www.iel
- Cursos - Unicamp
- Cursos - Externos
- Orientações
 
Cursos e Orientações >> Cursos de Graduação e Pós na Unicamp

 
LP190 - Interação em Sala de Aula

 

PROGRAMA

Conteúdos

1. Principais concepções no estudo da linguagem e a prática na aula de língua-cultura. Pesquisa e prática docente: Diferentes paradigmas teóricos.
2. Políticas lingüístico-culturais e sócio-educacionais e a prática na aula de língua-cultura. Estudos de caso.
3. Posições de sujeito em diferentes práticas concretas de leitura, escrita, produção oral, compreensão auditiva e tradução, na aula de língua-cultura. Atividades em cursos presenciais e semi-presenciais.
4. Linguagem verbal, outras linguagens e discursividade na aula de língua-cultura.

Avaliação

Resenhas críticas.
Apresentação de seminários expositivos.
Trabalho final.

Bibliografia

Bakhtin, M. (1992) Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Coste, D. (1996) Multimédia et curriculum multidimensionnel". In Multimédia et strat[egies d'apprentissage des langues. Lille, Presses de l'Úniversité de Lille3, pp. 41-50.
Crawford-Lange, L., / Lange, D., (1989): "Doing the unthinkable in the second-language classroom: A process for the integration of language and culture", Higgs, T. V. éd., 1989, Teaching for Proficiency, the Organizing principle, 1989, Illinois, National Textbook Company, pp.139-177.
Dabène, L. (1984) "Pour une taxonomie des opérations metacommunicatives en classe de langue étrangère. Études de Linguistique Appliquée 55.
Kramsch, C. (1984) Interaction et discourse dans la classe de langue. Paris: Hatier.
Kramsch, C. (1996) Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press.
Pêcheux, M. (1990) Discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas: Pontes.
Serrani, S. (1994) "An Encounter Between the Ethnographic Approach and Discourse Analysis", in Valsiner, J. & Rosa, A. (Orgs.), Historical and Theoretical Discourse in Socio-Cultural Studies. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizaje, 120-128.
Serrani, S. (Org.) (2002) Línguas Estrangeiras e Processos Discursivos. Fragmentos, Florianópolis: Ed. Da UFSC.
Serrani, S. (2003a) "Memórias Discursivas, Línguas e Identidades Lingüístico-culturais". Revista Organon, Porto Alegre, no prelo.
Serrani, S. (2003b) "Docente de lenguas como interculturalista", Revista Lenguas Vivas, Buenos Aires, no prelo.
Stern, H., (1989): "Seeing the trees AND the wood: some thoughts on language teaching analysis", Johnson, R., ed., 1989, The Second Language Curriculum. Cambridge, Cambridge University Press, pp. 207-221.

© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp