|
Cursos e Orientações
>> Cursos de Graduação e Pós na
Unicamp |
|
|
LP232
- Seminário Avançado em Língua
Estrangeira
|
|
Examinar
a relação materialidade lingüística
– processo discursivo em diversas propostas
de leitura e escrita em segunda língua/língua
estrangeira, tendo-se em vista a interdependência
entre esses processos.
. Discursividade
no ensino-aprendizagem de segunda língua/língua
estrangeira. Teoria e Prática.
. Materialidade lingüística e processo
discursivo na apresentação de
conteúdos, na explicação
e na exercitação em sala de aula
e fora desse âmbito.
. Texto, gêneros discursivos, intradiscurso
e interdiscurso.
. As mediações simbólica,
lingüística e cultural.
. Análises pré-pedagógicas
e subjetividade nas práticas do contexto
da pedagogia de línguas.
Apresentação
de seminários.
Trabalho final.
Authier-Revuz,
J. (1998) Palavras Incertas. As Não-Coincidências
do Dizer. Campinas: Editora da Unicamp.
Bronckart, J.-P (1999) Atividade Lingüística,
Textos e Discursos. São Paulo: Cortez.
Coracini, M.J.(Org.) (1995) O Jogo Discursivo
na Aula de Leitura. Campinas: Pontes.
Corrêa, M. (1997) "O Modo Heterogêneo
de Constituição da Escrita"
Tese de Doutorado, Campinas, IEL.
Grossmann, F. (1996) Enfances de la Lecture.
Berna, Paris: Peter Lang.
Kleiman, A (1993) Oficina de Leitura. Teoria
e Prática. Campinas: Pontes.
Olson, R. (1998) "A Escrita e a Mente"in
J. Wertsch, P. del Río e A Álvarez
(Orgs) Estudos Socioculturais da Mente. Porto
Alegre: Artes Médicas.
Orlandi, E. (1988) Discurso e Leitura. Campinas/São
Paulo: Ed. da Unicamp e Cortez Editora.
Pêcheux, M. (1990) Discurso: Estrutura
ou Acontecimento. Especialmente, o capítulo:
"Ler, descrever, interpretar". Campinas:
Pontes.
Raimes, A (1983) Techniques in Teaching Writing.
Oxford:a Oxford University Press.
Roche, A, Guignet, A e Voltz, N (1989) L’atelier
d’écriture. Paris, Bordas.
Serrani, S. (1997) A Linguagem na Pesquisa Sociocultural.
Campinas: Editora da Unicamp, 2ª edição.
Serrani, S. e Norder, E. (1998) "Língua(s),
discurso e Subjetividade: Teoria e Prática
no Ensino-Aprendizagem de Escrita" in L.
Cabral e E. Gorski (Org.) Lingüística
e Ensino. Florianópolis: Editora Insular,
pp. 199-221.
Signorini, I. (1998) Figuras e Modelos Contemporâneos
da Subjetividade, in Lingua(gem) e Identidade.
I Signorini (Org.). Campinas: Mercado de Letras.
Smith, F. (1984) "Reading like a Writer"
in Composing and Comprehending, J. Jensen (Ed.)Urbana:
ERIC.
|
|
|
|
|
©
2004 - Silvana Serrani - Unicamp
|
|
|