
verbal, outras linguagens e discursividade na
aula de língua-cultura.
Resenhas
críticas.
Apresentação de seminários
expositivos.
Trabalho final.
Bakhtin,
M. (1992) Estética da Criação
Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Coste, D. (1996) Multimédia et curriculum
multidimensionnel". In Multimédia
et strat[egies d'apprentissage des langues.
Lille, Presses de l'Úniversité
de Lille3, pp. 41-50.
Crawford-Lange, L., / Lange, D., (1989): "Doing
the unthinkable in the second-language classroom:
A process for the integration of language and
culture", Higgs, T. V. éd., 1989,
Teaching for Proficiency, the Organizing principle,
1989, Illinois, National Textbook Company, pp.139-177.
Dabène, L. (1984) "Pour une taxonomie
des opérations metacommunicatives en
classe de langue étrangère. Études
de Linguistique Appliquée 55.
Kramsch, C. (1984) Interaction et discourse
dans la classe de langue. Paris: Hatier.
Kramsch, C. (1996) Context and Culture in Language
Teaching. Oxford: Oxford University Press.
Pêcheux, M. (1990) Discurso: estrutura
ou acontecimento? Campinas: Pontes.
Serrani, S. (1994) "An Encounter Between
the Ethnographic Approach and Discourse Analysis",
in Valsiner, J. & Rosa, A. (Orgs.), Historical
and Theoretical Discourse in Socio-Cultural
Studies. Madrid: Fundación Infancia y
Aprendizaje, 120-128.
Serrani, S. (Org.) (2002) Línguas Estrangeiras
e Processos Discursivos. Fragmentos, Florianópolis:
Ed. Da UFSC.
Serrani, S. (2003a) "Memórias Discursivas,
Línguas e Identidades Lingüístico-culturais".
Revista Organon, Porto Alegre, no prelo.
Serrani, S. (2003b) "Docente de lenguas
como interculturalista", Revista Lenguas
Vivas, Buenos Aires, no prelo.
Stern, H., (1989): "Seeing the trees AND
the wood: some thoughts on language teaching
analysis", Johnson, R., ed., 1989, The
Second Language Curriculum. Cambridge, Cambridge
University Press, pp. 207-221.
|
|
|
|
|
©
2004 - Silvana Serrani - Unicamp
|
|
|