| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 325 - 29 de maio a 4 de junho de 2006
Leia nesta edição
Capa
Artigo: Semicondutores
Cartas
Instituto de Computação
Mundialização
Mandarim 26
Futebol
Estudo: Jornal da Unicamp
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal da Unicamp
Inglês para crianças
Leis para refugiados
Cárie e gengivite
Educação moral
 


10

Unicamp na Mídia

O Estado de S. Paulo

23 de maio - Após liderar durante duas décadas e meia o ranking de pedidos de patentes feitos ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Petrobrás perdeu a posição para a Unicamp. Entre 1999 e 2003, a segunda maior universidade pública paulista encaminhou 191 pedidos, contra 171 formulados pela Petrobrás. Na lista de inovações produzidas pela Unicamp destacam-se, entre outras, um sistema de nanopartículas utilizado para o combate a células cancerígenas sem atingir células sadias, produtos de plástico biodegradável concebidos a partir de amido de milho e o feijão integral instantâneo.

Folha de S. Paulo

22 de maio - O ex-diretor-executivo do IEDI (Instituto de Estudos do Desenvolvimento Industrial), o economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, é o novo secretário de Política Econômica. Ele assume o cargo no lugar de Bernard Appy, que assumiu a secretaria-executiva do ministério logo após a posse do ministro. Mantega destacou que o novo secretário tem experiência tanto no setor público quanto no privado e também tem atividade acadêmica como professor da Unicamp.

Correio Popular

22 de maio - A Unicamp vai atuar em 19 das 38 Redes Temáticas de Pesquisas da Petrobras, recém-criadas pela companhia para incrementar sua atuação nos segmentos de petróleo, gás e energia. No total, a empresa vai investir nesses projetos cerca de R$ 1 bilhão no triênio 2006-2008. Segundo a reportagem apurou, a Unicamp deverá receber cerca de R$ 25 milhões da Petrobras nos três anos para aplicar em pesquisa, desenvolvimento, infra-estrutura de laboratórios e formação de recursos humanos. Os projetos que serão realizados pela universidade campineira estão sendo definidos.

Correio da Bahia

20 de maio - O alpinista campineiro Vitor Negrete, 38 anos, morreu ontem após chegar ao topo do Monte Everest. O brasileiro foi socorrido por outros alpinistas na trilha de volta na face norte, a 8.300m, a cerca de 550m do topo. Ele atingiu seu objetivo, que era ser o primeiro brasileiro a completar a escalada sem a ajuda de cilindros de ar suplementares. Na descida, teria pedido ajuda através de rádio no Acampamento 3, localizado a 7.700m. Praticante do esporte radical há 15 anos, Vitor também era pesquisador do Núcleo de Pesquisa Alimentar da Unicamp.


SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP