
A Unicamp obteve pontuação máxima em três dos oito indicadores que compõem o ranking QS World University Ranking: Latin America & The Caribbean 2026, divulgado nesta quarta-feira (1).
De acordo com o levantamento, a Universidade atingiu pontuação máxima nos indicadores de reputação acadêmica; artigos por docente e impacto na Web e, com isso, se manteve na 3ª posição na listagem das melhores universidades da América Latina. Em outros critérios de avaliação, a Unicamp apresenta desempenho muito elevado, como em rede internacional de pesquisa (pontuação de 99,9); reputação empresarial (96,9) e naquele que relaciona docente com PhD (99,6). De acordo com o QS WUR 2026, a Unicamp chegou a uma pontuação geral de 98,2, em uma amplitude de 0-100. Veja aqui o ranking completo
“O ranking consolida a Unicamp como uma das três melhores universidades da América Latina como indicam seus indicadores de reputação e seus indicadores acadêmicos”, disse o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário (PRDU), professor Fernando Sarti. “Essa posição entre as três melhores da América Latina, foi obtida pela Unicamp tanto no ranking do THE como no QS, que são os rankings mais utilizados no Brasil e no cenário internacional”, lembrou Sarti.
O QS WUR: Latin America & The Caribbean é um ranking que tem como objetivo avaliar e destacar as universidades mais influentes da região, considerando critérios como reputação acadêmica, impacto da pesquisa, internacionalização, empregabilidade e sustentabilidade.
Os dados utilizados para a classificação das universidades na região são os mesmos do ranking mundial – o QS World University Rankings. Há, porém, algumas diferenças nos indicadores e em seus pesos. Os indicadores acadêmicos envolveram a análise de 19,8 mil publicações e 200 mil citações de todo o mundo. Para compor os rankings de reputação, foram compiladas 1,5 milhão de indicações de pesquisadores acadêmicos e 520 mil de empregadores. Seguindo as tendências dos rankings mundiais, houve um crescimento de 58 novas instituições, sendo 34 brasileiras.
De acordo com o assessor docente da PRDU, Renato Garcia, a nota máxima nos indicadores de reputação acadêmica, artigos por docentes e impacto na Web “mostram a força acadêmica e científica da instituição, bem como sua visibilidade digital”. O bom desempenho em outros itens, acrescenta ele, confirma a forte inserção internacional da universidade, evidencia a boa percepção da Unicamp no mercado de trabalho e reflete a qualificação do corpo docente.
“Os indicadores de reputação do QS se dividem em reputação acadêmica e reputação empresarial. A Unicamp obteve a pontuação máxima no indicador de reputação acadêmica e uma pontuação muito alta, de 96,9, no indicador de reputação empresarial. Esse indicador mostra como a Unicamp é vista tanto entre os pesquisadores de outras universidades, como o excelente reconhecimento que a Unicamp tem no mercado de trabalho”, conclui o professor.
Veja os oito indicadores do ranking e a posição da Unicamp
