Leia nesta edição
Capa
Aparelhos ortodônticos
Cartas
Ortodontia voltada à saúde
Radar meteorológico
Boneco automobilístico
Instituto de Matemática
Mandarim 20 e 21
Latim nas universidades
Leveduras
Grade de horários
Eficiência na indústria
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Unicamp na mídia
Portal da Unicamp
LiNICS
Microscópio de força atômica
Projeto Todos Nós
 


10

Destaques do Portal da Unicamp na última semana

Foto: César MaiaFOP comemora 49 anos com palestra sobre Tiradentes
O pró-reitor de Graduação da Unicamp, professor Edgar Salvadori De Decca, ministrou a Aula Inaugural da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, cujo tema foi “Tiradentes: o Herói Esquartejado”. O evento fez parte da comemoração de aniversário da FOP, que completou 49 anos no dia 21 de abril. De Decca lembrou da colaboração que a unidade deu para a história através do trabalho de exumação e identificação das ossadas de três personagens da Inconfidência Mineira (Rezende, Mota e Lage), os quais foram liderados por Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes. O diretor da FOP, professor Thales Rocha de Mattos Filho, falou não só da importância da unidade por ser um centro de pesquisa com reconhecimento mundial, como também lembrou que ela antecede em nove anos a fundação da Unicamp. O professor De Decca iniciou sua explanação exibindo uma obra, o primeiro quadro pintado sobre Tiradentes, por Pedro Américo, em 1893, em que ele aparece esquartejado, o que traduz um país dividido. Falou como se constrói um herói através dos tempos e que Tiradentes carrega um sentimento cívico, muito mistério e força. É justamente dele que originou o sentimento de civismo do brasileiro, impulsionado pela criação, relativamente próxima, da bandeira brasileira e do quadro citado.

Concurso público da Unicamp tem 11 mil candidatos para 55 vagas
Encerradas as inscrições para concurso público em três funções, a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) da Unicamp contabilizou 11.620 pedidos, que concorrerão a 55 vagas administrativas. De acordo com a coordenadora da DGRH, Maria do Rosário Almeida Rocha, esse número ainda não é definitivo. “Temos que esperar pela confirmação do pagamento das inscrições que se encerram hoje”, afirmou Maria do Rosário. Segundo ela, o número superou as expectativas, que estavam em torno de 10 mil inscrições. “Esse é o primeiro concurso público para funções administrativas desde 1989”. A coordenadora afirma que existia uma demanda reprimida no mercado confirmada com esse número elevado de candidatos.

Das 55 vagas, 30 serão destinadas a técnicos de administração, que exigem como formação o nível médio. Para as funções de analista de apoio técnico, que exigem nível universitário, será destinado um total de 25 vagas. Destas, 20 estão ligadas à área de procedimentos institucionais e 5 para a área de gestão de processos. A diretora da área de planejamento, Maria Aparecida Quina de Souza e a diretora da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento, Suzerley Moreno Ribeiro, ambas da DGRH, informaram que as vagas já possuem um destino certo, que são as unidades de ensino e pesquisa da Unicamp.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP