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Pesquisadores concebem o liNics, plataforma voltada
para pesquisadores e para a escola pública

Uma nova ferramenta
para composição musical

MANUEL ALVES FILHO

O professor Jônatas Manzolli e Fábio Furlanete, no NICS: ferramenta computacional com características inéditas (Foto: Antonio Scarpinetti)Pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Unicamp acabam de desenvolver uma ferramenta computacional com características inéditas para ser aplicada em composição musical. Concebida para ser utilizada em ambiente de software livre, ela foi batizada de liNICS – fusão da sigla do órgão com o nome do sistema operacional Linux. Além de ser dotado de uma série de recursos e facilidades, que permitem desde a operação de áudio em tempo real até projeção simultânea de imagens em 3D e um conjunto de aplicativos para escritório e editoração de partituras musicais, o liNICS apresenta outra peculiaridade importante: pode ser trabalhado a partir de PCs com pouca memória e relativamente lentos. “Essas particularidades fazem com que o liNICS possa servir também como um instrumento pedagógico em escolas públicas de ensino médio e fundamental”, afirma o professor Jônatas Mazolli, coordenador do NICS.

Áudio em tempo real é
um dos
recursos disponíveis

Uma das atividades do Núcleo, lembra Mazolli, é justamente desenvolver ferramentas para serem aplicadas em composição musical. “Estamos falando de música contemporânea, sobretudo a eletroacústica”, destaca. O liNICS nasceu da necessidade do órgão de unificar as diversas plataformas utilizadas por seus pesquisadores, que trabalham com temas, técnicas e linguagens distintas. Neste caso, além da configuração do ambiente liNICS, foi escolhida a linguagem visual Pd (Pure Data) para implementação dos processos musicais criados no Núcleo. O alcance desta linguagem está na grande quantidade de desenvolvedores e usuários ao redor do mundo e o conjunto de soluções acumuladas pelo trabalho desta comunidade.

No decorrer do projeto, percebeu-se que a ferramenta poderia ter outra utilidade além do desenvolvimento científico, ou seja, serviria ainda às atividades pedagógicas. A escolha do Linux deveu-se ao fato de os integrantes do NICS já participarem da comunidade que lança mão das soluções proporcionadas pelo sistema operacional em seus estudos e experimentos. Um deles é o doutorando Fábio Furlanete, aluno do Instituto de Artes (IA), cuja tese associa a composição musical a jogos.

Conforme Furlanete, que também é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a utilização de plataformas de composição musical no ensino musical em escolas públicas remonta aos anos 80, notadamente na Inglaterra. Este fato contribuiu para o surgimento, na década seguinte, de uma nova geração de compositores de música eletrônica. No que toca ao liNICS, ele pode ser usado num PC com configurações mínimas de hardware. A ferramenta pode ser acessada diretamente de um CD, sem a necessidade da instalação prévia do ambiente. O idioma utilizado é o português, o que facilita o uso por um maior número de pessoas. “Ao abrir a ferramenta, o usuário vê-se diante de inúmeras possibilidades para fazer música no computador”, explica Furlanete.

Recursos – Entre os recursos proporcionados pelo liNICS está a operação de áudio em tempo real. Traduzindo, se um instrumento estiver ligado ao microfone e este ao computador, o som pode ser transformado simultaneamente à sua execução. Também é possível processar um vídeo ou uma animação em 3D ao mesmo tempo em que uma música está sendo tocada. É o que os especialistas chamam de integração multimodal. Além disso, a plataforma coloca à disposição do usuário um conjunto de editores (texto e planilha, por exemplo), bem como uma ferramenta de modelagem matemática aplicada à música e outra para navegação na internet. Todas desenvolvidas em software livre. Segundo o coordenador do NICS, a despeito de ser utilizado em ambiente livre, nada impede que processos originais desenvolvidos no Núcleo utilizando o liNICS possam vir a ser patenteados. “Nesse caso, o direito autoral recai sobre o conteúdo do processo e não sobre a linguagem suporte de implementação”, esclarece.

Trabalharam no desenvolvimento da ferramenta, além de Mazolli e Furlanete, César Rennó Costa, aluno de mestrado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e George Guilherme Berner, aluno de graduação do curso de Tecnologia em Telecomunicações, oferecido pelo Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), unidade da Unicamp instalada em Limeira. Os interessados em obter outras informações sobre o liNICS podem entrar em contato pelo e-mail ou no endereço.

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