Destaques do Portal da Unicamp na última semana
Cemib adquire tecnologia
de ponta para Unidade Transgênese
A Unicamp conta agora com tecnologia de ponta para realizar pesquisas na área de transgênese com modelo animal. A Unidade de Transgênese “Prof. Dr. Alberto Carvalho da Silva”, inaugurada recentemente no Centro Multidisciplinar de Investigações Biológicas (Cemib), está estruturada com equipamentos de última geração para avaliação genética e manipulação de embriões. De acordo com o diretor da divisão de pesquisa do Cemib, professor Luiz Augusto Correia Passos, a unidade permite equiparar a pesquisa brasileira à de alguns países do primeiro mundo. “A unidade evitará que o Brasil fique novamente distante do resto do mundo”, afirma.
A proposta, segundo o pesquisador Marcus Alexandre Finzi Corat (foto), é desenvolver pesquisa confiável para funcionar como apoio para toda a comunidade científica, com extensão a países da América Latina. “Para produzir e fornecer animais é preciso que o Centro esteja engajado em pesquisa a fim de saber quais modelos são necessários para a comunidade científica”. Ele explica que a unidade irá trabalhar também com capacitação de pessoas para difundir a técnica no Brasil e na América Latina.
A unidade conta com micromanipuladores, lupas especiais, mini-isoladores e microscópios. Corat acentua que os idealizadores tiveram grande preocupação em construir barreiras para manter a integridade sanitária. “Para realizar pesquisa com modelo animal é preciso barrar a entrada de agentes que causam doenças, pois o alastramento acontece rapidamente”, esclarece.
O professor Luiz Passos informa que, no Hemisfério Norte, o laboratório norte-americano Jackson Lab trabalha no sentido de fornecer modelos para pesquisas a várias instituições e que o Cemib pretende seguir a mesma linha, abastecendo o Hemisfério Sul. E acrescenta que, atualmente, o Cemib tem programas de cooperação estabelecidos entre diferentes grupos de pesquisa da Unicamp, da USP e do Ipen/Cnen.
Roberto Rittner, do IQ, toma posse na Academia de Ciências
O professor Roberto Rittner Neto, do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, foi empossado como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia de posse, no dia 7, foi no antigo prédio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), no centro do Rio de Janeiro. A ocasião marcou também a comemoração dos 90 anos da ABC.
Graduado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), Rittner fez seu mestrado e doutorado também na USP. Contratado pela Unicamp em 1982, participou ativamente de várias ações, entre elas como membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e assessor do periódico Journal of the Brazilian Chemical Society.
Entre as linhas de pesquisa do professor estão “Estudos de Propriedades Físico-Químicas e Biológicas de Algumas Séries de Compostos Heterocíclicos Nitrogenados” e “Análise Conformacional de Compostos Carbonílicos alfa-Heterossubstituídos”. Sua produção reúne 135 trabalhos completos publicados em periódicos e um livro; orientou 16 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado.
Veja notas detalhadas