www.iel
- Cursos - Unicamp
- Cursos - Externos
- Orientações
 
Cursos e Orientações >> Cursos de Graduação e Pós na Unicamp

 
LP232 - Seminário Avançado em Língua Estrangeira

 

PROGRAMA

Objetivo:

Examinar a relação materialidade lingüística – processo discursivo em diversas propostas de leitura e escrita em segunda língua/língua estrangeira, tendo-se em vista a interdependência entre esses processos.

Conteúdo:

. Discursividade no ensino-aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira. Teoria e Prática.
. Materialidade lingüística e processo discursivo na apresentação de conteúdos, na explicação e na exercitação em sala de aula e fora desse âmbito.
. Texto, gêneros discursivos, intradiscurso e interdiscurso.
. As mediações simbólica, lingüística e cultural.
. Análises pré-pedagógicas e subjetividade nas práticas do contexto da pedagogia de línguas.

Avaliação:

Apresentação de seminários.
Trabalho final.

Bibliografia Básica

Authier-Revuz, J. (1998) Palavras Incertas. As Não-Coincidências do Dizer. Campinas: Editora da Unicamp.
Bronckart, J.-P (1999) Atividade Lingüística, Textos e Discursos. São Paulo: Cortez.
Coracini, M.J.(Org.) (1995) O Jogo Discursivo na Aula de Leitura. Campinas: Pontes.
Corrêa, M. (1997) "O Modo Heterogêneo de Constituição da Escrita" Tese de Doutorado, Campinas, IEL.
Grossmann, F. (1996) Enfances de la Lecture. Berna, Paris: Peter Lang.
Kleiman, A (1993) Oficina de Leitura. Teoria e Prática. Campinas: Pontes.
Olson, R. (1998) "A Escrita e a Mente"in J. Wertsch, P. del Río e A Álvarez (Orgs) Estudos Socioculturais da Mente. Porto Alegre: Artes Médicas.
Orlandi, E. (1988) Discurso e Leitura. Campinas/São Paulo: Ed. da Unicamp e Cortez Editora.
Pêcheux, M. (1990) Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Especialmente, o capítulo: "Ler, descrever, interpretar". Campinas: Pontes.
Raimes, A (1983) Techniques in Teaching Writing. Oxford:a Oxford University Press.
Roche, A, Guignet, A e Voltz, N (1989) L’atelier d’écriture. Paris, Bordas.
Serrani, S. (1997) A Linguagem na Pesquisa Sociocultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2ª edição.
Serrani, S. e Norder, E. (1998) "Língua(s), discurso e Subjetividade: Teoria e Prática no Ensino-Aprendizagem de Escrita" in L. Cabral e E. Gorski (Org.) Lingüística e Ensino. Florianópolis: Editora Insular, pp. 199-221.
Signorini, I. (1998) Figuras e Modelos Contemporâneos da Subjetividade, in Lingua(gem) e Identidade. I Signorini (Org.). Campinas: Mercado de Letras.
Smith, F. (1984) "Reading like a Writer" in Composing and Comprehending, J. Jensen (Ed.)Urbana: ERIC.

© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp