A Comissão Organizadora da Consulta (COC) homologou na tarde desta segunda-feira (27), por unanimidade, os nomes de três candidatos ao cargo de reitor (a) da Unicamp para o quadriênio 2025/2029. Foram aceitas pela COC as candidaturas dos professores José Antônio Rocha Gontijo, Maria Luiza Moretti e Paulo César Montagner. A consulta ficou marcada para os dias 11 e 12 de março, e um eventual segundo turno está previsto para ocorrer nos dias 25 e 26 de março. A partir da homologação, os candidatos podem iniciar suas campanhas, que devem incluir visitas às unidades da Universidade, encontros com eleitores e a realização de debates.
Da COC, presidida pelo professor Márcio Antonio Cataia, participam representantes dos professores, de estudantes e de servidores técnico-administrativos.
Após a consulta à comunidade, o Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação da Universidade, elaborará uma lista tríplice e a encaminhará ao governador do Estado, que nomeará o(a) novo(a) reitor(a). Tradicionalmente, o governador escolhe o nome mais votado da lista tríplice.
A consulta marcará a sucessão do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, no cargo desde abril de 2021. Estarão aptos a participar da consulta os docentes e servidores técnico-administrativos que tenham situação funcional ativa até 24 de janeiro de 2025. Também poderão votar os discentes de graduação e de pós-graduação que estiverem em situação regular de matrícula até o dia 6 de fevereiro deste ano.

Voto eletrônico
Até dez dias antes do início do pleito, o eleitor receberá, em seu e-mail institucional, uma mensagem do remetente evoto@unicamp.br. Essa mensagem informará sobre a realização do pleito. No dia anterior ao início da votação, será encaminhado ao e-mail institucional do eleitor uma nova mensagem, dessa vez com um link de acesso à cabine virtual de votação e um guia passo a passo para o registro do voto.
Depois do procedimento, o sistema eletrônico enviará ao eleitor um comunicado confirmando que a cédula de votação foi recebida e o voto, registrado. A Unicamp usou esse modelo de votação eletrônica pela primeira vez em 2017. Neste ano, pela segunda vez, o mesmo mecanismo servirá para votar no(a) próximo(a) reitor(a). Responsável pelo sistema, a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Unicamp acompanha todo o processo de votação.
Espera-se que aproximadamente 41.500 eleitores, entre professores, estudantes e servidores, participem do processo.
A data da posse ainda não está definida já que isso depende do andamento da consulta e de eventuais providências solicitadas pelo governador. Espera-se que o(a) vencedor(a) da disputa assuma o cargo entre 14 e 16 de abril caso a consulta seja finalizada no primeiro turno e entre 22 e 24 de abril caso haja um segundo turno.
Quem são os candidatos
(Fonte: Portal do Docente e Pesquisador/Pró-Reitoria de Pesquisa)

José Antônio Rocha Gontijo
Graduado em medicina pela Universidade de Brasília (UnB), José Antônio Rocha Gontijo é mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). É professor titular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp com experiência em pesquisa nas áreas de fisiologia renal e clínica médica com ênfase em nefrologia. Foi coordenador de programas de pós-graduação (1995-1998), coordenador institucional da Comissão de Pós-Graduação (1998-2002) e vice-diretor e diretor da FCM (2002-2010). É pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi coordenador da área de Medicina I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por oito anos e chefe do Gabinete do Reitor da Unicamp (2019-2021).

Maria Luiza Moretti
Professora titular da área de infectologia do Departamento de Clínica Médica da FCM, Maria Luiza Moretti ocupou por quatro anos o cargo de coordenadora-geral da Universidade. Antes, entre outros cargos, foi diretora clínica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp (2004-2006), presidente da Sociedade Paulista de Infectologia (2006-2008), coordenadora da Seção de Epidemiologia Hospitalar (2007-2014) e responsável pela idealização, montagem e coordenação do Laboratório de Epidemiologia Molecular e Doenças Infecciosas (Lemdi). Tem experiência na coordenação de projetos de cooperação internacional, havendo desempenhado essa função em um projeto que investigou infecções oportunistas em pacientes com HIV/Aids na América Latina e na África.

Paulo César Montagner
Doutor em educação física pela Unicamp (1999), Paulo César Montagner é professor titular na Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade. Ocupou o cargo de diretor da unidade entre 2006-2010. Tem experiência em educação física e esporte, com ênfase na área de ciências do esporte. Ele atua principalmente em temas como: estudos pedagógicos do esporte, ensino do esporte, iniciação e treinamento em esporte, estudo da gestão e diferentes estruturas do esporte. Montagner foi diretor-executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (2010-2014) e ocupou o cargo de chefe do Gabinete do Reitor da Unicamp em dois períodos (2013-2017 e 2021-2025).
Leia mais:
Conselho Universitário define comissão para organizar escolha de reitor e o calendário da consulta