Gazeta Mercantil
3 de setembro - O Centro Técnico Aeroespacial (CTA) está contratando a Unicamp para a prestação de consultoria técnica na formulação de um plano de gestão estratégico para a instituição. A Unicamp disputou o contrato, avaliado em cerca de R$ 80 mil, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho será desenvolvido pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp.
EPTV
1 de setembro - Duas equipes da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp participam da 6ª Competição SAE Brasil Aerodesign. A competição, que acontece de 24 a 26 de setembro no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, é um desafio para estudantes: projetar e construir aeronaves em escala reduzida, que sejam capazes de superar uma bateria de testes, demonstrando capacidade de vôo controlado para uma carga útil.
Folha de S. Paulo
2 de setembro - Por trás daquele gostinho preferido que comemos ou bebemos, um sofisticado setor da indústria química trabalha para fisgar o consumidor, oferecendo como nunca uma variedade de sabores e cheiros. Mas a conquista não é pela boca. Ela é o portal para as emoções que as indústrias querem despertar. “A indústria de alimentos foge da inscrição ‘artificial’ no rótulo dos seus produtos por conta da ‘quimiofobia’ que existe entre os consumidores”, afirma Gláucia Pastore, bioquímica responsável pelo Laboratório de Bioaromas da Unicamp.
Valor Econômico
2 de setembro - Os resultados do seqüenciamento genético funcional e comparativo dos citros, liderado pelo Centro Apta Citrus Sylvio Moreira - vinculado à Secretaria de Agricultura de São Paulo - no âmbito dos programas Institutos do Milênio, do Ministério da Ciência e Tecnologia, serão avaliados em outubro, quando o próprio futuro dos institutos deverá ser definido. Os trabalhos já absorveram aporte de R$ 4,4 milhões. Também participam do seqüenciamento dos citros Embrapa, Unicamp, Instituto Agronômico de Campinas, Universidade Estadual de Maringá, Unesp/Jaboticabal, Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola e Universidade Federal de Lavras.
Cosmo On-line
2 de setembro - A Unicamp recebe nesta sexta a sábado, cerca de 35 mil estudantes dos ensinos Médio e Fundamental de todo o País. O contigente se equivale à população de Pedreira. É o programa “Unicamp de Portas Abertas (UPA)”, realizado pelo segundo ano consecutivo e que tem por objetivo oferecer a esses alunos a oportunidade de conhecer a instituição.