Bosch entra nos festejos
dos 40 anos da Unicamp
16 de maio A Robert Bosch Ltda, maior indústria brasileira do ramo de autopeças, é a primeira grande empresa a incorporar-se ao programa de comemorações dos 40 anos da Unicamp, que se celebram em 2006. A programação prevê exatamente 40 eventos até o final do ano, com atividades nos campos da cultura e das artes, da ciência e da tecnologia.
Durante visita à sede da Bosch em Campinas, o reitor José Tadeu Jorge e o presidente da comissão dos 40 anos, professor Eduardo Guimarães, ouviram do presidente da empresa, Edgar Silva Garbade, que o apoio ao ano comemorativo da Unicamp expressa não apenas estima pela universidade como também o desejo de estreitar os laços com um dos principais centros de desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Mencionando o fato de a empresa contar hoje com muitos ex-alunos da Unicamp em seu quadro de profissionais, Edgar Garbade destacou seu interesse em desenvolver com a universidade projetos comuns nas áreas social e cultural, além da tecnológica. Durante o encontro, do qual também participaram o vice-presidente executivo da empresa Besaliel S. Botelho, o diretor de recursos humanos Edson Brottoli e o gerente de relações corporativas Carlos Eduardo Abdalla, levantou-se um leque preliminar de opções de cooperação que poderão vir a ser discutidas pelas duas instituições.
Combinou-se que em data próxima será realizado um encontro técnico para levantamento de demandas, identificação de compatibilidades e de áreas de interesse entre Bosch e Unicamp, nos moldes da série de workshops que a universidade já vem fazendo há três anos com empresas de diferentes perfis, através de sua Agência de Inovação (Inova).
Emoção na entrega do prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta
15 de maio Os professores Emílio Carlos Elias Baracat, Sigisfredo Luís Brenelli e Angélica Maria Bicudo Zeferino, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, receberam no Salão Nobre da unidade o I Prêmio “Miguel Ignácio Tobar Acosta”. Foi concedido como incentivo ao ensino de graduação pelo empenho na implantação da reforma curricular da FCM, ocorrida em 2005. A premiação, criada pela diretora da FCM Lilian Teresa Lavras Costallat, é uma homenagem ao médico fundador do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, Miguel Tobar, que já na década de 70 incentivava os alunos de medicina às atividades “extra-muro”. Inovador, Tobar enxergava os alunos fora da universidade, nas casas dos pacientes.
O clima da premiação foi de lembranças, agradecimentos e generosidades, pois todos que compunham a mesa foram alunos de Tobar. Segundo a coordenadora da Comissão de Ensino de Graduação em Medicina, Angélica Maria Bicudo Zeferino, a FCM é a primeira unidade a criar um prêmio de incentivo à graduação e isso representa uma “vitória do ensino e um exemplo a ser seguido pelas outras unidades”.
Veja notas detalhadas