Artista Residente
Quero parabenizar a Unicamp pela volta do “Programa do Artista Residente” e contribuir um pouco para a história dizendo que ele nasceu durante a minha gestão por inspiração do professor Ubiratan D’Ambrosio. Além dos artistas que estão citados no texto, gostaria de fazer jus a mais alguns nomes como Hilda Hilst, Antonio Henrique Amaral, Waldir Sarubbi, Costa Aguiar e outros.
A idéia básica foi de entender e usufruir do artista enquanto pesquisador, que busca a estética (o belo) em diferentes manifestações artísticas, através de um processo intuitivo de pesquisa que chega ao novo, sem avaliações estatísticas e sem estar bitolado pelo establishment da pesquisa cientifica. Além de humanizar a Universidade, a idéia de unir estas duas formas de pesquisa é que nos levou a implantar este programa do qual nasceram, também, várias intervenções artísticas da Unicamp, as de Fulvia Gonçalves nas paredes do Caism, as de Akiko Fujita nos jardins do campus e outras.
José Aristodemo Pinotti,
deputado federal (PFL-SP) e
reitor da Unicamp no período 1982-86
Sonegação fiscal
A área fiscal no Brasil, no que diz respeito à fiscalização de irregularidades, corrupção etc está numa situação preocupante. Dados apontam que no país existem apenas 8 auditores por 100.000 habitantes, enquanto em países considerados honestos, como Holanda e Dinamarca, esse índice salta para 100 auditores por 100.000 habitantes. As pesquisas desenvolvidas no LaRCom da FEEC [“Unicamp e ITA criam software para ajudar no combate à sonegação”, edição 327] com certeza irão gerar ferramentas que contribuirão para diminuir a impunidade nesse país, que ainda está longe de ser considerado honesto.
Murilo Moraes
Coletores solares (1)
Gostei muito da reportagem [“Arquiteta defende programa para viabilizar coletores solares em habitações populares”, edição 327]. Só um pequeno engano com a imagem colocada. Ela é de um painel fotovoltáico, que faz geração de eletricidade. É diferente de um coletor solar de água, que faz aquecimento de água. O primeiro é feito com partículas de silício e o segundo com serpentina de cobre. Bem, de qualquer forma o que importa é o recado dado. E eu gostei muito.
Jane Tassinari Fantinelli
Coletores solares (2)
Parabéns pela matéria sobre a tese de doutorado da arquiteta Jane Fantinelli, muito apropriada.
Silvia Azucena Nebra,
professora da FEM
Vitamina B-12
Deus abençoe a Dra. Sara Saad. Comoveu-me sua ética médica em seu empenho de alertar sobre o assunto [“Falta de vitamina B-12 está provocando doença graves na população de idosos”, edição 326]. Encarreguei-me de divulgar, de montão. Achei muito e muito importante e interessante a leitura e me sinto privilegiada por tê-lo feito. Parabéns ao Jornal da Unicamp que está cada vez melhor, está se tornando uma leitura obrigatória.
Célia Maria Gomes Leal
Engenharia Química
Sobre o assunto publicado [“Do choque de idéias nasce a Engenharia Química moderna”, edição 327] só tenho a acrescentar algo que aparentemente todos esqueceram: eu, Prof. Dr. Mário de Jesus Mendes, Doutor em Engenharia Química pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha, fui o primeiro professor a ser convidado pelo Prof. Sobral para a fundação do Departamento de Engenharia Química da Unicamp, como posso comprovar.
Chegado à Unicamp em dezembro de 1975, encontrei o Prof. Salles Luís já nomeado chefe de Departamento! Entretanto, a honra não me pode ser tirada de ter contribuído decisivamente para o “moderno” currículo implantado, tanto ou mais que alguns dos professores citados, que à época só tinham o mestrado.
Prof. Dr. Mário Mendes