Destaques do Portal da Unicamp na última semana
HC consegue verba
para software de radioterapia
O Ministério da Saúde aprovou a liberação de R$ 454 mil para a aquisição do Sistema de Planejamento Computadorizado Tridimensional, que vai completar o pacote tecnológico do Acelerador Linear Clinac 2100C (foto) do Serviço de Radioterapia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. O sistema permite reconstruir, em imagens tridimensionais, a região do corpo estudada e planejar as aplicações de radiação nos tratamentos. O aumento da precisão, com doses concentradas de radiação no tumor, possibilita uma maior preservação de tecidos e órgãos sadios próximos ao local irradiado, além de menores efeitos colaterais aos pacientes.
O Acelerador Linear do Hospital de Clínicas da Unicamp, adquirido com recursos do Ministério da Saúde, custou US$ 1,2 milhão e começou a funcionar em julho de 2002. O equipamento de última geração melhorou consideravelmente o fluxo de pacientes para tratamento, sendo um dos poucos no país a disponibilizar radiações de fótons e elétrons. Desde a instalação do Acelerador Linear, o Serviço de Radioterapia duplicou o atendimento a pacientes oncológicos. O equipamento pode ter diversos aplicativos e um deles é Irradiação Total da Pele (TSI), o único no país a dispor dessa tecnologia que realiza atendimento pelo SUS. Segundo o médico Eduardo Baldon Pereira, diretor técnico do Serviço de Radioterapia do HC, o novo sistema tridimensional enquadra definitivamente o serviço do hospital entre os melhores do país e do exterior.
Aluna da Unicamp representa o Brasil nos Estados Unidos
Cristina Mezzono, aluna de doutorado do programa de Ciências em Engenharia de Petróleo da Unicamp, foi selecionada para representar a Regional Sul-Americana e do Caribe no concurso da Society of Petroleum Engineers (SPE), a ser realizado durante a Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE 2006), no Texas (EUA), de 24 a 27 de setembro. Ela é uma das bolsistas do Programa de Recursos Humanos (PRH) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que se destacaram na edição regional 2006 da SPE-South American & Caribbean Student Presentation and Paper Contest. O concurso regional da SPE tem a finalidade de integrar alunos e divulgar trabalhos para a comunidade acadêmica internacional.
Além da aluna da Unicamp, primeira colocada na categoria Doutorado, Allan Hofmann, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o primeiro lugar na categoria Mestrado. Já o primeiro lugar da Graduação ficou com Jorge de Almeida Rodrigues Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Allan Hofmann, da UFSC e primeiro colocado na categoria mestrado, apresentou o trabalho Stereoscopic endoscopic optical system for 3D measurement of welded unions internal geometry of pipelines, e Jorge de Almeida Rodrigues Junior, da UFRJ, venceu a categoria graduação com New Multi-functional Polymeric Additives for Water Based Muds.