Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Coordenador do Cepagri participará da elaboração de relatório do IPCC

O pesquisador David Lapola será autor principal do capítulo 8 do Grupo de Trabalho I

O coordenador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, David Montenegro Lapola, é um dos 664 cientistas de 111 países do mundo, convocados para elaborar o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU (Organização das Nações Unidas). Lapola participará como autor principal do capítulo 8 do Grupo de Trabalho I, que vai abordar o tema “Mudanças abruptas, eventos de alto impacto e baixa probabilidade e limiares críticos, incluindo pontos de inflexão, no sistema terrestre”.

Dentre os fenômenos que serão discutidos pelos especialistas neste capítulo, estão questões como um possível colapso da camada de gelo na Antártica ou Groenlândia – que pode aumentar o nível do mar; o ponto de não retorno da Amazônia; ou situações como os branqueamentos de corais.

O pesquisador David Lapola participu da reunião em Kuala Lumpur, na Malásia
O pesquisador David Lapola participu da reunião em Kuala Lumpur, na Malásia

Lapola é um dos coordenadores do programa Amazon Face, um projeto internacional que se desenvolve na Amazônia e que busca entender o comportamento da Floresta Amazônica quando submetida a quantidades elevadas de CO². “Para mim é uma grande honra participar da elaboração de um relatório do IPCC”, disse Lapola, que chegou a ter uma atuação no relatório anterior, mas apenas na qualidade de autor contribuinte. “Foi uma participação pequena, pontual”, explicou.

No ano passado, o pesquisador participou da reunião em Kuala Lumpur, na Malásia, que definiu o escopo deste  7º Relatório de Avaliação. Depois do encontro na Malásia, ele se sentiu estimulado a participar de forma mais direta. “Depois desse encontro, me senti encorajado, me inscrevi e fui aceito. Apesar de representar mais trabalho, me sinto absolutamente honrado e animado com essa tarefa”, acrescentou.

Os especialistas foram divididos em três grupos de trabalho. O relatório deve ser divulgado em 2029.

O IPCC

O IPCC é o órgão internacional de avaliação da ciência relacionada às mudanças climáticas. Foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA) para fornecer, aos tomadores de decisão, avaliações regulares das alterações climáticas, dos seus impactos e riscos futuros, bem como de opções de adaptação e mitigação. As avaliações do IPCC fornecem uma base científica para que governos possam desenvolver políticas relacionadas com o clima. 

Ir para o topo