Os membros do Conselho Universitário (Consu) poderão fazer sugestões e propor alterações na minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) que prevê a expansão da Unicamp a partir da autarquização da área da saúde e que deverá ir à votação no conselho no dia 16 de dezembro.
Numa forma de abrir novos canais de comunicação com a comunidade, a Secretaria Geral (SG) distribuiu uma cópia da minuta entre os integrantes do colegiado. Junto com o documento, entregou um formulário para que os conselheiros pudessem fazer sugestões de alterações do texto.
Antes do envio da minuta e do formulário, a Secretaria havia marcado duas reuniões presenciais para que a Reitoria detalhasse o projeto. O primeiro deles ocorreu na sexta-feira (5) com a bancada docente. O segundo encontro está previsto para a próxima terça-feira (9), às 15h, com os diretores de unidades e órgãos.

“A ideia do envio da minuta e do formulário é abrir a possibilidade que os representantes do Consu façam as sugestões ou alterações que considerem necessárias”, disse a secretária geral, Ângela de Noronha Bignami.
De acordo com ela, o formulário é específico para a PLC. Contém todos os artigos do projeto, com um campo para manifestação, comentários, sugestões ou contribuições a cada um deles. A SG diz que pretende aguardar respostas até o meio-dia do dia 10.
“Depois disso, a secretaria reunirá todas as contribuições, fará a compilação e organizará as informações de forma a permitir uma análise pela Procuradoria Geral, do Gabinete e dos próprios conselheiros”, afirmou. Bignami diz que os 80 conselheiros e seus suplentes receberam a minuta e o formulário.
Consulta à comunidade
O processo de consulta à comunidade sobre o projeto foi iniciado ainda em setembro, quando a reitoria promoveu reuniões de esclarecimento com a bancada dos diretores de unidades e, posteriormente, com a bancada docente. Na sequência, foram realizados encontros com servidores e estudantes.
O mais recente deles ocorreu na última sexta-feira, 5 de dezembro, em que o coordenador-geral, Fernando Coelho, se reuniu por cerca de 3 horas com a bancada docente.
Capacidade de investimentos
O reitor da Unicamp, professor Paulo Cesar Montagner, argumenta que o projeto permitirá à Universidade retomar sua capacidade de investimentos.
Segundo ele, a transformação da área da saúde em autarquia deverá provocar forte expansão nas atividades acadêmicas e assistenciais da Unicamp.
Montagner enfatiza que o objetivo é encontrar alternativas de financiamento e participar de forma mais efetiva do orçamento do estado de São Paulo para a saúde.
Foto de capa:

