O Estado de S. Paulo
7 de setembro A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) está muito próxima de assumir o controle da mineradora canadense Inco, líder no mercado de níquel e dona das maiores reservas do metal no mundo. Segundo o Estado apurou, a mineradora deu o sinal verde para quatro bancos levarem a operação adiante. Segundo Marcos José Barbieri Ferreira, especialista em fusões e aquisições e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit) da Unicamp, a situação patrimonial da Vale impede aquisições como a da Inco com oferta de ações. “A empresa teria uma grande dificuldade em reunir as ações para fazer uma oferta, por isso propôs a compra em dinheiro”, explica Ferreira.
Cosmo online
8 de setembro Um importante avanço científico, mas que não substitui os modelos preventivos adotados até agora para o controle das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Assim, os especialistas avaliam a chegada da primeira vacina aprovada contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por mais de 70% dos casos de câncer de colo de útero. “A vacina é um grande avanço científico, mas só protege mulheres jovens, que nunca tiveram infecção pelo HPV. Não há comprovação de que seja eficaz como tratamento do vírus”, diz o deputado federal e ginecologista José Aristodemo Pinotti, um dos idealizadores do projeto pioneiro de controle do câncer de colo de útero, implantado na Unicamp em 1968.
Gazeta Mercantil
11 de setembro Um novo espectro de freqüência para a difusão de Internet sem fio em banda larga de longo alcance está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Processamento Digital de Sinais de Multimídia em Tempo Real da Unicamp e pode ajudar na popularização do acesso à rede mundial de computadores. O WiMAX-700, cujo perfil de freqüência vai de 400 MHz a 960 MHz e faixa VHF, tem ótimo alcance, excelente penetração por paredes, usa poucos canais de TV e tem custo reduzido em relação aos demais perfis para WiMAX.