Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 263 - de 23 a 29 de agosto de 2004
Leia nessa edição
Capa
Artigo: Vargas e herança
   populista
Hemocentro
Microorganismos
Medicina alternativa
Liberdade de expressão
Governo no campo da
   informação
Jogo da inovação
Pinga de primeira
Ciência&Cotidiano
Fórum
Painel da semana
Teses da semana
Unicamp na mídia
Ricardo Antunes
Feijão caseiro. Em cinco
   minutos
 

9

Eventos, que integram programação
sobre agronegócio, acontecem nos dias 25 e 26 no auditório da Biblioteca Central


Fóruns debatem políticas
públicas em áreas rurais,
clima e previsão de safras

RAQUEL DO CARMO SANTOS



Dentro da programação dos Fóruns Permanentes sobre Agronegócio, esta semana, dois temas de relevância no cenário nacional serão debatidos na Unicamp. No dia 25 (quarta-feira), os participantes irão conhecer as experiências de Campinas e Piracicaba nas gestões municipais de áreas rurais no debate sobre “Política Pública Municipal para Áreas Rurais”. Outro evento sobre “Clima e Previsão de Safras”, no dia 26 (quinta-feira), diz respeito ao estado atual da previsão de safras no Brasil a partir de um dos principais fatores determinantes da produção agrícola, o clima. As duas programações acontecem no Auditório da Biblioteca Central. O projeto “Fóruns Permanentes” é uma iniciativa da Coordenadoria Geral da Universidade e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp.

Experiências de Campinas e Piracicaba são debatidas

Nova realidade – Estudos realizados na década de 90, dentro do projeto Reurbano da Unicamp, revelam que nas últimas décadas os residentes do meio rural vêm diversificando suas atividades e criando novas oportunidades de trabalho e renda para a família. Na opinião do professor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) Nilson Antonio Modesto Arraes, a oportunidade do debate é importante para se repensar políticas públicas frente a essa nova realidade das áreas rurais.

O professor  Nilson Antonio Modesto Arraes, da Feagri: repensando políticas públicasDesde 2002, a Feagri mantém um grupo de pesquisa dedicado ao estudo do Desenvolvimento Rural Municipal e Metropolitano e das políticas públicas promovidas. Os projetos de pesquisa, vinculados ao programa de pós-graduação da unidade, tratam da segurança alimentar, do Orçamento Participativo em áreas rurais, das estratégias de reprodução de produtores, da agricultura urbana, do turismo rural e de assentamentos rurais. Todos tendo a região de Campinas como área de estudo. Neste sentido, a escolha do tema pela Feagri tem como objetivo aprofundar ainda mais as discussões sobre a temática.

Safras agrícolas – Estimar safras agrícolas com precisão e antecipação é uma tarefa sofisticada devido à diversidade de culturas, manejos, tipos de solos e clima encontrados no Brasil. Por isso, a melhoria dos sistemas de previsão de tempo e clima no Brasil tem contribuído para que os dados e informações geradas por estes sistemas sejam cada vez mais utilizados nas atividades de planejamento e monitoramento agrícola. O debate sobre “Clima e Previsão de Safras”, organizado pela Feagri e Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) trará para a discussão a importância do conhecimento prévio e preciso das safras agrícolas como algo estratégico para o país no sentido de planejar o abastecimento interno e orientar as ações referentes ao mercado externo.

Programação “Política Pública Municipal para Áreas Rurais”

25 de agosto de 2004 – 9 às 17 horas


9 horas Abertura

Professores José Tadeu Jorge (vice-reitor), Roberto Testezlaf (diretor da Feagri) e Nilson Antonio Modesto Arraes (organizador)

9h30 Mesa-redonda: Experiências de gestão municipal de áreas rurais

A experiência de Campinas
Sonia H. Novaes G. Moraes (ex-coordenadora do GDR)
Nestor Amâncio Alves Jr. (atual coordenador)
Araken Martinho (Escritório de planejamento)

A experiência de Piracicaba
Mário Tomazello Filho (ex-secretário de Agricultura e Abastecimento)
Alexander do Carmo Valério (atual secretário)
Ligia Nerina Rocha Duarte
Coordenador: Gerd Sparovek (Esalq/USP)

14h Mesa-redonda: Instrumentos de política para a gestão municipal de áreas rurais

O planejamento do município e o território rural
Gisela Cunha Viana Leonelli (Instituto Polis)
Usos e ocupações de áreas rurais e a proteção ambiental
José Teixeira Filho (Feagri)
Emília Rutkowisk (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo)
Coordenador: Nilson Antonio Modesto Arraes (Feagri)



Programação “Clima e Previsão de Safras”

26 de agosto de 2004 – 14 às 17h30


14 horas – Abertura
Professores José Tadeu Jorge (vice-reitor), Luiz Cortez (Coordenador Cori), Jurandir Zullo Jr. (diretor Cepagri) e Roberto Testezlaf (diretor Feagri)

14h15
Estado Atual das Previsões de Tempo e Clima no Brasil - Pedro Leite da Silva Dias (Instituto Astronômico e Geofísico da USP)

15h15
Efeitos do Clima no Rendimento e na Qualidade da Uva Utilizada na Produção de Vinhos - Jorge Tonietto (Embrapa)

16h15
A Conab e as Previsões de Safras Agrícolas no Brasil - Silvio Porto (Conab)



SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP