Unicamp e Enel estudam formalização de parcerias no setor de energia

A ideia é compartilhar pesquisas, formar recursos humanos e realizar ações conjuntas relacionadas a atividades de desenvolvimento tecnológico

Reunião contou com representantes da empresa Enel Brasil S.A. e da administração central da Universidade

A Unicamp e a empresa Enel Brasil S.A. iniciaram nesta quinta-feira (11) negociações para a instituição de parcerias entre as duas instituições no setor de energia e sustentabilidade. De acordo com as primeiras articulações, essas parcerias abarcariam o compartilhamento de pesquisas, a formação de recursos humanos e a realização de ações conjuntas relacionadas a atividades de desenvolvimento tecnológico.

A empresa – que atua nos segmentos de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica – conta com 15,5 milhões de clientes em 274 municípios do país e também está presente nas áreas de energia solar e de energia eólica.

“A Enel é uma empresa muito grande aqui no Brasil. Tem três distribuidoras de energia elétrica e é o maior parque gerador de energia renovável do país”, disse o diretor de relações externas e sustentabilidade da empresa em território brasileiro, Damian Popolo.

“A Unicamp, por sua vez, é reconhecida pela sua excelência acadêmica e tecnológica, especialmente em sua área de ciência aplicada e nas áreas de eficiência e transição energética. Portanto, existem muitas áreas nas quais será possível haver uma colaboração”, acrescentou.

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, lembrou haver uma coincidência de propósitos. Segundo Meirelles, a Enel é uma empresa que destina orçamento relevante para investimentos em energia renovável e a Universidade, uma das instituições de ensino superior com maior presença nessa área no Brasil.

Para o reitor, um acordo faz-se possível não apenas por tratar de pesquisas com energia renovável, mas especialmente pela forma como esse tema é abordado na Universidade. “O que se estuda como proposta é uma atuação transversal, que integra várias áreas. Isso viabiliza, por exemplo, pesquisas em transição energética acoplada com iniciativas ligadas à agricultura, à produção de hidrogênio verde, ao uso de resíduos agrícolas e à energia fotovoltaica”, explica Meirelles.

“Portanto, trata-se de um pacote de investigações que permite à Universidade lidar com a questão da transição energética de forma ampla, usando nosso campus como espaço de experimentação para que se possa formatar modelos que, posteriormente, poderão ser replicados em outros lugares”, afirmou o reitor.

Durante o encontro, o assessor docente do Gabinete do Reitor Roberto Donato apresentou à empresa o projeto do HIDS (HUB de Desenvolvimento Sustentável), uma área de 11,3 milhões de m² em que empresas de tecnologia vão dividir espaço com áreas residenciais ocupando um distrito inteligente construído a partir de soluções urbanísticas ambientalmente adequadas. Além disso, o professor Luiz Carlos Pereira da Silva mostrou o funcionamento do Programa Campus Sustentável.

Participaram do encontro, o chefe de gabinete do reitor, Paulo César Montagner; os professores Osvaldir Pereira Taranto e Rafael Dias, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), o professor Jurandir Fernandes, do programa Campus Sustentável e o diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), Renato Lopes.

Enel e Unicamp firmam parceria para desenvolver iniciativas voltadas à promoção da transição energética