| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 311 - 5 a 18 de dezembro de 2005
Leia nesta edição
Capa
Artigo
Cenapad
Transistor rende prêmio
Gestores voltam à sala de aula
Gestores usam a web
Anemina falciforme
Ciência e cotidiano
Jornalismo comunitário
Futebol
Painel da Semana
Teses
Portal Unicamp
Arma contra malária
Aleitamento materno
O canto que une
 

9

FEF organiza ciclo de
palestras sobre futebol

MANUEL ALVES FILHO

Heloísa Helena Baldy dos Reis, coordenadora do GEF (Foto: Antoninho Perri)Encerrado o Campeonato Brasileiro, o futebol continuará sendo o centro dos debates na Unicamp. O professor Miguel Cardenal Carro, da Universidad de Extremadura, da Espanha, proferirá palestras abertas ao público nos dias 6 e 12 de dezembro. Os temas das conferências serão “A relação entre a crise econômica do futebol profissional e a legislação” e “Tendências do Direito Esportivo na Europa”. Os eventos estão sendo promovidos pelo Grupo de Estudos do Futebol (GEF), da Faculdade de Educação Física (FEF), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Direito esportivo também vai ser debatido

De acordo com a professora Heloisa Helena Baldy dos Reis, coordenadora do GEF, Carro é um dos mais respeitados pesquisadores europeus do futebol. Ela adianta que a presença do especialista na Unicamp inaugurará um ciclo de palestras sobre o esporte, que terá continuidade ao longo de 2006. “A próxima conferência será provavelmente em março. Ainda estamos definindo o nome do convidado”, afirma. O objetivo da iniciativa, segundo a docente, é aprofundar o estudo do futebol, a partir das referências teóricas proporcionadas pelas ciências humanas. “A participação do professor Carro certamente dará uma importante contribuição aos nossos trabalhos”, prevê.

Um dos aspectos que Carro deverá abordar ao longo das suas palestras será o que trata da dívida que os clubes europeus mantêm com os governos federais. Embora o grande público tenha a impressão de que essas agremiações sejam ricas, a realidade não é bem essa. Se o poder público resolvesse cobrar o montante devido, muitas delas poderiam se tornar insolventes. “Atualmente, há o entendimento de que os governos de variados países sustentam o futebol. O que está em discussão é uma questão de ordem social. Afinal, até que ponto é pertinente adiar a cobrança dessa dívida? A proposta do professor Carro para esse problema será apresentada na Unicamp”, diz Heloisa Reis.

O GEF foi criado há um ano e meio e é constituído por pesquisadores de diversas formações. Participam do grupo educadores físicos, jornalistas e alunos de graduação e pós-graduação. Todos desenvolvem pesquisas acadêmicas abordando algum aspecto ligado ao futebol. Os estudos realizados pelo GEF têm subsidiado ações dos ministérios do Esporte e da Justiça e, particularmente, da Comissão Nacional para a Prevenção da Violência e Segurança nos Estádios. Os interessados em assistir às palestras do professor Carro não precisarão fazer inscrições antecipadas. A conferência do dia 6 será realizada às 19h, na Sala da Congregação da FEF. Já a do dia 12 ocorrerá às 9h, no mesmo local.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP