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Pesquisa mostra benefícios do uso de misturas parciais de diesel e biodiesel

RAQUEL DO CARMO SANTOS

André Valente Bueno, autor da pesquisa de doutorado na FEM: resultados recomendam utilização das misturas em centros urbanos (Foto: Antoninho Perri)Pesquisa realizada na Unicamp aponta que a utilização de misturas parciais de diesel e biodiesel em veículos traz benefícios quanto ao desempenho, consumo e emissão de substâncias poluentes. Os resultados constam da pesquisa de doutorado de André Valente Bueno, a partir de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O trabalho intitulado “Análise da Operação de Motores Diesel com Misturas Parciais de Biodiesel” foi orientado pelos professores Luiz Fernando Milanez e José Velásquez.

Desempenho do motor aumenta, com menos consumo e poluentes

A análise experimental do combustível foi conduzida nos laboratórios da PUC-PR e envolveu um motor diesel turbo de médio porte. Bueno explica que o biodiesel utilizado nesta pesquisa teve como matéria-prima o álcool etílico e o óleo de soja, por serem substâncias produzidas em larga escala no Brasil. Nos ensaios realizados pelos pesquisadores, a adição de 10% de biodiesel ao óleo diesel ofereceu os melhores resultados operacionais, proporcionando uma elevação de cerca de 1,5% no torque máximo desenvolvido pelo motor e uma redução de 2% no consumo de combustível.

“Com relação à emissão de poluentes, os ensaios demonstraram benefícios diante dos dois principais problemas dos motores diesel. A emissão de material particulado e óxidos de nitrogênio representam os desafios atuais”, informa André Bueno. Segundo o autor da pesquisa, os testes apresentaram uma redução média de 14% para a emissão de material particulado com a adição de 20% de biodiesel ao óleo diesel. “Este fato constitui um forte argumento para a utilização do biodiesel nos grandes centros urbanos, onde os prejuízos causados à saúde pelas partículas emitidas pelos motores diesel são acentuados”, observa. As emissões de óxidos de nitrogênio também apresentaram resultados favoráveis ao emprego do biodiesel, tendo sido registrada uma redução de cerca de 5% para essas substâncias poluentes.

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