| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 337 - 18 a 24 de setembro de 2006
Leia nesta edição
Capa
Parto de baixo risco
Cartas
Colégios técnicos
CPQBA
C&T
Práxis política
Floração
Postura dos santos
Medicina
Maracujá: natural e light
Câncer de próstata
FE IA
Painel da semana
Teses
Livro
Unicamp na mídia
Portal Unicamp
Música erudita
Motocicleta
 

10

Unicamp na mídia

O Estado de S. Paulo

7 de setembro – A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) está muito próxima de assumir o controle da mineradora canadense Inco, líder no mercado de níquel e dona das maiores reservas do metal no mundo. Segundo o Estado apurou, a mineradora deu o sinal verde para quatro bancos levarem a operação adiante. Segundo Marcos José Barbieri Ferreira, especialista em fusões e aquisições e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit) da Unicamp, a situação patrimonial da Vale impede aquisições como a da Inco com oferta de ações. “A empresa teria uma grande dificuldade em reunir as ações para fazer uma oferta, por isso propôs a compra em dinheiro”, explica Ferreira.

Cosmo online

8 de setembro – Um importante avanço científico, mas que não substitui os modelos preventivos adotados até agora para o controle das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Assim, os especialistas avaliam a chegada da primeira vacina aprovada contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por mais de 70% dos casos de câncer de colo de útero. “A vacina é um grande avanço científico, mas só protege mulheres jovens, que nunca tiveram infecção pelo HPV. Não há comprovação de que seja eficaz como tratamento do vírus”, diz o deputado federal e ginecologista José Aristodemo Pinotti, um dos idealizadores do projeto pioneiro de controle do câncer de colo de útero, implantado na Unicamp em 1968.

Gazeta Mercantil

11 de setembro – Um novo espectro de freqüência para a difusão de Internet sem fio em banda larga de longo alcance está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Processamento Digital de Sinais de Multimídia em Tempo Real da Unicamp e pode ajudar na popularização do acesso à rede mundial de computadores. O WiMAX-700, cujo perfil de freqüência vai de 400 MHz a 960 MHz e faixa VHF, tem ótimo alcance, excelente penetração por paredes, usa poucos canais de TV e tem custo reduzido em relação aos demais perfis para WiMAX.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP