Unicamp na mídia
Jornal Nacional
6 de julho - Um estudo feito pela Universidade de Campinas, São Paulo, vai dar aos brasileiros, pela primeira vez, informações exatas sobre os nutrientes de quase 500 alimentos que fazem parte da nossa dieta. Na feijoada ou com o arroz de todo dia. O feijão é uma das marcas da alimentação brasileira. Traz saúde pra mesa pela quantidade de ferro.
Folha de S. Paulo
8 de julho - Mesmo sendo alvo de divergências de alguns setores, como os representantes das escolas particulares, a inclusão de filosofia e sociologia no ensino médio levará a mudanças nos vestibulares. De acordo com o coordenador-executivo da Comvest (comissão que realiza os vestibulares da Unicamp), Leandro Tessler, a decisão será alvo de discussões na universidade. “Nada vai ser mudado bruscamente, é preciso debater. Mas acho que o vestibular não pode ficar distante do ensino médio contemporâneo”, afirma. Para o coordenador da Fuvest, Roberto Costa, a medida deverá ser sentida a médio prazo. “Acho que a alteração levará algum tempo para acontecer. É preciso que essas disciplinas se afirmem, para depois aparecerem nos exames”, afirma.
Correio Popular
9 de julho - Biscoitos, bolos, tortas, batatas fritas, bolachas, sorvetes, laticínios, margarinas, salgadinhos de pacote. As prateleiras de supermercados são hoje uma versão moderna do “Jardim das Delícias”. Mas cuidado, todos estes sabores que já se incorporaram à dieta dos brasileiros escondem perigos. “Muita gente pensa que por serem de origem vegetal, as hidrogenadas são gorduras ‘boas’, mas isso é um engano”, alerta a bioquímica de alimentos e titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp Gláucia Pastore. Ela explica que a hidrogenação, processo industrial que transforma os óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente, resultam na gordura trans, que traz efeitos nocivos à saúde.
O Estado de S. Paulo
10 de julho - Na quinta-feira, o Museu de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) levará desafios tecnológicos aos estudantes das escolas do Estado. Batizado de Oficina Desafio, trata-se de um caminhão adaptado com equipamentos e ferramentas, como serras, chaves, alicates, lixadeira. Monitores treinados estimularão os alunos, divididos em equipes, a encontrar soluções para problemas do cotidiano. Escolas que quiserem mais informações para agendar uma visita podem entrar em contato com o projeto pelo e-mail mc@reitoria.unicamp.br.