Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 257 - de 28 de junho a 4 de julho de 2004
Leia nessa edição
Capa
Cartas
O perfil da nova CUT
Soja: combate à anemia
Plantas medicinais
Inovação tecnológica em
  empresas
Pagu: a história da catadora
Parceria em pesquisas no AM
Negro no mercado de trabalho
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
Unicamp na mídia
Globalização da música
  contemporânea
Café sem cafeína
 


PAGU
A escritora e militante política Patrícia Galvão, a Pagu, em retrato feito em 1941 pelo fotógrafo Kauffmann


MEMÓRIA — A catadora Selma Morgana Sarti (à esquerda, no quintal de sua casa, em São Paulo) doou ao Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), da Unicamp, fotos, retratos e documentos originais da escritora, jornalista e militante política Patrícia Galvão, a Pagu, e de seu companheiro, o jornalista, escritor e crítico Geraldo Ferraz. O material foi encontrado por Selma em uma das coletas que a catadora faz todas as madrugadas nas ruas do bairro do Butantã. Páginas 6 e 7


Ciência chega
ao café sem cafeína

A descoberta de um cafeeiro naturalmente descafeinado é notícia que está correndo o mundo. Paulo Mazzafera, da Unicamp, e Luís Carlos Fazuoli e Bernadete Silvarolla, do IAC, dão mais detalhes de seu trabalho e pedem mais incentivo para a pesquisa tradicional para o melhoramento de espécies vegetais.

A quantas anda a inovação?

O Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp (DPCT) vai participar da implantação de um sistema de informações que fará um amplo diagnóstico das iniciativas voltadas para a inovação tecnológica no país.

Pesquisa revela a nova CUT

Pesquisa feita pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp (Cesit) e pela Escola Sindical de São Paulo mostra que a CUT envelheceu, aproximou-se do Estado e distanciou-se da base.

Os negros e a ascensão no trabalho

Os professores Marcio Pochmann e Waldir Quadros apresentam trabalhos diferentes com números que levam a uma constatação comum: a falta de acessibilidade dos negros aos melhores postos de trabalho.

O português Osvaldo Ferreira, que ministrou oficina de regência na Unicamp, fala dos efeitos da internacionalização na música.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP