Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Secretaria de Vivência nos Campi inspira modelo de segurança no campus da Universidade Estadual do Ceará

A Unicamp está prestando uma espécie de consultoria à Uece, num processo que tem duas etapas de desenvolvimento

Criado em 2017, o modelo de segurança implantado nos campi da Unicamp está sendo replicado na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Baseado na cultura da paz e sem armas, o modelo concebido pela Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) prevê a promoção de um ambiente agradável por meio de ações preventivas e colaborativas e visa preservar a integridade da pessoa, do patrimônio e do ambiente.

De acordo com a coordenadora da SVC, Susana Durão, a Unicamp está prestando uma espécie de consultoria à Uece, num processo que tem duas etapas de desenvolvimento. A primeira é a implementação do modelo a ser adotado pela Uece. A segunda é a definição de trilhas de formação de agentes, vigilantes, terceiros e gestores.

A professora Susana Durão (vestido preto) com a equipe da Uece: ações preventivas e colaborativas
A professora Susana Durão (vestido preto) com a equipe da Uece: ações preventivas e colaborativas

Segundo ela, a primeira fase já foi concluída e a segunda deve ocorrer em novembro ou em janeiro do ano que vem. “No fundo a SVC é a grande inspiração para a segurança da Uece que mostra , assim, que quer seguir na nossa linha – de um modelo de segurança, mediação, de cultura de paz, uma segurança que é humana”, diz a professora. “Esse foi o caminho que estamos a trilhar e foi por isso que eles nos procuraram para uma parceria. Estamos com oito anos de existência e esse modelo nos parece ser, cada vez mais, uma referência no país pela originalidade, já que envolve a Universidade e conta com a participação da comunidade”, acrescenta Durão.

O vice-reitor da Uece, Dárcio Teixeira, que será o coordenador do plano em implantação na universidade cearense, destacou a importância de aprender com boas práticas de instituições como a Unicamp e adaptá-las à realidade local. “A ideia é trazer para a Uece o que há de melhor em experiências de segurança em outras universidades, ajustando-as à nossa realidade. Queremos minimizar conflitos, evitar reincidências de incidentes e promover uma convivência em que segurança e vivência caminhem juntas”, afirmou.

No último dia 17, na Uece, a experiência da Unicamp foi compartilhada na conferência “Segurança Universitária: vivência e experiência da SVC/Unicamp”, conduzida por Durão e pelo servidor Anderson Batinga.

Foto de capa:

A primeirta fase da consultoria da Unicamp já foi concluída e a segunda deve ocorrer em novembro ou em janeiro do ano que vem (Foto: Divulgação Uece)
A primeirta fase da consultoria da Unicamp já foi concluída e a segunda deve ocorrer em novembro ou em janeiro do ano que vem (Foto: Divulgação Uece)
Ir para o topo